“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Juliana Manuela Couto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16572
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_50526d9b203705b5f07658abf1cd2a79
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de géneroCriançasFamíliasEquipa educativaEstereótipos de géneroJardim de InfânciaChildrenFamiliesEducational teamGender stereotypesKindergartenRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada (PPS II) que decorreu numa Organização Socioeducativa (OS) no concelho de Lisboa, numa sala de Jardim de Infância, com um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Tem como principal objetivo apresentar o processo de intervenção da Prática em Jardim de Infância e as especificidades do contexto, através de uma análise reflexiva da PPS II, com a caraterização de uma ação educativa contextualizada relativa ao meio envolvente, contexto socioeducativo, equipa educativa, ambiente educativo e crianças. No que se refere à investigação realizada, esta centrou-se nos estereótipos de género, tendo sido realizado um estudo de caso que visou compreender as conceções das crianças, famílias e equipa educativa acerca daquela dimensão. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem investigativa de natureza qualitativa, com o recurso a diferentes técnicas de recolha de informação: i) observação direta; ii) inquérito por questionário; iii) entrevistas semiestruturadas e iv) conversas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: nem todas as crianças seguem tais estereótipos, demonstrando que acreditam na igualdade de aptidões entre meninos e meninas. As famílias e as educadoras de infância entrevistadas reconhecem a influência desses estereótipos na sociedade e na educação de infância e consideram que é essencial abordá-los de forma natural e reflexiva, envolvendo as crianças e as suas famílias.This report was prepared as part of the Practice course, which took place in an educational organization in the municipality of Lisbon, in a kindergarten classroom with a group of 22 children aged between 2 and 5 years old. The main objective is to present the intervention process of Kindergarten Practice and the specificities of the context, through a reflective analysis of SPP II, with the characterization of a contextualized educational action related to the surrounding environment, socio-educational context, educational team, educational environment, and children. Regarding the research carried out, it focused on gender stereotypes, and a case study was conducted to understand the concepts of children, families, and the educational team regarding that dimension. The methodology adopted was based on a mixed investigative approach, using different techniques for collecting information, including direct observation, questionnaires, and semi-structured interviews. The results obtained point to the following conclusions: Not all children follow such stereotypes, and there are those who believe in the equality of aptitudes between boys and girls. The families and early childhood educators interviewed recognize the influence of these stereotypes on society and early childhood education and consider it essential to address them in a natural and reflective way, involving children and their families.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSimões, AnaRCIPLAraújo, Juliana Manuela Couto2023-10-24T10:20:08Z2023-06-272023-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16572TID:203354486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T02:15:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:30.230602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género
title “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género
spellingShingle “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género
Araújo, Juliana Manuela Couto
Crianças
Famílias
Equipa educativa
Estereótipos de género
Jardim de Infância
Children
Families
Educational team
Gender stereotypes
Kindergarten
title_short “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género
title_full “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género
title_fullStr “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género
title_full_unstemmed “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género
title_sort “Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género
author Araújo, Juliana Manuela Couto
author_facet Araújo, Juliana Manuela Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Juliana Manuela Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Famílias
Equipa educativa
Estereótipos de género
Jardim de Infância
Children
Families
Educational team
Gender stereotypes
Kindergarten
topic Crianças
Famílias
Equipa educativa
Estereótipos de género
Jardim de Infância
Children
Families
Educational team
Gender stereotypes
Kindergarten
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24T10:20:08Z
2023-06-27
2023-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16572
TID:203354486
url http://hdl.handle.net/10400.21/16572
identifier_str_mv TID:203354486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133656183209984