O impacto da pandemia no comportamento sustentável na indústria da moda: estarão os consumidores portugueses mais responsáveis?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Raquel Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37868
Resumo: O consumo de fast fashion tem desencadeado, ao longo dos anos, uma multiplicidade de efeitos sociais e ambientais omnipresentes e prejudiciais. Em contraste, na slow fashion, todo o processo de produção e o produto final são sustentáveis e amigos do ambiente. Atualmente, o comportamento dos consumidores tem sido influenciado pelos problemas ambientais e pela luta para tomar decisões de compra sustentáveis e informadas, vindo esta nova mentalidade de consumo ser reforçada pela pandemia COVID-19. Neste sentido, o presente estudo pretende analisar o comportamento dos consumidores portugueses referente ao consumo de vestuário sustentável, determinando as variáveis que influenciam a intenção de compra destes produtos. Para atingir este objetivo, foi desenvolvido um modelo de investigação, originando um estudo através de uma metodologia quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário. Foram recolhidas 153 respostas, todas elas validadas, que deram origem a um conjunto de dados para tratamento no Software IBM® SPSS® Statistics. Os dados recolhidos foram analisados com recurso a diversos métodos – Estatísticas Descritivas, Confiabilidade e Validação e Modelo de Equações Estruturais. Com base nos resultados obtidos, nem todas as hipóteses em estudo se confirmam, apesar de suportadas pela literatura. No entanto, as hipóteses confirmadas encontram-se devidamente suportadas pela literatura e pelos sólidos valores obtidos com o Modelo de Equações Estruturais, concluindo-se que a Intenção de Compra é positivamente influenciada pelas Atitudes, Controlo Comportamental Percebido e Conhecimento Ambiental e as Atitudes são influenciadas positivamente pelo Conhecimento Ambiental.
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