Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1854 |
Resumo: | O presente estudo centra-se num processo de construção de pedagogia em contexto de creche. Inicialmente, através do referencial teórico PQA, pertencente à perspectiva High/Scope implementamos os indicadores de qualidade numa sala de creche. Em busca de um processo de qualidade avaliamos o ambiente educativo a partir do Manual Sics, referente à perspectiva Educação Experiencial e reformulamo-lo com objectivo principal de atingir práticas de qualidade. Optamos por uma metodologia qualitativa de investigação-acção, que nos conduziu à definição das características do ambiente educativo e de gramáticas para a acção em creche. Ao longo deste estudo melhoramos a nossa prática pedagógica, considerando-nos no final deste processo educadores de qualidade em contexto de creche. |
id |
RCAP_50563765445e4fbf4869611fafe0f194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1854 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em crecheCrecheQualidadeReflexãoPedagogiaAmbiente educativoGramáticas para a acçãoO presente estudo centra-se num processo de construção de pedagogia em contexto de creche. Inicialmente, através do referencial teórico PQA, pertencente à perspectiva High/Scope implementamos os indicadores de qualidade numa sala de creche. Em busca de um processo de qualidade avaliamos o ambiente educativo a partir do Manual Sics, referente à perspectiva Educação Experiencial e reformulamo-lo com objectivo principal de atingir práticas de qualidade. Optamos por uma metodologia qualitativa de investigação-acção, que nos conduziu à definição das características do ambiente educativo e de gramáticas para a acção em creche. Ao longo deste estudo melhoramos a nossa prática pedagógica, considerando-nos no final deste processo educadores de qualidade em contexto de creche.The present study focus on a pedagogy building process in a context of day care. At the start, through the theorical referential PQA, belonging to the High/Scope perspective, we implemented the indicators of quality in a day care´s room. In search of a quality process, we assessed the educational process through Sics Manual belonging to the Experiential Education perspective and we reformed it with the main purpose to achieve quality practices. We opted for a qualitative methodology of action-investigation, which led us to the definition of the educational environment characteristics as well as of grammars for the action in nursery school. As this study went by, we improved our pedagogical practice, finding ourselves in the end of this process educators with quality in a context of day care.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuNeves, Andreia dos SantosGomes, António Ferreira orient.2013-10-16T13:26:38Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1854porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.302751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche |
title |
Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche |
spellingShingle |
Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche Neves, Andreia dos Santos Creche Qualidade Reflexão Pedagogia Ambiente educativo Gramáticas para a acção |
title_short |
Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche |
title_full |
Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche |
title_fullStr |
Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche |
title_full_unstemmed |
Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche |
title_sort |
Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche |
author |
Neves, Andreia dos Santos |
author_facet |
Neves, Andreia dos Santos Gomes, António Ferreira orient. |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, António Ferreira orient. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Andreia dos Santos Gomes, António Ferreira orient. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Qualidade Reflexão Pedagogia Ambiente educativo Gramáticas para a acção |
topic |
Creche Qualidade Reflexão Pedagogia Ambiente educativo Gramáticas para a acção |
description |
O presente estudo centra-se num processo de construção de pedagogia em contexto de creche. Inicialmente, através do referencial teórico PQA, pertencente à perspectiva High/Scope implementamos os indicadores de qualidade numa sala de creche. Em busca de um processo de qualidade avaliamos o ambiente educativo a partir do Manual Sics, referente à perspectiva Educação Experiencial e reformulamo-lo com objectivo principal de atingir práticas de qualidade. Optamos por uma metodologia qualitativa de investigação-acção, que nos conduziu à definição das características do ambiente educativo e de gramáticas para a acção em creche. Ao longo deste estudo melhoramos a nossa prática pedagógica, considerando-nos no final deste processo educadores de qualidade em contexto de creche. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-10-16T13:26:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1854 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130876466954240 |