Contributo do espaço e dos materiais como promotores da aprendizagem ativa : relato de um caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24721 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
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Contributo do espaço e dos materiais como promotores da aprendizagem ativa : relato de um caso373.2Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarEstando a realização de um relatório de estágio, presente no programa da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, o mesmo afigura-se como o ponto fulcral da aprendizagem da estagiária, ao longo de todo o seu percurso académico e, em particular, no decorrer do estágio em contexto de prática profissional. Assim, o presente trabalho encerra em si todos os conhecimentos adquiridos e as experiências vividas em contexto educativo – creche e jardim de infância. Numa fase inicial, é abordado, do ponto de vista teórico, o tema principal do relatório, mais concretamente a organização de um espaço pedagógico e dos materiais em creche e jardim de infância, de forma a favorecer a aprendizagem ativa na abordagem High/Scope. Esta dimensão pedagógica da educação de infância – espaço e materiais – é responsável pelo caminho seguido e apresentado, o qual realça questões relacionadas com o jogo simbólico, desenvolvido por crianças com idades até aos três anos, e com atividades experimentais, realizadas por crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. O jogo simbólico e as atividades experimentais estão relacionadas com esta dimensão pedagógica, por se tratarem de experiências vividas sobretudo nas áreas de interesse – área da casa e área das ciências e das experiências, respetivamente. De seguida, é feita uma descrição pormenorizada dos factos e das atividades inerentes ao estágio. Primeiro, através da caracterização da instituição, do grupo de crianças, do espaço e a da rotina diária de cada um dos contextos. Depois, pela apresentação do desenrolar da intervenção pedagógica realizada em ambos os contextos, com o propósito da (re)organização e enriquecimento do espaço e dos materiais, particularmente de uma das áreas, possibilitando o alargamento das suas oportunidades educativas e, permitindo às crianças situações novas de experimentação e de descoberta. Por fim, é formulada uma conclusão sobre a forma como está organizada uma sala de educação de infância e, consequentemente, como a disposição dos diversos materiais pedagógicos nas áreas de interesse, contribuem ou não de forma significativa para o enriquecimento e para o sucesso da aprendizagem das crianças.Being the realization of this stage report present in the course program of supervised teaching practice in the Master’s degree in the Preschool Education, this is assumed as the focal point of the trainee learning along its educational pathways, more specifically, along the stage in context of professional practice. In this effect, the major intentionality in the present stage report it is related to the culmination of series of experiences and learning in an educational context – nursery and kindergarten. In this initial phase, from a theoretical point of view, will be addressed, the major focus of the report that is referent to an organization of a pedagogical space and materials in a nursery and in a kindergarten under the curricular methodology High/Scope. This pedagogical dimension in kindergarten – materials and space –, is responsible for the path bellow that highlights issues related to the symbolic play developed by children up to three years old and with experimental activities, performed by children from three years old to five years old. The symbolic play and the experimental activities are related with this pedagogical dimension because they are lived experiences especially in the interest areas – house area and sciences area and of the experiences respectively. In the follow, is told a moment about the most practical stage where is characterized the institution, the group of children, the space and the daily routine of each context. Then follows the presentation of the pedagogical intervention realized in both context showing the purpose of the (re)organization and the qualitative enrichment of the space and the materials more specifically one of the areas, providing the diversity of their educational opportunities, allowing children to new situations of experimentation and discovery. It was in the context of this intervention which included the shape that the kindergarten is organized was well as the consequent provision of several pedagogical materials in the interest areas, which contributes significantly to the enrichment and success of children’s learning.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoCouto, Paula Manuela Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24721porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:29.406515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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