Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas, Hélio Manuel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28289
Resumo: Dissertação de mestrado em Informática
id RCAP_46b2ecb24e2ffe31ce3cf5469794fed6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática681.3:372.868.13372.868.13:681.3371.68371.382Dissertação de mestrado em InformáticaEnsinar pode ser uma tarefa árdua quando o professor se encontra rodeado por alunos sem motivação, o que o coloca perante uma dupla tarefa: motivar para depois ensinar. Num mundo com um crescente pendor tecnológico, as aulas tradicionais com recurso,quase exclusivo, ao quadro e giz tendem a ser pouco atrativas e pouco motivadoras na medida em que o aluno já teve contacto com outras formas de observar a realidade. Este cenário poderia ser alterado pela integração na sala de aula de novos recursos que favoreçam a criação de uma componente lúdica no ambiente de aprendizagem, de modo a enriquecer e estimular os jovens – e inclusivamente facilitar a automotivação do professor – para as atividades de ensino e aprendizagem. Uma forma de transportar a brincadeira para dentro da sala de aula pode ser conseguida através da introdução de jogos em contexto de aula. Estes jogos terão de ser educativos (jogos sérios) pelo que criam um espaço que é necessário preencher: uma vez que os objetivos dos jogos sérios estão para além do simples entretenimento, o seu desenvolvimento implica um considerável investimento em recursos financeiros e humanos. O presente trabalho tem como linha mestra de ação avaliar a importância dos jogos de computador no processo de ensino-aprendizagem. Esta abordagem irá incidir sobre dois aspetos: o primeiro será a perspetivação do jogo como mais um recurso didático, passará por aferir a sua relevância como agente motivador e facilitador de aprendizagens e competências. Num segundo momento debruçar-se-á sobre o desenvolvimento de jogos e a possível sistematização de um método/modelo de design e avaliação de jogos para o ensino das tecnologias de informação e comunicação, em particular na formação em engenharia informática.Teaching may be a hard task when teachers are surrounded by unmotivated students, which confronts them with double work: motivating in order to teach. In a world with an increasing technological trend, traditional classes by resorting almost only to chalk and board tend to be unappealing and not very motivating since students have already contacted with other ways of observing reality. Such a scenario could be changed by integrating new resources in the classroom to create a ludic component in the learning environment in order to enrich and motivate students for teaching-learning activities – and to facilitate teachers’ self-motivation as well. A way to bring recreation into the classroom might be achieved by introducing games in class context. These games should be educational (serious games), so they create a gap that needs to be filled: since the aims of serious games lie beyond mere entertainment, developing them involves considerable investment in both financial and human resources. The major aim of this study is to evaluate the importance of computer games in the teaching-learning process. The approach will focus on two aspects: firstly, games will be put in perspective as another pedagogical tool and assess their importance as a facilitator and motivation agent of learning and skills acquisition. Secondly, it will focus on the development of games and the possible systematization of a method/model of design and evaluation of games for teaching information and communication technologies, particularly in the formation of computer science engineering.Santos, Luís PauloUniversidade do MinhoVilas, Hélio Manuel2012-09-212012-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28289porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:44.458478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática
title Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática
spellingShingle Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática
Vilas, Hélio Manuel
681.3:372.868.13
372.868.13:681.3
371.68
371.382
title_short Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática
title_full Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática
title_fullStr Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática
title_full_unstemmed Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática
title_sort Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática
author Vilas, Hélio Manuel
author_facet Vilas, Hélio Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Luís Paulo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas, Hélio Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv 681.3:372.868.13
372.868.13:681.3
371.68
371.382
topic 681.3:372.868.13
372.868.13:681.3
371.68
371.382
description Dissertação de mestrado em Informática
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-21
2012-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28289
url http://hdl.handle.net/1822/28289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132658145427456