O impacto da pandemia no comportamento sustentável na indústria da moda: estarão os consumidores portugueses mais responsáveis?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37868 |
Resumo: | O consumo de fast fashion tem desencadeado, ao longo dos anos, uma multiplicidade de efeitos sociais e ambientais omnipresentes e prejudiciais. Em contraste, na slow fashion, todo o processo de produção e o produto final são sustentáveis e amigos do ambiente. Atualmente, o comportamento dos consumidores tem sido influenciado pelos problemas ambientais e pela luta para tomar decisões de compra sustentáveis e informadas, vindo esta nova mentalidade de consumo ser reforçada pela pandemia COVID-19. Neste sentido, o presente estudo pretende analisar o comportamento dos consumidores portugueses referente ao consumo de vestuário sustentável, determinando as variáveis que influenciam a intenção de compra destes produtos. Para atingir este objetivo, foi desenvolvido um modelo de investigação, originando um estudo através de uma metodologia quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário. Foram recolhidas 153 respostas, todas elas validadas, que deram origem a um conjunto de dados para tratamento no Software IBM® SPSS® Statistics. Os dados recolhidos foram analisados com recurso a diversos métodos – Estatísticas Descritivas, Confiabilidade e Validação e Modelo de Equações Estruturais. Com base nos resultados obtidos, nem todas as hipóteses em estudo se confirmam, apesar de suportadas pela literatura. No entanto, as hipóteses confirmadas encontram-se devidamente suportadas pela literatura e pelos sólidos valores obtidos com o Modelo de Equações Estruturais, concluindo-se que a Intenção de Compra é positivamente influenciada pelas Atitudes, Controlo Comportamental Percebido e Conhecimento Ambiental e as Atitudes são influenciadas positivamente pelo Conhecimento Ambiental. |
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O impacto da pandemia no comportamento sustentável na indústria da moda: estarão os consumidores portugueses mais responsáveis?Comportamento do consumidorTeoria do comportamento planeadoSlow fashion vs fast fashionResponsabilidade social corporativaMarketingPortugalO consumo de fast fashion tem desencadeado, ao longo dos anos, uma multiplicidade de efeitos sociais e ambientais omnipresentes e prejudiciais. Em contraste, na slow fashion, todo o processo de produção e o produto final são sustentáveis e amigos do ambiente. Atualmente, o comportamento dos consumidores tem sido influenciado pelos problemas ambientais e pela luta para tomar decisões de compra sustentáveis e informadas, vindo esta nova mentalidade de consumo ser reforçada pela pandemia COVID-19. Neste sentido, o presente estudo pretende analisar o comportamento dos consumidores portugueses referente ao consumo de vestuário sustentável, determinando as variáveis que influenciam a intenção de compra destes produtos. Para atingir este objetivo, foi desenvolvido um modelo de investigação, originando um estudo através de uma metodologia quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário. Foram recolhidas 153 respostas, todas elas validadas, que deram origem a um conjunto de dados para tratamento no Software IBM® SPSS® Statistics. Os dados recolhidos foram analisados com recurso a diversos métodos – Estatísticas Descritivas, Confiabilidade e Validação e Modelo de Equações Estruturais. Com base nos resultados obtidos, nem todas as hipóteses em estudo se confirmam, apesar de suportadas pela literatura. No entanto, as hipóteses confirmadas encontram-se devidamente suportadas pela literatura e pelos sólidos valores obtidos com o Modelo de Equações Estruturais, concluindo-se que a Intenção de Compra é positivamente influenciada pelas Atitudes, Controlo Comportamental Percebido e Conhecimento Ambiental e as Atitudes são influenciadas positivamente pelo Conhecimento Ambiental.Fast fashion has, over the years, triggered a multitude of pervasive and detrimental social and environmental effects. In contrast, in slow fashion, the entire production process and the final product are sustainable and environmentally friendly. Currently, consumer behaviour has been influenced by the environmental issues and the struggle to make sustainable and informed purchasing decisions, with this new consumer mindset being reinforced by the COVID-19 pandemic. Therefore, this study aims to analyse the behaviour of Portuguese consumers regarding the consumption of sustainable clothing, by determining the variables that influence the intention to purchase these products. To achieve this goal, a research model was developed, originating a study through a quantitative methodology, using a survey. A total of 153 validated answers were collected, which gave rise to a set of data for treatment in IBM® SPSS® Statistics software. The collected data was analysed using several methods - Descriptive Statistics, Reliability and Validation, and finally the Structural Equation Model. Based on the results, not all the hypotheses were confirmed, despite being supported by the literature. However, the confirmed hypotheses are properly supported by the literature and by the solid values obtained with the Structural Equation Model, concluding that Purchase Intention is positively influenced by Attitudes, Perceived Behavioural Control and Environmental Knowledge, and Attitudes are positively influenced by Environmental Knowledge.2023-05-25T09:22:40Z2022-12-19T00:00:00Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37868porSantos, Patrícia Raquel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:12:23Zoai:ria.ua.pt:10773/37868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:04.993068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O consumo de fast fashion tem desencadeado, ao longo dos anos, uma multiplicidade de efeitos sociais e ambientais omnipresentes e prejudiciais. Em contraste, na slow fashion, todo o processo de produção e o produto final são sustentáveis e amigos do ambiente. Atualmente, o comportamento dos consumidores tem sido influenciado pelos problemas ambientais e pela luta para tomar decisões de compra sustentáveis e informadas, vindo esta nova mentalidade de consumo ser reforçada pela pandemia COVID-19. Neste sentido, o presente estudo pretende analisar o comportamento dos consumidores portugueses referente ao consumo de vestuário sustentável, determinando as variáveis que influenciam a intenção de compra destes produtos. Para atingir este objetivo, foi desenvolvido um modelo de investigação, originando um estudo através de uma metodologia quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário. Foram recolhidas 153 respostas, todas elas validadas, que deram origem a um conjunto de dados para tratamento no Software IBM® SPSS® Statistics. Os dados recolhidos foram analisados com recurso a diversos métodos – Estatísticas Descritivas, Confiabilidade e Validação e Modelo de Equações Estruturais. Com base nos resultados obtidos, nem todas as hipóteses em estudo se confirmam, apesar de suportadas pela literatura. No entanto, as hipóteses confirmadas encontram-se devidamente suportadas pela literatura e pelos sólidos valores obtidos com o Modelo de Equações Estruturais, concluindo-se que a Intenção de Compra é positivamente influenciada pelas Atitudes, Controlo Comportamental Percebido e Conhecimento Ambiental e as Atitudes são influenciadas positivamente pelo Conhecimento Ambiental. |
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