Família e contrução de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parreiral, Sílvia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47780
Resumo: A parceria dos pais com a escola, facilitadora de trajetos escolares bem sucedidos, tem ocupado um lugar central nas práticas educativas parentais. Através de um estudo de caso e de uma metodología qualitativa, confrontaram-se perceções de alunos e de professores sobre o interesse, participação e acompanhamento dos pais na escola e nas tarefas escolares dos filhos. Concluiu-se que a carencia de uma “docentização” parental impede os pais de um maior conhecimento da vida escolar dos seus filhos, e a falta de uma “alunização familiar”, para a construção de projetos escolares, pode canalizar os alunos ao abandono escolar precoce.
id RCAP_50809bb2dbab6c33215acf4a723e6d74
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47780
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Família e contrução de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professoresRelação escola-famíliaProjetos de escolarizaçãoSucesso escolarA parceria dos pais com a escola, facilitadora de trajetos escolares bem sucedidos, tem ocupado um lugar central nas práticas educativas parentais. Através de um estudo de caso e de uma metodología qualitativa, confrontaram-se perceções de alunos e de professores sobre o interesse, participação e acompanhamento dos pais na escola e nas tarefas escolares dos filhos. Concluiu-se que a carencia de uma “docentização” parental impede os pais de um maior conhecimento da vida escolar dos seus filhos, e a falta de uma “alunização familiar”, para a construção de projetos escolares, pode canalizar os alunos ao abandono escolar precoce.Universidade da CoruñaRepositório ComumParreiral, Sílvia2023-11-02T17:37:03Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47780por10.17979/reipe.2017.0.05.2302info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T02:16:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:58.594877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Família e contrução de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professores
title Família e contrução de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professores
spellingShingle Família e contrução de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professores
Parreiral, Sílvia
Relação escola-família
Projetos de escolarização
Sucesso escolar
title_short Família e contrução de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professores
title_full Família e contrução de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professores
title_fullStr Família e contrução de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professores
title_full_unstemmed Família e contrução de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professores
title_sort Família e contrução de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professores
author Parreiral, Sílvia
author_facet Parreiral, Sílvia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Parreiral, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Projetos de escolarização
Sucesso escolar
topic Relação escola-família
Projetos de escolarização
Sucesso escolar
description A parceria dos pais com a escola, facilitadora de trajetos escolares bem sucedidos, tem ocupado um lugar central nas práticas educativas parentais. Através de um estudo de caso e de uma metodología qualitativa, confrontaram-se perceções de alunos e de professores sobre o interesse, participação e acompanhamento dos pais na escola e nas tarefas escolares dos filhos. Concluiu-se que a carencia de uma “docentização” parental impede os pais de um maior conhecimento da vida escolar dos seus filhos, e a falta de uma “alunização familiar”, para a construção de projetos escolares, pode canalizar os alunos ao abandono escolar precoce.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2023-11-02T17:37:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47780
url http://hdl.handle.net/10400.26/47780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.17979/reipe.2017.0.05.2302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134654882643968