A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Sara I. M.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9593
Resumo: O tema deste projeto incide num estudo de caso da empresa Papo d’Anjo – Kids Clothing, Shoes & Accessories. Focamo-nos na sua internacionalização via comércio eletrónico por forma a analisar as vantagens e desvantagens desta estratégia e os impactos que a gestão da empresa sofreu face às alterações recorrentes. Para abordar o caso efetuou-se uma revisão de literatura sobre o tema, onde foi possível obter informação sobre (1) quais os modelos e teorias de internacionalização mais adequados a este tipo de empresas, (2) diferentes implicações que o comércio eletrónico pode ter na internacionalização das pequenas e médias empresas e (3) um caso de sucesso onde a internacionalização, que incluiu a adoção do comércio eletrónico, se revelou um sucesso – caso da Zara. Posteriormente, confrontaram-se os dados provenientes da Papo d’Anjo, através de entrevistas, com a informação obtida na teoria, de modo a encontrar similidades e diferenças, analisando assim os pontos fortes e fracos da estratégia definida. A realização do estudo permitiu obter os seguintes resultados: 1) o comércio eletrónico contribui positivamente para a internacionalização de pequenas e médias empresas, uma vez que se traduz num aumento exponencial das vendas para várias partes do mundo de forma rápida; 2) a sua adoção requer recursos humanos qualificados, existência de parcerias e redes nos mercados de destino, comprometimento aprofundado da gestão com os objetivos da empresa, gestão eficiente de merchandising, possuir um sistema de informação e controlo de gestão aprofundado e notoriedade da marca para completar um processo de internacionalização com êxito.
id RCAP_50b245dcfba1ccd704aad5451f6a0dc6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjoComércio eletrónico -- E-commerceInternacionalizaçãoLogísticaPME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium EnterprisesInternationalizationLogisticsO tema deste projeto incide num estudo de caso da empresa Papo d’Anjo – Kids Clothing, Shoes & Accessories. Focamo-nos na sua internacionalização via comércio eletrónico por forma a analisar as vantagens e desvantagens desta estratégia e os impactos que a gestão da empresa sofreu face às alterações recorrentes. Para abordar o caso efetuou-se uma revisão de literatura sobre o tema, onde foi possível obter informação sobre (1) quais os modelos e teorias de internacionalização mais adequados a este tipo de empresas, (2) diferentes implicações que o comércio eletrónico pode ter na internacionalização das pequenas e médias empresas e (3) um caso de sucesso onde a internacionalização, que incluiu a adoção do comércio eletrónico, se revelou um sucesso – caso da Zara. Posteriormente, confrontaram-se os dados provenientes da Papo d’Anjo, através de entrevistas, com a informação obtida na teoria, de modo a encontrar similidades e diferenças, analisando assim os pontos fortes e fracos da estratégia definida. A realização do estudo permitiu obter os seguintes resultados: 1) o comércio eletrónico contribui positivamente para a internacionalização de pequenas e médias empresas, uma vez que se traduz num aumento exponencial das vendas para várias partes do mundo de forma rápida; 2) a sua adoção requer recursos humanos qualificados, existência de parcerias e redes nos mercados de destino, comprometimento aprofundado da gestão com os objetivos da empresa, gestão eficiente de merchandising, possuir um sistema de informação e controlo de gestão aprofundado e notoriedade da marca para completar um processo de internacionalização com êxito.This project focuses on a case study of the company Papo d'Anjo - Kids Clothing, Shoes & Accessories. We focus on its internationalization through e-commerce; by analyzing the advantages and disadvantages of this strategy and the impact they had on the managerial decisions when faced with this changes. To address the case, we performed a literature review on the topic, where it was possible to obtain information on (1) which models and theories of internationalization are more suited to this type of business, (2) the different implications that e-commerce may have on the internationalization of small and medium enterprises and on (3) Zara’s case study, where internationalization, which included the adoption of e-commerce, proved a success. Later, we confront the data obtained at Papo d'Anjo, through interviews, with the information obtained in the theory in order to find similarities and differences, thus analyzing the strengths and weaknesses of the strategy. The proposed study yielded the following results: 1) e-commerce contributes positively to the internationalization of small and medium enterprises, since it translates into exponential increase in sales to various parts of the world quickly, 2) their adoption requires qualified human resources, the existence of networks and partnerships in destination markets, a depth of management commitment to the goals of the company, an effective merchandising management, the presence of information systems and a deep management control along with renown to complete an internationalization process successfully .2015-08-06T09:37:57Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9593TID:201034425porCoelho, Sara I. M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:23:39Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:48.438539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjo
title A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjo
spellingShingle A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjo
Coelho, Sara I. M.
Comércio eletrónico -- E-commerce
Internacionalização
Logística
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Internationalization
Logistics
title_short A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjo
title_full A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjo
title_fullStr A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjo
title_full_unstemmed A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjo
title_sort A influência do comércio eletrónico para a internacionalização da empresa Papo d’anjo
author Coelho, Sara I. M.
author_facet Coelho, Sara I. M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Sara I. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico -- E-commerce
Internacionalização
Logística
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Internationalization
Logistics
topic Comércio eletrónico -- E-commerce
Internacionalização
Logística
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Internationalization
Logistics
description O tema deste projeto incide num estudo de caso da empresa Papo d’Anjo – Kids Clothing, Shoes & Accessories. Focamo-nos na sua internacionalização via comércio eletrónico por forma a analisar as vantagens e desvantagens desta estratégia e os impactos que a gestão da empresa sofreu face às alterações recorrentes. Para abordar o caso efetuou-se uma revisão de literatura sobre o tema, onde foi possível obter informação sobre (1) quais os modelos e teorias de internacionalização mais adequados a este tipo de empresas, (2) diferentes implicações que o comércio eletrónico pode ter na internacionalização das pequenas e médias empresas e (3) um caso de sucesso onde a internacionalização, que incluiu a adoção do comércio eletrónico, se revelou um sucesso – caso da Zara. Posteriormente, confrontaram-se os dados provenientes da Papo d’Anjo, através de entrevistas, com a informação obtida na teoria, de modo a encontrar similidades e diferenças, analisando assim os pontos fortes e fracos da estratégia definida. A realização do estudo permitiu obter os seguintes resultados: 1) o comércio eletrónico contribui positivamente para a internacionalização de pequenas e médias empresas, uma vez que se traduz num aumento exponencial das vendas para várias partes do mundo de forma rápida; 2) a sua adoção requer recursos humanos qualificados, existência de parcerias e redes nos mercados de destino, comprometimento aprofundado da gestão com os objetivos da empresa, gestão eficiente de merchandising, possuir um sistema de informação e controlo de gestão aprofundado e notoriedade da marca para completar um processo de internacionalização com êxito.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-10
2015-08-06T09:37:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/9593
TID:201034425
url http://hdl.handle.net/10071/9593
identifier_str_mv TID:201034425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134662031835136