A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Verónica Alexandra Pires
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2181
Resumo: O presente relatório está integrado no Mestrado de Educação PréEscolar, e visa mostrar todo o percurso de desenvolvimento, pessoal e profissional, da mestranda, ao longo do estágio profissionalizante, que decorreu no ano letivo 2014/2015, com um grupo de crianças de quatro anos numa IPSS, da cidade do Porto, sob a orientação pedagógica da Mestre, Ivone Neves. Iniciou-se o relatório com uma ponderação pessoal sobre a profissão, onde se abordaram aspetos pertinentes da prática pedagógica. Procurou dar-se resposta a uma pergunta de partida diretamente relacionada com a motivação e o empenho das crianças nas práticas de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivos principais aprofundar o conhecimento sobre a situação familiar das crianças, caracterizar as vivências e a sua relação com a escola. Todo este percurso desenvolvido teve como suporte as observações, os registos e as reflexões, apoiados por uma bibliografia que permitiu adequar toda a prática educativa ao grupo de crianças envolvido.
id RCAP_505ad07803ad2c96a9bbaa704ead1307
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2181
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anosMotivaçãoRelação pedagógicaJardim de infânciaPráticas pedagógicasO presente relatório está integrado no Mestrado de Educação PréEscolar, e visa mostrar todo o percurso de desenvolvimento, pessoal e profissional, da mestranda, ao longo do estágio profissionalizante, que decorreu no ano letivo 2014/2015, com um grupo de crianças de quatro anos numa IPSS, da cidade do Porto, sob a orientação pedagógica da Mestre, Ivone Neves. Iniciou-se o relatório com uma ponderação pessoal sobre a profissão, onde se abordaram aspetos pertinentes da prática pedagógica. Procurou dar-se resposta a uma pergunta de partida diretamente relacionada com a motivação e o empenho das crianças nas práticas de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivos principais aprofundar o conhecimento sobre a situação familiar das crianças, caracterizar as vivências e a sua relação com a escola. Todo este percurso desenvolvido teve como suporte as observações, os registos e as reflexões, apoiados por uma bibliografia que permitiu adequar toda a prática educativa ao grupo de crianças envolvido.The present report is integrated in the master’s degree of pre-school education and has the objective of showing the development, personal and professional, of the graduate student, along the professionalizing internship that took place during the academic year of 2014/2015, with a group of four year old children in a IPSS, in the city of Porto, under the supervision of the Master, Ivone Neves. The report began with a personal reflection about the profession, were important aspects of the pedagogical practice were addressed. An answer to a question directly connected with the motivation and commitment of the children was sought after in the practices of teaching and learning. This study had as the main objectives the deepening of the knowledge about the family circumstances of the children, the characterization of their experiences and their relationship with school. All of the development in this path had as support the observations, records and reflections backed up by a bibliography that allowed the adjustment of all the teaching practices on the group of children involved.2015-07-07T14:03:41Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2181TID:201467720porMachado, Verónica Alexandra Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:02.660156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos
title A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos
spellingShingle A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos
Machado, Verónica Alexandra Pires
Motivação
Relação pedagógica
Jardim de infância
Práticas pedagógicas
title_short A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos
title_full A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos
title_fullStr A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos
title_full_unstemmed A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos
title_sort A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos
author Machado, Verónica Alexandra Pires
author_facet Machado, Verónica Alexandra Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Verónica Alexandra Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Relação pedagógica
Jardim de infância
Práticas pedagógicas
topic Motivação
Relação pedagógica
Jardim de infância
Práticas pedagógicas
description O presente relatório está integrado no Mestrado de Educação PréEscolar, e visa mostrar todo o percurso de desenvolvimento, pessoal e profissional, da mestranda, ao longo do estágio profissionalizante, que decorreu no ano letivo 2014/2015, com um grupo de crianças de quatro anos numa IPSS, da cidade do Porto, sob a orientação pedagógica da Mestre, Ivone Neves. Iniciou-se o relatório com uma ponderação pessoal sobre a profissão, onde se abordaram aspetos pertinentes da prática pedagógica. Procurou dar-se resposta a uma pergunta de partida diretamente relacionada com a motivação e o empenho das crianças nas práticas de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivos principais aprofundar o conhecimento sobre a situação familiar das crianças, caracterizar as vivências e a sua relação com a escola. Todo este percurso desenvolvido teve como suporte as observações, os registos e as reflexões, apoiados por uma bibliografia que permitiu adequar toda a prática educativa ao grupo de crianças envolvido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07T14:03:41Z
2015-07-07T00:00:00Z
2015-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2181
TID:201467720
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2181
identifier_str_mv TID:201467720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624186576896