Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28289 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Informática |
id |
RCAP_46b2ecb24e2ffe31ce3cf5469794fed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28289 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática681.3:372.868.13372.868.13:681.3371.68371.382Dissertação de mestrado em InformáticaEnsinar pode ser uma tarefa árdua quando o professor se encontra rodeado por alunos sem motivação, o que o coloca perante uma dupla tarefa: motivar para depois ensinar. Num mundo com um crescente pendor tecnológico, as aulas tradicionais com recurso,quase exclusivo, ao quadro e giz tendem a ser pouco atrativas e pouco motivadoras na medida em que o aluno já teve contacto com outras formas de observar a realidade. Este cenário poderia ser alterado pela integração na sala de aula de novos recursos que favoreçam a criação de uma componente lúdica no ambiente de aprendizagem, de modo a enriquecer e estimular os jovens – e inclusivamente facilitar a automotivação do professor – para as atividades de ensino e aprendizagem. Uma forma de transportar a brincadeira para dentro da sala de aula pode ser conseguida através da introdução de jogos em contexto de aula. Estes jogos terão de ser educativos (jogos sérios) pelo que criam um espaço que é necessário preencher: uma vez que os objetivos dos jogos sérios estão para além do simples entretenimento, o seu desenvolvimento implica um considerável investimento em recursos financeiros e humanos. O presente trabalho tem como linha mestra de ação avaliar a importância dos jogos de computador no processo de ensino-aprendizagem. Esta abordagem irá incidir sobre dois aspetos: o primeiro será a perspetivação do jogo como mais um recurso didático, passará por aferir a sua relevância como agente motivador e facilitador de aprendizagens e competências. Num segundo momento debruçar-se-á sobre o desenvolvimento de jogos e a possível sistematização de um método/modelo de design e avaliação de jogos para o ensino das tecnologias de informação e comunicação, em particular na formação em engenharia informática.Teaching may be a hard task when teachers are surrounded by unmotivated students, which confronts them with double work: motivating in order to teach. In a world with an increasing technological trend, traditional classes by resorting almost only to chalk and board tend to be unappealing and not very motivating since students have already contacted with other ways of observing reality. Such a scenario could be changed by integrating new resources in the classroom to create a ludic component in the learning environment in order to enrich and motivate students for teaching-learning activities – and to facilitate teachers’ self-motivation as well. A way to bring recreation into the classroom might be achieved by introducing games in class context. These games should be educational (serious games), so they create a gap that needs to be filled: since the aims of serious games lie beyond mere entertainment, developing them involves considerable investment in both financial and human resources. The major aim of this study is to evaluate the importance of computer games in the teaching-learning process. The approach will focus on two aspects: firstly, games will be put in perspective as another pedagogical tool and assess their importance as a facilitator and motivation agent of learning and skills acquisition. Secondly, it will focus on the development of games and the possible systematization of a method/model of design and evaluation of games for teaching information and communication technologies, particularly in the formation of computer science engineering.Santos, Luís PauloUniversidade do MinhoVilas, Hélio Manuel2012-09-212012-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28289porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:58:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:58:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática |
title |
Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática |
spellingShingle |
Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática Vilas, Hélio Manuel 681.3:372.868.13 372.868.13:681.3 371.68 371.382 |
title_short |
Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática |
title_full |
Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática |
title_fullStr |
Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática |
title_full_unstemmed |
Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática |
title_sort |
Jogos de computador para a formação em Engenharia Informática |
author |
Vilas, Hélio Manuel |
author_facet |
Vilas, Hélio Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Luís Paulo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilas, Hélio Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
681.3:372.868.13 372.868.13:681.3 371.68 371.382 |
topic |
681.3:372.868.13 372.868.13:681.3 371.68 371.382 |
description |
Dissertação de mestrado em Informática |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-21 2012-09-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28289 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544805466505216 |