Motivação no processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mónica Gonçalves de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6876
Resumo: O relatório de estágio, com carácter dissertativo, que a seguir se apresenta, tem como objetivo fundamental, dar a conhecer a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 2º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal tendo como foco a motivação do aluno e a sua aprendizagem. É fundamental que os alunos, desde cedo no seu percurso escolar, se sintam motivados para aprender e desenvolvam uma atitude positiva e autónoma perante a sua aprendizagem. Pretende-se com este trabalho refletir sobre a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, segundo vários autores, desempenha um papel crucial no desenvolvimento do indivíduo, representando uma força para a aprendizagem, o convívio social, os afetos, o exercício das capacidades gerais do cérebro, da superação, da participação, da conquista, da defesa, entre muitos outros. A educação torna-se também efetiva quando empreende a construção motivacional, prevendo as suas consequências futuras, tais como a auto perceção e o hábito de desenvolver a motivação intrínseca, reduzindo a necessidade de procurar motivação extrínseca para a realização de alguma tarefa. A segunda parte deste relatório consiste no relato fundamentado e refletido da prática pedagógica no âmbito do 2º ciclo do Ensino Básico. Pretende-se, ainda, na conclusão deste trabalho apresentar uma reflexão crítica e global, de todo o processo.
id RCAP_d20609578912a0be4c6f3be0b4476a30
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6876
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação no processo de ensino aprendizagemMotivaçãoEnsinoAprendizagemPrática pedagógicaO relatório de estágio, com carácter dissertativo, que a seguir se apresenta, tem como objetivo fundamental, dar a conhecer a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 2º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal tendo como foco a motivação do aluno e a sua aprendizagem. É fundamental que os alunos, desde cedo no seu percurso escolar, se sintam motivados para aprender e desenvolvam uma atitude positiva e autónoma perante a sua aprendizagem. Pretende-se com este trabalho refletir sobre a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, segundo vários autores, desempenha um papel crucial no desenvolvimento do indivíduo, representando uma força para a aprendizagem, o convívio social, os afetos, o exercício das capacidades gerais do cérebro, da superação, da participação, da conquista, da defesa, entre muitos outros. A educação torna-se também efetiva quando empreende a construção motivacional, prevendo as suas consequências futuras, tais como a auto perceção e o hábito de desenvolver a motivação intrínseca, reduzindo a necessidade de procurar motivação extrínseca para a realização de alguma tarefa. A segunda parte deste relatório consiste no relato fundamentado e refletido da prática pedagógica no âmbito do 2º ciclo do Ensino Básico. Pretende-se, ainda, na conclusão deste trabalho apresentar uma reflexão crítica e global, de todo o processo.The traineeship report of an argumentative character that we present below is fundamentally aimed to let know about the practice of supervised teaching conducted within the second cycle of Basic Education, in the subjects of Portuguese and History and Portuguese Geography, focusing on student motivation and learning. It is fundamental that students, early in their schooling, feel motivated to learn and develop a positive and autonomous attitude towards learning. With this work, we intend to think about the importance of motivation in the teaching- learning process since, according to diverse authors, it plays a crucial role in the development of the individual, representing a force for learning, social life, affections, the exercise of the general capabilities of the brain, overcoming, participation, achievement, defense, among others. Education also becomes effective when it undertakes the motivational construction, foreseeing its future consequences, such as self-perception and the habit of developing intrinsic motivation and reducing the need to seek extrinsic motivation to perform a task. The second part of this report consists of the substantiated and reasoned account of the teaching practice within the second cycle of Basic Education. We also intend, in the conclusion of this work, to present a critical and global reflection of the whole process.2016-11-21T11:03:30Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6876porSousa, Mónica Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:07.063850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação no processo de ensino aprendizagem
title Motivação no processo de ensino aprendizagem
spellingShingle Motivação no processo de ensino aprendizagem
Sousa, Mónica Gonçalves de
Motivação
Ensino
Aprendizagem
Prática pedagógica
title_short Motivação no processo de ensino aprendizagem
title_full Motivação no processo de ensino aprendizagem
title_fullStr Motivação no processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Motivação no processo de ensino aprendizagem
title_sort Motivação no processo de ensino aprendizagem
author Sousa, Mónica Gonçalves de
author_facet Sousa, Mónica Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mónica Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Ensino
Aprendizagem
Prática pedagógica
topic Motivação
Ensino
Aprendizagem
Prática pedagógica
description O relatório de estágio, com carácter dissertativo, que a seguir se apresenta, tem como objetivo fundamental, dar a conhecer a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 2º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal tendo como foco a motivação do aluno e a sua aprendizagem. É fundamental que os alunos, desde cedo no seu percurso escolar, se sintam motivados para aprender e desenvolvam uma atitude positiva e autónoma perante a sua aprendizagem. Pretende-se com este trabalho refletir sobre a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, segundo vários autores, desempenha um papel crucial no desenvolvimento do indivíduo, representando uma força para a aprendizagem, o convívio social, os afetos, o exercício das capacidades gerais do cérebro, da superação, da participação, da conquista, da defesa, entre muitos outros. A educação torna-se também efetiva quando empreende a construção motivacional, prevendo as suas consequências futuras, tais como a auto perceção e o hábito de desenvolver a motivação intrínseca, reduzindo a necessidade de procurar motivação extrínseca para a realização de alguma tarefa. A segunda parte deste relatório consiste no relato fundamentado e refletido da prática pedagógica no âmbito do 2º ciclo do Ensino Básico. Pretende-se, ainda, na conclusão deste trabalho apresentar uma reflexão crítica e global, de todo o processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-11-21T11:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6876
url http://hdl.handle.net/10348/6876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137084637708288