“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16572 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_50526d9b203705b5f07658abf1cd2a79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16572 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de géneroCriançasFamíliasEquipa educativaEstereótipos de géneroJardim de InfânciaChildrenFamiliesEducational teamGender stereotypesKindergartenRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada (PPS II) que decorreu numa Organização Socioeducativa (OS) no concelho de Lisboa, numa sala de Jardim de Infância, com um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Tem como principal objetivo apresentar o processo de intervenção da Prática em Jardim de Infância e as especificidades do contexto, através de uma análise reflexiva da PPS II, com a caraterização de uma ação educativa contextualizada relativa ao meio envolvente, contexto socioeducativo, equipa educativa, ambiente educativo e crianças. No que se refere à investigação realizada, esta centrou-se nos estereótipos de género, tendo sido realizado um estudo de caso que visou compreender as conceções das crianças, famílias e equipa educativa acerca daquela dimensão. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem investigativa de natureza qualitativa, com o recurso a diferentes técnicas de recolha de informação: i) observação direta; ii) inquérito por questionário; iii) entrevistas semiestruturadas e iv) conversas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: nem todas as crianças seguem tais estereótipos, demonstrando que acreditam na igualdade de aptidões entre meninos e meninas. As famílias e as educadoras de infância entrevistadas reconhecem a influência desses estereótipos na sociedade e na educação de infância e consideram que é essencial abordá-los de forma natural e reflexiva, envolvendo as crianças e as suas famílias.This report was prepared as part of the Practice course, which took place in an educational organization in the municipality of Lisbon, in a kindergarten classroom with a group of 22 children aged between 2 and 5 years old. The main objective is to present the intervention process of Kindergarten Practice and the specificities of the context, through a reflective analysis of SPP II, with the characterization of a contextualized educational action related to the surrounding environment, socio-educational context, educational team, educational environment, and children. Regarding the research carried out, it focused on gender stereotypes, and a case study was conducted to understand the concepts of children, families, and the educational team regarding that dimension. The methodology adopted was based on a mixed investigative approach, using different techniques for collecting information, including direct observation, questionnaires, and semi-structured interviews. The results obtained point to the following conclusions: Not all children follow such stereotypes, and there are those who believe in the equality of aptitudes between boys and girls. The families and early childhood educators interviewed recognize the influence of these stereotypes on society and early childhood education and consider it essential to address them in a natural and reflective way, involving children and their families.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSimões, AnaRCIPLAraújo, Juliana Manuela Couto2023-10-24T10:20:08Z2023-06-272023-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16572TID:203354486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T02:15:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:30.230602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género |
title |
“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género |
spellingShingle |
“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género Araújo, Juliana Manuela Couto Crianças Famílias Equipa educativa Estereótipos de género Jardim de Infância Children Families Educational team Gender stereotypes Kindergarten |
title_short |
“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género |
title_full |
“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género |
title_fullStr |
“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género |
title_full_unstemmed |
“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género |
title_sort |
“Esses sapatos são para meninas!” (LC): conceções das crianças, famílias e equipa educativa sobre os estereótipos de género |
author |
Araújo, Juliana Manuela Couto |
author_facet |
Araújo, Juliana Manuela Couto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Ana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Juliana Manuela Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Famílias Equipa educativa Estereótipos de género Jardim de Infância Children Families Educational team Gender stereotypes Kindergarten |
topic |
Crianças Famílias Equipa educativa Estereótipos de género Jardim de Infância Children Families Educational team Gender stereotypes Kindergarten |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24T10:20:08Z 2023-06-27 2023-06-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16572 TID:203354486 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16572 |
identifier_str_mv |
TID:203354486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133656183209984 |