Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26603 |
Resumo: | O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET) surge da necessidade de assegurar a melhoraria da qualidade na educação e formação profissional (EFP) dentro do espaço europeu. Considera-se que devem ser instituídos métodos de garantia de qualidade, que permitam uma convergência europeia na educação e formação profissional. O presente trabalho pretende estabelecer uma comparação de Referenciais de Qualidade para a EFP, tendo por base a análise do Quadro EQAVET, do Modelo EFQM, da CAF- Educação 2013, da ISO 9001:2015, da ISO 21001:2018 e da Certificação de Entidades Formadoras a nível nacional. Através de uma análise documental exaustiva, pode concluir-se que um dos elementos comuns é o facto destes referenciais se preocuparem com as mesmas questões e se basearem no ciclo de PDCA (Plan-Do-Check-Act) para alcançar uma melhoria contínua. No entanto, foram desenvolvidos a partir de origens diferentes e, consequentemente, são substancialmente diferentes. |
id |
RCAP_5084813d9cde4fdba25505e928beca5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26603 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação TeóricaEducação e Formação ProfissionalEQAVETGarantia da qualidadeReferenciaisO Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET) surge da necessidade de assegurar a melhoraria da qualidade na educação e formação profissional (EFP) dentro do espaço europeu. Considera-se que devem ser instituídos métodos de garantia de qualidade, que permitam uma convergência europeia na educação e formação profissional. O presente trabalho pretende estabelecer uma comparação de Referenciais de Qualidade para a EFP, tendo por base a análise do Quadro EQAVET, do Modelo EFQM, da CAF- Educação 2013, da ISO 9001:2015, da ISO 21001:2018 e da Certificação de Entidades Formadoras a nível nacional. Através de uma análise documental exaustiva, pode concluir-se que um dos elementos comuns é o facto destes referenciais se preocuparem com as mesmas questões e se basearem no ciclo de PDCA (Plan-Do-Check-Act) para alcançar uma melhoria contínua. No entanto, foram desenvolvidos a partir de origens diferentes e, consequentemente, são substancialmente diferentes.RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade2020-01-24T10:37:17Z2020-01-242019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26603http://hdl.handle.net/10174/26603porMarisa Pisco & Margarida Saraiva (2019). “Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica”. In Livro de Atas do X Encontro de Investigadores da Qualidade– Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva, Álvaro Rosa, Rodrigo Teixeira Lourenço e Helena Gonçalves (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal (Portugal), 7 de junho de 2019, pp. 105-116. ISSN: 2183-1408.2183-0940http://publicacoes.riqual.orgndmsaraiva@uevora.pt661Pisco, MarisaSaraiva, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:52.994143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica |
title |
Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica |
spellingShingle |
Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica Pisco, Marisa Educação e Formação Profissional EQAVET Garantia da qualidade Referenciais |
title_short |
Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica |
title_full |
Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica |
title_fullStr |
Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica |
title_full_unstemmed |
Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica |
title_sort |
Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica |
author |
Pisco, Marisa |
author_facet |
Pisco, Marisa Saraiva, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pisco, Marisa Saraiva, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Formação Profissional EQAVET Garantia da qualidade Referenciais |
topic |
Educação e Formação Profissional EQAVET Garantia da qualidade Referenciais |
description |
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET) surge da necessidade de assegurar a melhoraria da qualidade na educação e formação profissional (EFP) dentro do espaço europeu. Considera-se que devem ser instituídos métodos de garantia de qualidade, que permitam uma convergência europeia na educação e formação profissional. O presente trabalho pretende estabelecer uma comparação de Referenciais de Qualidade para a EFP, tendo por base a análise do Quadro EQAVET, do Modelo EFQM, da CAF- Educação 2013, da ISO 9001:2015, da ISO 21001:2018 e da Certificação de Entidades Formadoras a nível nacional. Através de uma análise documental exaustiva, pode concluir-se que um dos elementos comuns é o facto destes referenciais se preocuparem com as mesmas questões e se basearem no ciclo de PDCA (Plan-Do-Check-Act) para alcançar uma melhoria contínua. No entanto, foram desenvolvidos a partir de origens diferentes e, consequentemente, são substancialmente diferentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-24T10:37:17Z 2020-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26603 http://hdl.handle.net/10174/26603 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marisa Pisco & Margarida Saraiva (2019). “Referenciais de Qualidade para a Educação e Formação Profissional - Comparação Teórica”. In Livro de Atas do X Encontro de Investigadores da Qualidade– Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva, Álvaro Rosa, Rodrigo Teixeira Lourenço e Helena Gonçalves (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal (Portugal), 7 de junho de 2019, pp. 105-116. ISSN: 2183-1408. 2183-0940 http://publicacoes.riqual.org nd msaraiva@uevora.pt 661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
publisher.none.fl_str_mv |
RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136651345133568 |