Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malta, Joana Raquel Miranda Pacheco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40297
Resumo: A educação é um elemento primordial para o desenvolvimento económico e social, principalmente na integração das crianças e jovens na sociedade e no mercado de trabalho. Esta deve incidir sobre princípios de equidade e justiça para que todos tenham a oportunidade de evoluírem e adquirirem novos conhecimentos, essenciais para uma vida ativa. Nos últimos tempos, a equidade educacional tem adquirido espaço em vários palcos, como é o caso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal a definição de um conceito operacional de equidade que possa monitorizar, a partir do indicador de equidade educacional proposto pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e de uma nova proposta de indicador compósito, as dinâmicas de educação ao nível municipal. Foram realizadas análises de autocorrelação espacial, análises de correlação, uma análise de componentes principais para a criação do indicador compósito de equidade educacional (ICEE) e uma análise comparativa entre os dois indicadores estudados. Conclui-se que os indicadores constituem duas formas distintas de medir a equidade na educação, destacando disparidades acentuadas nas regiões mais a norte e a sul, bem como a relevância de uma definição clara do conceito de equidade.
id RCAP_5090522d4c577c9cf41c8ab53d2a927a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacionalEducaçãoEquidadeMonitorizaçãoAvaliaçãoPolíticas públicas de educaçãoAnálise de componentes principaisA educação é um elemento primordial para o desenvolvimento económico e social, principalmente na integração das crianças e jovens na sociedade e no mercado de trabalho. Esta deve incidir sobre princípios de equidade e justiça para que todos tenham a oportunidade de evoluírem e adquirirem novos conhecimentos, essenciais para uma vida ativa. Nos últimos tempos, a equidade educacional tem adquirido espaço em vários palcos, como é o caso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal a definição de um conceito operacional de equidade que possa monitorizar, a partir do indicador de equidade educacional proposto pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e de uma nova proposta de indicador compósito, as dinâmicas de educação ao nível municipal. Foram realizadas análises de autocorrelação espacial, análises de correlação, uma análise de componentes principais para a criação do indicador compósito de equidade educacional (ICEE) e uma análise comparativa entre os dois indicadores estudados. Conclui-se que os indicadores constituem duas formas distintas de medir a equidade na educação, destacando disparidades acentuadas nas regiões mais a norte e a sul, bem como a relevância de uma definição clara do conceito de equidade.Education is a key element in economic and social development, especially when it comes to integrating children and young people into society and the labour market. It must be based on principles of equity and justice so that everyone has the opportunity to develop and build up knowledge, that is essential for an active life. Recently, educational equity has gained ground on various areas, such as the 2030 Agenda for Sustainable Development. The main objective of this work is to define an operational concept of equity that can monitor the dynamics of education at municipal level, based on the educational equity indicator proposed by the DGEEC and a new proposal for a composite indicator. Spatial autocorrelation analyses, correlation analyses, a principal component analysis were carried out to create the composite indicator of educational equity (ICEE) and a comparative analysis between the two indicators studied were carried out. The conclusion is that the indicators are two different ways of measuring equity in education, highlighting marked disparities in the northern and southern regions, as well as the importance of a clear definition of the concept of equity.2024-01-26T10:23:05Z2023-12-12T00:00:00Z2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40297porMalta, Joana Raquel Miranda Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:59Zoai:ria.ua.pt:10773/40297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:22.624197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional
title Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional
spellingShingle Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional
Malta, Joana Raquel Miranda Pacheco
Educação
Equidade
Monitorização
Avaliação
Políticas públicas de educação
Análise de componentes principais
title_short Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional
title_full Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional
title_fullStr Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional
title_full_unstemmed Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional
title_sort Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional
author Malta, Joana Raquel Miranda Pacheco
author_facet Malta, Joana Raquel Miranda Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malta, Joana Raquel Miranda Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Equidade
Monitorização
Avaliação
Políticas públicas de educação
Análise de componentes principais
topic Educação
Equidade
Monitorização
Avaliação
Políticas públicas de educação
Análise de componentes principais
description A educação é um elemento primordial para o desenvolvimento económico e social, principalmente na integração das crianças e jovens na sociedade e no mercado de trabalho. Esta deve incidir sobre princípios de equidade e justiça para que todos tenham a oportunidade de evoluírem e adquirirem novos conhecimentos, essenciais para uma vida ativa. Nos últimos tempos, a equidade educacional tem adquirido espaço em vários palcos, como é o caso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal a definição de um conceito operacional de equidade que possa monitorizar, a partir do indicador de equidade educacional proposto pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e de uma nova proposta de indicador compósito, as dinâmicas de educação ao nível municipal. Foram realizadas análises de autocorrelação espacial, análises de correlação, uma análise de componentes principais para a criação do indicador compósito de equidade educacional (ICEE) e uma análise comparativa entre os dois indicadores estudados. Conclui-se que os indicadores constituem duas formas distintas de medir a equidade na educação, destacando disparidades acentuadas nas regiões mais a norte e a sul, bem como a relevância de uma definição clara do conceito de equidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T00:00:00Z
2023-12-12
2024-01-26T10:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40297
url http://hdl.handle.net/10773/40297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137753779142656