Criando laços : intervir em famílias de crianças com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria João Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1087
Resumo: Este trabalho consiste no relatório final do projecto que desenvolvemos partindo de um problema, já estudado no campo teórico, e por nós vivenciado enquanto docentes de Educação Especial: as necessidades das famílias de crianças com deficiência. Sustentado na revisão bibliográfica, o primeiro capítulo mostrará como, face às necessidades específicas sentidas por estas famílias, se verifica a tendência para que se isolem da vida comunitária. Por outro lado, muitas destas famílias sentem-se incapazes de ser compreendidas por pessoas que não estejam a viver uma realidade idêntica à sua. Por estes motivos, o objectivo mais lato deste projecto consistiu em criar laços sociais entre estas famílias. Partindo da realidade do concelho de Condeixa-a-Nova, onde trabalhamos, o projecto envolveu dez famílias de crianças com deficiência. Utilizando a investigação-participativa como metodologia e a entrevista e o focus group como técnicas de investigação, procurámos que estas famílias fossem capazes de reflectir sobre as suas próprias vidas, levando-as a expressar necessidades, a reconhecer forças e a procurar soluções para as necessidades identificadas numa perspectiva de empowerment. De todo este processo será dado conta no trabalho que aqui se apresenta. ABSTRACT: This work constitutes the final report of the project we developed based on a problem previously studied in the theoretical field and one which we experience as Special Education teachers: the needs of families with children with disabilities. Sustained on literature review, the first chapter will show how these families, given their specific needs, tend to isolate themselves from life within the community. Moreover, many of these families feel unable to be understood by people who are not experiencing a situation such as their own. Thus, the broad goal of the project was to create social ties amongst these families. Our project involved ten families with children with disabilities from the Condeixa-a-Nova area where we work. Using participatory research methodology, and interview and focus group research techniques, we sought to enable these families to reflect on their own lives, leading them to express their needs, recognize strengths and find solutions for the identified needs in an empowerment perspective. This whole process will be accounted in the work presented here.
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