Neuromarketing aplicado ao estudo da relação entre o marketing sensorial e a satisfação do consumidor no e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ana Filipa Santos dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15976
Resumo: O e-commerce tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos anos e tem conquistado cada vez mais utilizadores. A presente dissertação de mestrado estuda a relação existente entre o estímulo dos cinco sentidos e a satisfação do consumidor num e-commerce, uma vez que e é imperativo criar no online uma experiência que seja tão única, dinâmica e emocionalmente gratificante como uma experiência offline. Isto é não só uma melhoria para o consumidor mas também uma vantagem diferencial relativamente à concorrência. A investigação foi conduzida por meia de um estudo exploratório e visava perceber a existência de uma relação entre o marketing sensorial e a satisfação do consumidor num e-commerce através do estudo das respostas eletrodérmicas da pele realizado em laboratório na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Os estímulos aconteceram através de imagem, vídeo, texto e som em websites previamente selecionados e, o pretendido era a associação de imagem ou texto ao sentido do tato, paladar e olfato. Neste estudo participaram 18 voluntários, 9 homem e 9 mulheres. A principal conclusão do estudo foi que existem, de facto, respostas a estímulos sensoriais num website e-commerce, no entanto, não foi possível comprovar que todos os estímulos influenciam positivamente a satisfação do consumidor durante a experiência online. Existe uma relação entre o estímulo da visão e o estímulo da audição e a satisfação do consumidor mas o mesmo não se verificou relativamente aos restantes sentidos.
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