Análise crítica dos instrumentos da qualidade e segurança das respostas sociais no serviço de apoio domiciliário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Nuno Filipe Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28659
Resumo: O presente trabalho consiste no estudo da Qualidade do Serviço de Apoio Domiciliário: Conceções e Práticas de Intervenção Social em Cuidados Sociais no Domicilio, através da implementação dos instrumentos concebidos pela Segurança Social. Tendo a Segurança Social criado um Modelo da Qualidade para as Respostas Sociais, considera-se importante analisar o sistema de aplicação dos mesmos, tendo por base comparativa as premissas da Qualidade adaptadas ao sector social. Tal é evidenciado pelo Manual de Processo de Gestão e Qualidade das Respostas Sociais do Serviço de Apoio Domiciliário da Segurança Social. Sustentado pelo modelo EFQM, este Modelo de Avaliação da Qualidade “é um referencial normativo” que se baseia nos princípios de gestão da qualidade e onde são estabelecidos os requisitos necessários à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade dos serviços prestados pelas respostas sociais. É perante este cenário que o objetivo deste projeto vem no sentido de melhor compreender a dinâmica do serviço de apoio domiciliário e o papel do mesmo no aumento da qualidade de vida dos seus clientes. Este trabalho é composto por três partes. A primeira parte é uma abordagem teórica de conceitos e temas centrais que ajudam a compreender Envelhecimento Humano, os fenómenos ocorridos no processo de envelhecimento, assim como, a caracterização do Serviço de Apoio Domiciliário enquanto Resposta Social. A segunda parte do trabalho aborda a evolução da História da Qualidade ao longo do tempo, as particularidades da Qualidade no 3º Sector e o enquadramento da Segurança Social enquanto Instituição, no que diz respeito à Sustentabilidade Financeira do Sistema de Solidariedade e Segurança Social. A terceira, e última parte, consiste no enquadramento Institucional, o diagnóstico sócio local da freguesia de Ramalde, a metodologia utilizada na intervenção, através da aplicação do Modelo da Qualidade para as Respostas Sociais no Serviço de Apoio Domiciliário. Na conclusão do trabalho são efetuadas algumas considerações, relativas à pertinência e funcionalidade da aplicação dos Instrumentos da Segurança Social no Serviço de Apoio Domiciliário.
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Sustentado pelo modelo EFQM, este Modelo de Avaliação da Qualidade “é um referencial normativo” que se baseia nos princípios de gestão da qualidade e onde são estabelecidos os requisitos necessários à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade dos serviços prestados pelas respostas sociais. É perante este cenário que o objetivo deste projeto vem no sentido de melhor compreender a dinâmica do serviço de apoio domiciliário e o papel do mesmo no aumento da qualidade de vida dos seus clientes. Este trabalho é composto por três partes. A primeira parte é uma abordagem teórica de conceitos e temas centrais que ajudam a compreender Envelhecimento Humano, os fenómenos ocorridos no processo de envelhecimento, assim como, a caracterização do Serviço de Apoio Domiciliário enquanto Resposta Social. A segunda parte do trabalho aborda a evolução da História da Qualidade ao longo do tempo, as particularidades da Qualidade no 3º Sector e o enquadramento da Segurança Social enquanto Instituição, no que diz respeito à Sustentabilidade Financeira do Sistema de Solidariedade e Segurança Social. A terceira, e última parte, consiste no enquadramento Institucional, o diagnóstico sócio local da freguesia de Ramalde, a metodologia utilizada na intervenção, através da aplicação do Modelo da Qualidade para as Respostas Sociais no Serviço de Apoio Domiciliário. Na conclusão do trabalho são efetuadas algumas considerações, relativas à pertinência e funcionalidade da aplicação dos Instrumentos da Segurança Social no Serviço de Apoio Domiciliário.The present work concerns the study of Quality in Home Care Services: Conceptions and Practices of Social Intervention in Social Care in the Household, through the implementation of the instruments of Social Security System. The Social Security created a quality model for social responses, so, it is important to analyze the application of the same system, based on the comparative quality standards adapted to the social sector. This is evidenced by the manual process of management and quality of social responses of the home support service, provided by Social Security. This model of quality assessment "is a reference standard" based on the principles of quality management, in which the requirements for implementation of the quality management system of the services provided by social responses are established. In this context the goal of this project is to better understand the dynamics of the home help services and there role in improving the quality of life of customers. This work is divided in three parts. In the first part we focus on theoretical concepts and central themes that help to understand human aging, the phenomena occurring in the aging process, as well as the characterization of the home support service as a social response. The second part of this paper discusses the evolution of the history of quality over time, the specificities of the 3rd sector quality framework and Social Security as an institution, with regard to the financial sustainability of the System of Solidarity and Social Security. The third and final part consists of the institutional framework, the social diagnosis of Ramalde village, the methodology used in the present intervention, and the description of intervention itself, through the application of quality model for social responses in home support service, articulating the theoretical and practical concepts. We conclude this work with some remarks regarding the relevance and functionality of the application of the instruments of Social Security in the home support service.Reis, José AlbertoRepositório ComumMagalhães, Nuno Filipe Lopes2019-05-23T14:49:43Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28659TID:201097974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-14T15:15:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:37.300294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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