Princípios dialógicos nos websites e perfis de Instagram: o caso dos construtores do campeonato mundial de Fórmula 1 em 2021 e 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa Zulmira Silva Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24625
Resumo: Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento da utilização das tecnologias digitais, nomeadamente em novas formas de comunicar online, o que levou a que as organizações se tivessem de adaptar e melhorar cada vez mais a forma de comunicar com o público. O mesmo se aplica à Fórmula 1, que devido ao ressurgimento do interesse do público pelo desporto nos últimos anos, levou-nos a optar por centrar o estudo neste tema, nomeadamente nos websites e perfis de Instagram dos dez Construtores do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Assim, de forma a delinear o estudo, definiu-se como objetivo geral desta dissertação avaliar qual o grau de adoção dos princípios dialógicos nos websites e nos perfis de Instagram dos Construtores do Campeonato Mundial de Fórmula 1, e com os seguintes cinco objetivos específicos:1) Analisar o grau de adoção dos princípios dialógicos nos websites e perfis de Instagram dos dez Construtores; 2) Identificação de diferenças na adoção dos princípios dialógicos nos websites e perfis de Instagram de cada Construtor; 3) Adoção de funcionalidades disponíveis no Instagram para interagir com os públicos; 4) Verificar se existe predominância na adoção de algum princípio dialógico, nos websites e perfis de Instagram; 5) Analisar a relação entre a adoção dos princípios dialógicos e o número de seguidores no Instagram. Posto isto, de forma a avaliar os objetivos propostos, optou-se por utilizar uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, com os dados a serem recolhidos e analisados através de grelhas de análise construídas a partir da revisão da literatura. Os resultados deste estudo mostram que apesar da adoção ser feita, ainda há espaço para melhorar a adoção dos princípios dialógicos de forma a potenciar a comunicação entre os Construtores e os públicos.
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