A person-centred approach to the job demands-control model : testing strain and learning hypotheses through lpa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro, Mafalda Martins de Campos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36771
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
id RCAP_5055e7de945a6c9bd87512c120bd09e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A person-centred approach to the job demands-control model : testing strain and learning hypotheses through lpaEngagementCinismoAprendizagemExaustividadeTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018We used a cross-sectional design and a person-centred approach in order to test the strain and learning hypothesis of Karasek’s Job Demands-Control Model among a sample of Portuguese nurses, bankers, retail traders and contact centre employees (n = 5641). Through Latent Profile Analysis (LPA), we first identified latent profiles of demands and control and then examined how these groups differed in well-being (engagement, exhaustion and cynicism levels) and motivation- related outcomes (engagement), through an ANCOVA. LPA revealed five profiles: “High-strain”, “Moderate-strain”, “Moderate Active”, “Moderate” and “Active”. The strain hypothesis was supported in both direct effects and interactive effects (buffer hypothesis), suggesting that the difficulty in finding consistent support for the buffer hypothesis might be related to the use of variable-centred approaches. Moreover, this shows that, in organizational practice, if control is provided there is no necessary need in reducing demands at work, as control will buffer demands’ harmful effects on well-being. Learning hypothesis could not be tested due to the fact that a Passive profile was not found in this sample. However the comparisons between the “Active” and the “Moderate” profiles suggests that motivation is higher in the presence of both high job demands and control. This leads us to believe that when people are presented with considerable demands and have control over they jobs, they will be more motivated to grow professionally and consequently obtain better outcomes.Utilizou-se um desenho experimental transversal e uma abordagem centrada na pessoa por forma a testar a hipóteses de strain e a hipótese de aprendizagem propostas no Modelo de Exigências e Controlo (Job Demands-Control Model) de Karasek. Para tal, usou-se uma metodologia de análise de perfis latentes numa amostra de enfermeiros, bancários, comerciais de retalho e empregados de contact centre portugueses (n = 5641), para identificar os perfis latentes de exigências e controlo. Dessa análise surgiram cinco perfis: “High-strain”, “Moderate-strain”, “Moderate Active”, “Moderate” e “Active”. A seguir, através de uma ANCOVA examinou-se como é que estes grupos diferiam em termos de bem-estar (i.e. engagement, exaustão e cinismo) e motivação (i.e. engagement). A hipótese de strain foi corroborada, tanto em termos de efeitos diretos como interativos (hipótese de buffer), sugerindo que a anterior dificuldade em encontrar resultados neste sentido, poderá dever-se ao uso de abordagens centradas nas variáveis. Mais ainda, em termos práticos, estes resultados reforçam que quando existe controlo suficiente no trabalho não é impreterível que se reduzam as exigências uma vez que o controlo sentido irá atenuar os efeitos negativos das mesmas no bem-estar do indivíduo. A hipótese de aprendizagem não pode ser testada uma vez que não surgiu um perfil passivo como se tinha proposto inicialmente. Contudo, as comparações entre os perfis “Active” e “Moderate” sugerem que há maiores níveis de motivação na presença conjunta de altas exigências e alto controlo. Isto leva-nos a crer que trabalhadores com elevadas exigências mas também com alto níveis de controlo sobre o seu trabalho, estarão mais motivados a crescer profissionalmente e, a obter melhores resultados.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaGameiro, Mafalda Martins de Campos2019-01-31T15:38:34Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36771TID:202188108enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:57.425008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A person-centred approach to the job demands-control model : testing strain and learning hypotheses through lpa
title A person-centred approach to the job demands-control model : testing strain and learning hypotheses through lpa
spellingShingle A person-centred approach to the job demands-control model : testing strain and learning hypotheses through lpa
Gameiro, Mafalda Martins de Campos
Engagement
Cinismo
Aprendizagem
Exaustividade
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short A person-centred approach to the job demands-control model : testing strain and learning hypotheses through lpa
title_full A person-centred approach to the job demands-control model : testing strain and learning hypotheses through lpa
title_fullStr A person-centred approach to the job demands-control model : testing strain and learning hypotheses through lpa
title_full_unstemmed A person-centred approach to the job demands-control model : testing strain and learning hypotheses through lpa
title_sort A person-centred approach to the job demands-control model : testing strain and learning hypotheses through lpa
author Gameiro, Mafalda Martins de Campos
author_facet Gameiro, Mafalda Martins de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chambel, Maria José, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gameiro, Mafalda Martins de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Engagement
Cinismo
Aprendizagem
Exaustividade
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Engagement
Cinismo
Aprendizagem
Exaustividade
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-08
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-31T15:38:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36771
TID:202188108
url http://hdl.handle.net/10451/36771
identifier_str_mv TID:202188108
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134444811976704