Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Pedro Nuno Silvério Rodrigues da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45484
Resumo: Relatório de estagio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_506ac93ff5971815fc1f2ad13cb8a238
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágioMotivation of students to the discipline of physical education in scientific humanistic courses and professional courses, held in the school of Guimarães: internship reportInternshipMotivationPhysical educationScientific humanistic coursesProfessional coursesTrainingEstágioMotivaçãoEducação físicaCurso cientifico humanísticoCursos profissionaisCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estagio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO relatório de estágio apresentado inscreve-se no trabalho final do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários – Instituto de educação da Universidade do Minho. Neste contexto irei descrever a minha experiência e refletir sobre tudo o que vivi como professor de Educação Física, as minhas dificuldades, os problemas encontrados e a resolução deles de forma a que pudesse evoluir, cada vez mais, de dia para dia, como docente. O relatório está dividido em três grandes partes/áreas, com os respetivos pontos de ligação: Área I - Organização e Gestão do Ensino Aprendizagem, Área II – Participação na Escola e Relação com a Comunidade, Área III - Desenvolvimento Profissional e Investigativo em Educação Física. A Área I – Organização e Gestão do Ensino Aprendizagem, onde abordo temas como a Conceção, o Planeamento, Realização e a Avaliação. A Área II – Participação na escola e Relação com a Comunidade, esta refere-se a toda a minha envolvência e participação na escola e a relação com toda a comunidade escolar, onde apresento todas as atividades realizadas, assim como as formações. Por último a Área III – Desenvolvimento Profissional e Investigativo em Educação Física, é onde surge o meu estudo de investigação sobre um tema que sempre me despertou interesse enquanto aluno. Motivação dos alunos para a disciplina de Educação Física nos cursos Científicos Humanísticos e nos Cursos Profissionais. Este estudo serviu para ter uma noção sobre a motivação dos alunos nos diferentes cursos na disciplina de Educação Física e, também, tentar perceber o que mais motiva um aluno nas aulas, tendo sempre a consciência de que nos cursos Científicos Humanísticos a disciplina não interfere para a média final ao contrário dos Cursos Profissionais.The internship report is part of the final work of the Master's Degree in Physical Education Teaching in the Basic Teachings and Secondary - Institute of Education, University of Minho. In this paper, I will describe my experience and reflect on everything I experienced as a physical education teacher, my difficulties, problems and resolve them in a way that could make me, day by day, a better teacher. The report is divided into eight parts, which are inserted three major areas. So the Introduction, Educational Intervention in Education Learning, Area I - Organization and Learning Education Management, Area II - Participation in School and Relationship with the Community Area III - Professional Development and Investigative Physical Education, General, Bibliography and last Annexes. Area I - Organization and the Learning Management Education, where I approach subjects like Conception, Planning, Implementation and Evaluation. The Area II - Participation in school and relationship with the community, this refers to all my involvement and participation in school and the relationship with the school community, where I present all activities, as well as formations. Finally Area III - Professional Development and Investigative Physical Education, is where my research study on a topic that has always aroused my interest as student, Motivation of students to the discipline of Physical Education in Scientific Humanistic courses and Professional courses .Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoCunha, Pedro Nuno Silvério Rodrigues da2016-12-212016-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45484por201600994info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:45.783684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágio
Motivation of students to the discipline of physical education in scientific humanistic courses and professional courses, held in the school of Guimarães: internship report
title Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágio
spellingShingle Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágio
Cunha, Pedro Nuno Silvério Rodrigues da
Internship
Motivation
Physical education
Scientific humanistic courses
Professional courses
Training
Estágio
Motivação
Educação física
Curso cientifico humanístico
Cursos profissionais
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágio
title_full Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágio
title_fullStr Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágio
title_full_unstemmed Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágio
title_sort Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágio
author Cunha, Pedro Nuno Silvério Rodrigues da
author_facet Cunha, Pedro Nuno Silvério Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Pedro Nuno Silvério Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Internship
Motivation
Physical education
Scientific humanistic courses
Professional courses
Training
Estágio
Motivação
Educação física
Curso cientifico humanístico
Cursos profissionais
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Internship
Motivation
Physical education
Scientific humanistic courses
Professional courses
Training
Estágio
Motivação
Educação física
Curso cientifico humanístico
Cursos profissionais
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estagio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
2016-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45484
url http://hdl.handle.net/1822/45484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201600994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132524662751232