Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2065 |
Resumo: | A cultura é uma das maiores motivações dos turistas quando estes decidem visitar um destino. A oferta presente no turismo cultural é bastante diversificada, pelo que cada vez mais se tem subdivido em diferentes categorias. Embora seja ainda prematuro em Portugal, o turismo literário constitui um nicho de turismo com capacidade de exploração, não só devido aos escritores portugueses de renome, mas também porque os lugares por onde passaram, e nos quais se inspiraram, constituem elementos patrimoniais únicos. Assim sendo, a presente investigação pretende abordar os conceitos de turismo cultural e turismo literário, assim como a sua ligação ao digital. Posteriormente, como caso de estudo, é explorado o escritor português, Fernando Pessoa, e os lugares literários marcantes na sua terra natal, Lisboa, que podem ser combinados e apresentados num itinerário digital. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing (digital) e para o turismo numa vertente literária. |
id |
RCAP_50b03de0b6d66bde7b04f4287c51bd5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2065 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando PessoaLiterature and tourism in digital: Lisbon and Fernando PessoaTurismo literárioFernando Pessoamarketing digitalcomunicaçãoA cultura é uma das maiores motivações dos turistas quando estes decidem visitar um destino. A oferta presente no turismo cultural é bastante diversificada, pelo que cada vez mais se tem subdivido em diferentes categorias. Embora seja ainda prematuro em Portugal, o turismo literário constitui um nicho de turismo com capacidade de exploração, não só devido aos escritores portugueses de renome, mas também porque os lugares por onde passaram, e nos quais se inspiraram, constituem elementos patrimoniais únicos. Assim sendo, a presente investigação pretende abordar os conceitos de turismo cultural e turismo literário, assim como a sua ligação ao digital. Posteriormente, como caso de estudo, é explorado o escritor português, Fernando Pessoa, e os lugares literários marcantes na sua terra natal, Lisboa, que podem ser combinados e apresentados num itinerário digital. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing (digital) e para o turismo numa vertente literária.2021-01-05T15:38:36Z2021-01-05T15:38:36Z2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/2065oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2065porhttps://doi.org/Sousa, B. B. & Anjo, A. M. (2020). Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa. Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies, vol. 7, n. 2, 2020, pp. 185-201, https://doi.org/10.21814/rlec.2574http://hdl.handle.net/11110/2065Sousa, BrunoAnjo, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:22Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:20.088723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa Literature and tourism in digital: Lisbon and Fernando Pessoa |
title |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
spellingShingle |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa Sousa, Bruno Turismo literário Fernando Pessoa marketing digital comunicação |
title_short |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
title_full |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
title_fullStr |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
title_full_unstemmed |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
title_sort |
Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa |
author |
Sousa, Bruno |
author_facet |
Sousa, Bruno Anjo, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Anjo, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bruno Anjo, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo literário Fernando Pessoa marketing digital comunicação |
topic |
Turismo literário Fernando Pessoa marketing digital comunicação |
description |
A cultura é uma das maiores motivações dos turistas quando estes decidem visitar um destino. A oferta presente no turismo cultural é bastante diversificada, pelo que cada vez mais se tem subdivido em diferentes categorias. Embora seja ainda prematuro em Portugal, o turismo literário constitui um nicho de turismo com capacidade de exploração, não só devido aos escritores portugueses de renome, mas também porque os lugares por onde passaram, e nos quais se inspiraram, constituem elementos patrimoniais únicos. Assim sendo, a presente investigação pretende abordar os conceitos de turismo cultural e turismo literário, assim como a sua ligação ao digital. Posteriormente, como caso de estudo, é explorado o escritor português, Fernando Pessoa, e os lugares literários marcantes na sua terra natal, Lisboa, que podem ser combinados e apresentados num itinerário digital. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing (digital) e para o turismo numa vertente literária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:00:00Z 2021-01-05T15:38:36Z 2021-01-05T15:38:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2065 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2065 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2065 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://doi.org/Sousa, B. B. & Anjo, A. M. (2020). Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa. Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies, vol. 7, n. 2, 2020, pp. 185-201, https://doi.org/10.21814/rlec.2574 http://hdl.handle.net/11110/2065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129894083362816 |