Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pisco, Marisa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Saraiva, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26603
Resumo: O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET) surge da necessidade de assegurar a melhoraria da qualidade na educação e formação profissional (EFP) dentro do espaço europeu. Considera-se que devem ser instituídos métodos de garantia de qualidade, que permitam uma convergência europeia na educação e formação profissional. O presente trabalho pretende estabelecer uma comparação de Referenciais de Qualidade para a EFP, tendo por base a análise do Quadro EQAVET, do Modelo EFQM, da CAF- Educação 2013, da ISO 9001:2015, da ISO 21001:2018 e da Certificação de Entidades Formadoras a nível nacional. Através de uma análise documental exaustiva, pode concluir-se que um dos elementos comuns é o facto destes referenciais se preocuparem com as mesmas questões e se basearem no ciclo de PDCA (Plan-Do-Check-Act) para alcançar uma melhoria contínua. No entanto, foram desenvolvidos a partir de origens diferentes e, consequentemente, são substancialmente diferentes.
id RCAP_5084813d9cde4fdba25505e928beca5d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação TeóricaEducação e Formação ProfissionalEQAVETGarantia da qualidadeReferenciaisO Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET) surge da necessidade de assegurar a melhoraria da qualidade na educação e formação profissional (EFP) dentro do espaço europeu. Considera-se que devem ser instituídos métodos de garantia de qualidade, que permitam uma convergência europeia na educação e formação profissional. O presente trabalho pretende estabelecer uma comparação de Referenciais de Qualidade para a EFP, tendo por base a análise do Quadro EQAVET, do Modelo EFQM, da CAF- Educação 2013, da ISO 9001:2015, da ISO 21001:2018 e da Certificação de Entidades Formadoras a nível nacional. Através de uma análise documental exaustiva, pode concluir-se que um dos elementos comuns é o facto destes referenciais se preocuparem com as mesmas questões e se basearem no ciclo de PDCA (Plan-Do-Check-Act) para alcançar uma melhoria contínua. No entanto, foram desenvolvidos a partir de origens diferentes e, consequentemente, são substancialmente diferentes.RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade2020-01-24T10:37:17Z2020-01-242019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26603http://hdl.handle.net/10174/26603porMarisa Pisco & Margarida Saraiva (2019). “Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica”. In Livro de Atas do X Encontro de Investigadores da Qualidade– Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva, Álvaro Rosa, Rodrigo Teixeira Lourenço e Helena Gonçalves (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal (Portugal), 7 de junho de 2019, pp. 105-116. ISSN: 2183-1408.2183-0940http://publicacoes.riqual.orgndmsaraiva@uevora.pt661Pisco, MarisaSaraiva, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:52.994143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica
title Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica
spellingShingle Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica
Pisco, Marisa
Educação e Formação Profissional
EQAVET
Garantia da qualidade
Referenciais
title_short Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica
title_full Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica
title_fullStr Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica
title_full_unstemmed Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica
title_sort Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica
author Pisco, Marisa
author_facet Pisco, Marisa
Saraiva, Margarida
author_role author
author2 Saraiva, Margarida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pisco, Marisa
Saraiva, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Formação Profissional
EQAVET
Garantia da qualidade
Referenciais
topic Educação e Formação Profissional
EQAVET
Garantia da qualidade
Referenciais
description O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET) surge da necessidade de assegurar a melhoraria da qualidade na educação e formação profissional (EFP) dentro do espaço europeu. Considera-se que devem ser instituídos métodos de garantia de qualidade, que permitam uma convergência europeia na educação e formação profissional. O presente trabalho pretende estabelecer uma comparação de Referenciais de Qualidade para a EFP, tendo por base a análise do Quadro EQAVET, do Modelo EFQM, da CAF- Educação 2013, da ISO 9001:2015, da ISO 21001:2018 e da Certificação de Entidades Formadoras a nível nacional. Através de uma análise documental exaustiva, pode concluir-se que um dos elementos comuns é o facto destes referenciais se preocuparem com as mesmas questões e se basearem no ciclo de PDCA (Plan-Do-Check-Act) para alcançar uma melhoria contínua. No entanto, foram desenvolvidos a partir de origens diferentes e, consequentemente, são substancialmente diferentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-24T10:37:17Z
2020-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26603
http://hdl.handle.net/10174/26603
url http://hdl.handle.net/10174/26603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marisa Pisco & Margarida Saraiva (2019). “Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica”. In Livro de Atas do X Encontro de Investigadores da Qualidade– Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva, Álvaro Rosa, Rodrigo Teixeira Lourenço e Helena Gonçalves (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal (Portugal), 7 de junho de 2019, pp. 105-116. ISSN: 2183-1408.
2183-0940
http://publicacoes.riqual.org
nd
msaraiva@uevora.pt
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade
publisher.none.fl_str_mv RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136651345133568