O jogo «Kuantué» e o cálculo mental: uma experiência com alunos do 2º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/35909 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico |
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O jogo «Kuantué» e o cálculo mental: uma experiência com alunos do 2º ano de escolaridade371.382372.4Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino BásicoA presente intervenção pedagógica procura perceber como é que o jogo “Kuantué” pode ser utilizado para promover o desenvolvimento do sentido de adição de subtração em alunos do 2.º ano de escolaridade. Para tal, procura-se resposta a: 1) Pode o jogo “Kuantué” promover o desenvolvimento do cálculo mental em situações de adição e subtração? 2) Como é que o “Kuantué” pode ser usado para promover o desenvolvimento do sentido de adição e subtração? 3) Que estratégias de cálculo mental se desenvolvem em situações de adição e de subtração? 4) Que constrangimentos surgem na utilização do “Kuantué” em contexto de sala de aula? Trata-se de uma intervenção pedagógica, no âmbito da investigação participante, tendo esta adotado contornos da metodologia de investigação-ação. Desenvolveu-se em cinco sessões, tendo a primeira sessão sido dedicada às entrevistas dos participantes, três sessões de intervenção em contexto de sala de aula e a última a novas entrevistas para perceber as mudanças nas competências de cálculo mental dos alunos. Aquando das primeiras entrevistas, os alunos eram capazes de calcular mentalmente, mobilizando estratégias variadas como a identificação das dezenas e das unidades, a decomposição das parcelas, contagem para a frente e para trás, entre outras. No entanto, estas nem sempre se adequavam às operações apresentadas, essencialmente naquelas que implicavam empréstimo. O jogo “Kuantué” revela ser bastante eficaz para desenvolver o cálculo mental em situações de adição e de subtração, fazendo-o de forma motivadora e desafiadora. Pode ser utilizado para desenvolver a compreensão dos alunos em torno dos efeitos de cada operação, aspeto fundamental do sentido de operação, tornando-os capazes de perceber a adequação da operação, bem como a razoabilidade do resultado obtido. Nas entrevistas realizadas após as intervenções os alunos revelaram uma maior fluidez de cálculo e uma maior adequação das estratégias mobilizadas. Identificaram-se estratégias como: identificação das dezenas e unidades; contagem para a frente; decomposição das parcelas, comparação dos números, entre outras. Como maior dificuldade de utilização deste jogo nos anos iniciais salienta-se o facto de não ser possível controlar os números que saem nos cartões. Por mais que haja uma pré-seleção dos cartões, podem surgir situações bastante difíceis para os alunos, ou demasiado fáceis, o que pode originar desmotivação ou desinteresse por parte dos mesmos. Em conclusão, verificou-se uma evolução por parte dos alunos a vários níveis, nomeadamente na fluidez de cálculo e na adequação e aplicação das estratégias mobilizadas. Assim sendo, entende-se que esta intervenção pedagógica foi bastante benéfica.This pedagogical intervention seeks to understand how the game "Kuantué" can be used to promote the development the sense of adding subtraction on students from 2nd year of schooling. To this end, were outlined four research questions: 1) Can the game "Kuantué" encourage the development of mental arithmetic on addition and subtraction situations? 2) How "Kuantué" can be used to encourage the development of the sense of addition and subtraction? 3) Which mental calculation strategies will be developed in addition and subtraction situations? 4) Which constraints emerge in the use of the "Kuantué" in the classroom context? This paper it´s a pedagogical intervention, based in a participant research method, adopted the outlines of action research methodology and developed in five sessions. The first session was dedicated to the interviews; the following three was intervention sessions in the classroom context and the last one was dedicated to new interviews. The main purpose of these interviews was to understand the changes in student’s mental calculation skills. The results show that in the first interviews the students were able to calculate mentally and mobilizing various strategies. However, these are not always suited to the operations presented, primarily those involving loan. The game "Kuantué" reveals himself to be an effective teaching instrument to develop the mental calculation in addition and subtraction situations, being motivating and challenging to the students. It can be used to develop the understanding of students around the effects of each operation, a fundamental aspect for the sense of operation, making them able to perceive the adequacy of the operation, as well as the reasonableness of the results obtained. In interviews after the intervention there was an evolution of the students, they revealed a greater fluidity and greater appropriateness of the mobilized strategies. Those strategies highlighted in this pedagogical intervention were: identification of tens and units; count forward; decomposition of plots, comparison of numbers among others. The higher constraint this game is the use in the initial years that should be noted that it´s the impossibility to control the numbers that come out on the cards, being difficult to target the needs of the working group. As much as there is a pre-selection of the cards, very difficult situations (or too easy), can be arise for the students, which may result in demotivation or disinterest. Upon completion of the educational intervention, I can conclude that has been an evolution at various levels in the students, in particular on fluidity of calculation and on the appropriateness of mobilized strategies, been quite beneficial.Mamede, EmaUniversidade do MinhoLima, Adriana da Conceição Marques20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35909por201407256info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:29.912511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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