Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40297 |
Resumo: | A educação é um elemento primordial para o desenvolvimento económico e social, principalmente na integração das crianças e jovens na sociedade e no mercado de trabalho. Esta deve incidir sobre princípios de equidade e justiça para que todos tenham a oportunidade de evoluírem e adquirirem novos conhecimentos, essenciais para uma vida ativa. Nos últimos tempos, a equidade educacional tem adquirido espaço em vários palcos, como é o caso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal a definição de um conceito operacional de equidade que possa monitorizar, a partir do indicador de equidade educacional proposto pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e de uma nova proposta de indicador compósito, as dinâmicas de educação ao nível municipal. Foram realizadas análises de autocorrelação espacial, análises de correlação, uma análise de componentes principais para a criação do indicador compósito de equidade educacional (ICEE) e uma análise comparativa entre os dois indicadores estudados. Conclui-se que os indicadores constituem duas formas distintas de medir a equidade na educação, destacando disparidades acentuadas nas regiões mais a norte e a sul, bem como a relevância de uma definição clara do conceito de equidade. |
id |
RCAP_5090522d4c577c9cf41c8ab53d2a927a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/40297 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacionalEducaçãoEquidadeMonitorizaçãoAvaliaçãoPolíticas públicas de educaçãoAnálise de componentes principaisA educação é um elemento primordial para o desenvolvimento económico e social, principalmente na integração das crianças e jovens na sociedade e no mercado de trabalho. Esta deve incidir sobre princípios de equidade e justiça para que todos tenham a oportunidade de evoluírem e adquirirem novos conhecimentos, essenciais para uma vida ativa. Nos últimos tempos, a equidade educacional tem adquirido espaço em vários palcos, como é o caso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal a definição de um conceito operacional de equidade que possa monitorizar, a partir do indicador de equidade educacional proposto pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e de uma nova proposta de indicador compósito, as dinâmicas de educação ao nível municipal. Foram realizadas análises de autocorrelação espacial, análises de correlação, uma análise de componentes principais para a criação do indicador compósito de equidade educacional (ICEE) e uma análise comparativa entre os dois indicadores estudados. Conclui-se que os indicadores constituem duas formas distintas de medir a equidade na educação, destacando disparidades acentuadas nas regiões mais a norte e a sul, bem como a relevância de uma definição clara do conceito de equidade.Education is a key element in economic and social development, especially when it comes to integrating children and young people into society and the labour market. It must be based on principles of equity and justice so that everyone has the opportunity to develop and build up knowledge, that is essential for an active life. Recently, educational equity has gained ground on various areas, such as the 2030 Agenda for Sustainable Development. The main objective of this work is to define an operational concept of equity that can monitor the dynamics of education at municipal level, based on the educational equity indicator proposed by the DGEEC and a new proposal for a composite indicator. Spatial autocorrelation analyses, correlation analyses, a principal component analysis were carried out to create the composite indicator of educational equity (ICEE) and a comparative analysis between the two indicators studied were carried out. The conclusion is that the indicators are two different ways of measuring equity in education, highlighting marked disparities in the northern and southern regions, as well as the importance of a clear definition of the concept of equity.2024-01-26T10:23:05Z2023-12-12T00:00:00Z2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40297porMalta, Joana Raquel Miranda Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:59Zoai:ria.ua.pt:10773/40297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:22.624197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional |
title |
Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional |
spellingShingle |
Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional Malta, Joana Raquel Miranda Pacheco Educação Equidade Monitorização Avaliação Políticas públicas de educação Análise de componentes principais |
title_short |
Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional |
title_full |
Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional |
title_fullStr |
Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional |
title_full_unstemmed |
Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional |
title_sort |
Monitorização e avaliação do indicador de equidade educacional |
author |
Malta, Joana Raquel Miranda Pacheco |
author_facet |
Malta, Joana Raquel Miranda Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malta, Joana Raquel Miranda Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Equidade Monitorização Avaliação Políticas públicas de educação Análise de componentes principais |
topic |
Educação Equidade Monitorização Avaliação Políticas públicas de educação Análise de componentes principais |
description |
A educação é um elemento primordial para o desenvolvimento económico e social, principalmente na integração das crianças e jovens na sociedade e no mercado de trabalho. Esta deve incidir sobre princípios de equidade e justiça para que todos tenham a oportunidade de evoluírem e adquirirem novos conhecimentos, essenciais para uma vida ativa. Nos últimos tempos, a equidade educacional tem adquirido espaço em vários palcos, como é o caso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O presente trabalho tem como objetivo principal a definição de um conceito operacional de equidade que possa monitorizar, a partir do indicador de equidade educacional proposto pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e de uma nova proposta de indicador compósito, as dinâmicas de educação ao nível municipal. Foram realizadas análises de autocorrelação espacial, análises de correlação, uma análise de componentes principais para a criação do indicador compósito de equidade educacional (ICEE) e uma análise comparativa entre os dois indicadores estudados. Conclui-se que os indicadores constituem duas formas distintas de medir a equidade na educação, destacando disparidades acentuadas nas regiões mais a norte e a sul, bem como a relevância de uma definição clara do conceito de equidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12T00:00:00Z 2023-12-12 2024-01-26T10:23:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/40297 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/40297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137753779142656 |