Impactos do Programa ACT na coparentalidade e no comportamento da criança
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226806 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021. |
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Impactos do Programa ACT na coparentalidade e no comportamento da criançaPsicologiaPsicologia infantilPais e filhosRelações familiaresTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.O objetivo deste estudo foi analisar os impactos do Programa ACT na coparentalidade de pais e no comportamento de crianças de dois a oito anos, em famílias biparentais heteroafetivas. O ACT é um programa de treinamento parental universal, destinado a pais, mães e cuidadores de crianças entre zero e oito anos. O Programa atua na promoção da parentalidade positiva e tem como foco a redução da violência contra a criança no âmbito familiar. Pesquisas científicas evidenciam a eficácia da intervenção na melhoria das práticas educativas parentais e na redução de problemas comportamentais dos filhos. A coparentalidade, que se refere ao envolvimento conjunto e recíproco de ambos os pais nos cuidados e na educação da criança, ainda não foi explorada no contexto do Programa ACT. Devido à importância da relação coparental para o desenvolvimento infantil, sustentada pela literatura científica, na presente tese esse construto foi escolhido como fenômeno central. Com base na perspectiva sistêmica, a parentalidade e a conjugalidade, consideradas variáveis que também influenciam o desenvolvimento infantil, compuseram parte da pesquisa. Este estudo caracteriza-se como explicativo e apresenta abordagem mista, dividindo-se em duas etapas: etapa 1: quantitativa e etapa 2: qualitativa. A etapa 1 constituiu-se de um estudo randomizado-controlado com grupo de controle de lista de espera. Grupos de intervenção do ACT foram implementados em uma cidade no Sul do Brasil, compondo uma amostra de 50 pais (48 mulheres e dois homens). O objetivo da etapa 1 foi verificar a eficácia do Programa na melhoria da relação coparental dos pais, na redução de problemas de comportamento e no aumento dos comportamentos pró-sociais da criança, em famílias biparentais heteroafetivas. Os dados foram analisados por meio de modelagem de equação estrutural simples. De acordo com o modelo resultante, verificou-se o impacto positivo direto do Programa na coparentalidade e na redução de problemas comportamentais das crianças. Porém, não foram verificados impactos significativos nos comportamentos pró-sociais da criança tanto pela participação dos pais no ACT quanto pelo efeito mediador da coparentalidade. O objetivo da etapa 2, qualitativa, foi compreender as repercussões do Programa ACT na parentalidade, na coparentalidade, na relação conjugal e no comportamento infantil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três casais heteroafetivos que participaram da intervenção. A análise categorial temática indicou repercussões positivas do ACT na coparentalidade, na parentalidade, no comportamento da criança e na dinâmica familiar como um todo. Os resultados desta pesquisa reforçam que programas de treinamento parental são eficazes para a melhoria da parentalidade e para a redução de problemas de comportamento infantil. Como principais contribuições, observou-se que a coparentalidade também é afetada positivamente pelo Programa ACT, mesmo quando há participação de apenas um dos pais. O efeito limitado da intervenção nos comportamentos pró-sociais da criança e o baixo efeito mediador da coparentalidade no comportamento infantil não são conclusivos, e foram discutidos com suporte em outras pesquisas. Além disso, a participação da dupla coparental no Programa parece repercutir favoravelmente na dinâmica familiar e na rede de apoio da família, potencializando a aplicação do conhecimento adquirido. Esses resultados legitimam o Programa ACT como um importante mecanismo de proteção do desenvolvimento infantil.Abstract: The objective of this study was to analyze the impacts of the ACT Program on the coparenting of parents and on the behavior of children aged two to eight years old, two-parent heteroaffective families. ACT is a universal parental training program, aimed at parents, mothers and caregivers of children ages zero to eight. The Program promotes positive parenting and focuses on reducing violence against children within the families. Scientific research shows the effectiveness of the intervention in improving parental educational practices and in reducing behavioral problems of children. Coparenting, which refers to the joint and reciprocal involvement of both parents in the care and education of the child, has not yet been explored in the context of the ACT Program. Due to the importance of the coparental relationship for child development, supported by scientific literature, in this thesis, this concept was chosen as a central phenomenon. Based on the systemic perspective, parenting and conjugality, considered variables that also influence child development, were part of the research. This study is characterized as explanatory and presents a mixed approach, divided into two stages: stage 1: quantitative and stage 2: qualitative. Stage 1 consisted of a randomized-controlled study with a waiting list control group. ACT intervention groups were implemented in a city in southern Brazil, comprising a sample of 50 parents (48 women and two men). The objective of step 1 was to verify the Program's effectiveness in improving parents' coparental relationship, in reducing behavioral problems and in increasing the child's prosocial behaviors in two-parent heteroaffective families. The data was analyzed using simple structural equation modeling. According to the resulting model, the Program had a positive impact on coparenting and reducing children's behavioral problems. However, there was no significant impact on the child's prosocial behavior, if considered both the parents' participation in the ACT or the mediating effect of coparenting. The objective of stage 2, qualitative, was to understand the repercussions of the ACT Program on parenting, coparenting, marital relationships and child behavior. Semi-structured interviews were conducted with three hetero-affective couples who participated in the intervention. Thematic categorical analysis indicated positive repercussions of the ACT Program on coparenting, parenting, child behavior, family dynamics and in family dynamics as a whole. The results of this research reinforce that parental training programs are effective in improving parenting skills and in reducing child behavior problems. It was observed that coparenting is also positively affected by the ACT Program, even when only one parent participates. The limited effect of the intervention on the child's prosocial behaviors and the low mediating effect of coparenting on children's behavior are not conclusive, and have been discussed with support in other research. In addition, the participation of the coparental couple in the Program seems to have a favorable impact on the family dynamics and and in the family support network, enhancing the application of the acquired knowledge. These results legitimize the ACT Program as an important mechanism for protecting child development.Crepaldi, Maria AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaFiorini, Milena Carolina2021-08-23T14:03:21Z2021-08-23T14:03:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis144 p.| il., tabs.application/pdf372654https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226806porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:03:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226806Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:03:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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