Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Joana Margarida Serras Pimenta
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/31084
Resumo: Esta tese de mestrado tem como objetivo avaliar possivel abertura de uma loja de ótica online e desenvolver um plano de ação para essa implementação. Para atingir esse objetivo, foi efetuada uma análise externa macro e micro, uma análise interna à empresa, bem como uma análise competitiva, tendo sido ainda realizado um inquérito a duas amostras: clientes da Óptica Vistissom II e potenciais clientes. Esta pesquisa focou especificamente o comércio online, procurou-se determinar se o mercado ótico no e-commerce é escasso devido à tipologia dos produtos comercializados ou se, os clientes atuais e potências têm moderada confiança na aceitação global do mundo digital, incluindo o e-commerce. O estudo revelou haver um forte potencial de obtenção de clientes do público em geral, continuado assim os clientes Vistissom II Lda. a preferirem o espaço físico bem como o atendimento personalizado. Este estudo pretende contribuir para a compreensão do potencial do comércio eletrónico no mercado da ótica, especificamente para microempresas, demonstrando que a adoção do e-commerce pode ser uma oportunidade valiosa para alcançar um público mais amplo e diversificado. Ao abraçar o modelo de negócio híbrido, a empresa reconhece a importância do contato físico, ao mesmo tempo em que aproveita as oportunidades e desafios proporcionados pelo ambiente digital. Com isso, a ótica posiciona-se para enfrentar o futuro com inovação, relevância e excelência no atendimento ao cliente.
id RCAP_6871362c22afc06f403ff874454c8094
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.Comércio eletrónico -- E-commerceOmnicanalPME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium EnterprisesOmnichannelEsta tese de mestrado tem como objetivo avaliar possivel abertura de uma loja de ótica online e desenvolver um plano de ação para essa implementação. Para atingir esse objetivo, foi efetuada uma análise externa macro e micro, uma análise interna à empresa, bem como uma análise competitiva, tendo sido ainda realizado um inquérito a duas amostras: clientes da Óptica Vistissom II e potenciais clientes. Esta pesquisa focou especificamente o comércio online, procurou-se determinar se o mercado ótico no e-commerce é escasso devido à tipologia dos produtos comercializados ou se, os clientes atuais e potências têm moderada confiança na aceitação global do mundo digital, incluindo o e-commerce. O estudo revelou haver um forte potencial de obtenção de clientes do público em geral, continuado assim os clientes Vistissom II Lda. a preferirem o espaço físico bem como o atendimento personalizado. Este estudo pretende contribuir para a compreensão do potencial do comércio eletrónico no mercado da ótica, especificamente para microempresas, demonstrando que a adoção do e-commerce pode ser uma oportunidade valiosa para alcançar um público mais amplo e diversificado. Ao abraçar o modelo de negócio híbrido, a empresa reconhece a importância do contato físico, ao mesmo tempo em que aproveita as oportunidades e desafios proporcionados pelo ambiente digital. Com isso, a ótica posiciona-se para enfrentar o futuro com inovação, relevância e excelência no atendimento ao cliente.This master's thesis aims to evaluate the possible opening of an online optical store and develop an action plan for this implementation. To achieve this objective, an external macro and micro analysis was carried out, an kinternal analysis of the company, as well as a competitive analysis, and a survey was also carried out on two samples: customers of Óptica Vistissom II and potential customers. This research focused specifically on online commerce, trying to determine whether the optical market in e-commerce is scarce due to the type of products sold or whether current and potential customers have moderate confidence in the global acceptance of the digital world, including e-commerce. commerce. The study revealed that there is a strong potential for attracting customers from the general public, with Vistissom II Lda. customers continuing to prefer the physical space as well as personalized service. This study aims to contribute to the understanding of the potential of electronic commerce in the optics market, specifically for micro-enterprises, demonstrating that the adoption of e-commerce can be a valuable opportunity to reach a wider and more diverse audience. By embracing the hybrid business model, the company recognizes the importance of physical contact, while taking advantage of the opportunities and challenges provided by the digital environment. With this, the optics is positioned to face the future with innovation, relevance and excellence in customer service.2024-02-19T16:23:13Z2023-10-04T00:00:00Z2023-10-042023-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/31084TID:203511271porClemente, Joana Margarida Serras Pimentainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:19:41Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:23.938511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.
title Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.
spellingShingle Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.
Clemente, Joana Margarida Serras Pimenta
Comércio eletrónico -- E-commerce
Omnicanal
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Omnichannel
title_short Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.
title_full Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.
title_fullStr Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.
title_full_unstemmed Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.
title_sort Proposta de implementação da loja online da Óptica Vistissom II Lda.
author Clemente, Joana Margarida Serras Pimenta
author_facet Clemente, Joana Margarida Serras Pimenta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Joana Margarida Serras Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico -- E-commerce
Omnicanal
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Omnichannel
topic Comércio eletrónico -- E-commerce
Omnicanal
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Omnichannel
description Esta tese de mestrado tem como objetivo avaliar possivel abertura de uma loja de ótica online e desenvolver um plano de ação para essa implementação. Para atingir esse objetivo, foi efetuada uma análise externa macro e micro, uma análise interna à empresa, bem como uma análise competitiva, tendo sido ainda realizado um inquérito a duas amostras: clientes da Óptica Vistissom II e potenciais clientes. Esta pesquisa focou especificamente o comércio online, procurou-se determinar se o mercado ótico no e-commerce é escasso devido à tipologia dos produtos comercializados ou se, os clientes atuais e potências têm moderada confiança na aceitação global do mundo digital, incluindo o e-commerce. O estudo revelou haver um forte potencial de obtenção de clientes do público em geral, continuado assim os clientes Vistissom II Lda. a preferirem o espaço físico bem como o atendimento personalizado. Este estudo pretende contribuir para a compreensão do potencial do comércio eletrónico no mercado da ótica, especificamente para microempresas, demonstrando que a adoção do e-commerce pode ser uma oportunidade valiosa para alcançar um público mais amplo e diversificado. Ao abraçar o modelo de negócio híbrido, a empresa reconhece a importância do contato físico, ao mesmo tempo em que aproveita as oportunidades e desafios proporcionados pelo ambiente digital. Com isso, a ótica posiciona-se para enfrentar o futuro com inovação, relevância e excelência no atendimento ao cliente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04T00:00:00Z
2023-10-04
2023-07
2024-02-19T16:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/31084
TID:203511271
url http://hdl.handle.net/10071/31084
identifier_str_mv TID:203511271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137764087693312