Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Andreia dos Santos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes, António Ferreira orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1854
Resumo: O presente estudo centra-se num processo de construção de pedagogia em contexto de creche. Inicialmente, através do referencial teórico PQA, pertencente à perspectiva High/Scope implementamos os indicadores de qualidade numa sala de creche. Em busca de um processo de qualidade avaliamos o ambiente educativo a partir do Manual Sics, referente à perspectiva Educação Experiencial e reformulamo-lo com objectivo principal de atingir práticas de qualidade. Optamos por uma metodologia qualitativa de investigação-acção, que nos conduziu à definição das características do ambiente educativo e de gramáticas para a acção em creche. Ao longo deste estudo melhoramos a nossa prática pedagógica, considerando-nos no final deste processo educadores de qualidade em contexto de creche.
id RCAP_50563765445e4fbf4869611fafe0f194
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em crecheCrecheQualidadeReflexãoPedagogiaAmbiente educativoGramáticas para a acçãoO presente estudo centra-se num processo de construção de pedagogia em contexto de creche. Inicialmente, através do referencial teórico PQA, pertencente à perspectiva High/Scope implementamos os indicadores de qualidade numa sala de creche. Em busca de um processo de qualidade avaliamos o ambiente educativo a partir do Manual Sics, referente à perspectiva Educação Experiencial e reformulamo-lo com objectivo principal de atingir práticas de qualidade. Optamos por uma metodologia qualitativa de investigação-acção, que nos conduziu à definição das características do ambiente educativo e de gramáticas para a acção em creche. Ao longo deste estudo melhoramos a nossa prática pedagógica, considerando-nos no final deste processo educadores de qualidade em contexto de creche.The present study focus on a pedagogy building process in a context of day care. At the start, through the theorical referential PQA, belonging to the High/Scope perspective, we implemented the indicators of quality in a day care´s room. In search of a quality process, we assessed the educational process through Sics Manual belonging to the Experiential Education perspective and we reformed it with the main purpose to achieve quality practices. We opted for a qualitative methodology of action-investigation, which led us to the definition of the educational environment characteristics as well as of grammars for the action in nursery school. As this study went by, we improved our pedagogical practice, finding ourselves in the end of this process educators with quality in a context of day care.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuNeves, Andreia dos SantosGomes, António Ferreira orient.2013-10-16T13:26:38Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1854porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.302751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche
title Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche
spellingShingle Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche
Neves, Andreia dos Santos
Creche
Qualidade
Reflexão
Pedagogia
Ambiente educativo
Gramáticas para a acção
title_short Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche
title_full Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche
title_fullStr Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche
title_full_unstemmed Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche
title_sort Prática reflexiva sobre um processo de construção de pedagogia em creche
author Neves, Andreia dos Santos
author_facet Neves, Andreia dos Santos
Gomes, António Ferreira orient.
author_role author
author2 Gomes, António Ferreira orient.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Andreia dos Santos
Gomes, António Ferreira orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Qualidade
Reflexão
Pedagogia
Ambiente educativo
Gramáticas para a acção
topic Creche
Qualidade
Reflexão
Pedagogia
Ambiente educativo
Gramáticas para a acção
description O presente estudo centra-se num processo de construção de pedagogia em contexto de creche. Inicialmente, através do referencial teórico PQA, pertencente à perspectiva High/Scope implementamos os indicadores de qualidade numa sala de creche. Em busca de um processo de qualidade avaliamos o ambiente educativo a partir do Manual Sics, referente à perspectiva Educação Experiencial e reformulamo-lo com objectivo principal de atingir práticas de qualidade. Optamos por uma metodologia qualitativa de investigação-acção, que nos conduziu à definição das características do ambiente educativo e de gramáticas para a acção em creche. Ao longo deste estudo melhoramos a nossa prática pedagógica, considerando-nos no final deste processo educadores de qualidade em contexto de creche.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-16T13:26:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1854
url http://hdl.handle.net/10400.19/1854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876466954240