As enzimas no quotidiano: contextos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3814 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se divulgar um conjunto de actividades sobre o tema “Fermentação e Actividade Enzimática”, desenvolvidas na disciplina de Biologia do 12ºano de escolaridade do Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias. Procurou-se demonstrar as vantagens da utilização do Jogo como oportunidade educativa de motivação e aprendizagem, através de actividades de Role-play, especialmente aplicadas ao trabalho prático de cariz experimental, no ensino das Ciências, uma área pouco explorada e pouco utilizada nas escolas portuguesas. As actividades desenvolvidas com os alunos foram alicerçadas em quatro etapas: “Biotecnologia: passado, presente e futuro…” –um trabalho de pesquisa inicial sobre os marcos históricos da Biotecnologia, mostrando acontecimentos importantes da ciência e tecnologia e os progressos biotecnológicos desenvolvidos a partir deles nas áreas de medicina, alimentação, agricultura, ambiente, energia e reciclagem. “Enzimas: processos tradicionais” – uma actividade laboratorial, com recurso a V de Gowin, sobre um processo tradicional de produção de queijo, que permitiu aos alunos desenvolver algumas competências procedimentais de trabalho laboratorial. “Papel das enzimas em alimentos do dia-a-dia” – uma actividade de Role-play sobre a importância das enzimas em alimentos e produtos alimentares que usamos diariamente. Os alunos foram divididos em grupos de trabalho, simulando equipas de investigação empresarial às quais foram colocadas duas questões-problema diferentes. Os alunos conduziram todas as fases da investigação, desde a preparação e desenvolvimento das actividades experimentais até à apresentação das conclusões em debate. Jogo das enzimas -um jogo de tabuleiro onde os jogadores são confrontadoscom vários factores envolvidos na produção comercial de enzimas e suasaplicações. Os resultados obtidos sugerem que esta proposta metodológica inovadora, que pode ser usada em interdisciplinaridade, contribuiu para o desenvolvimento de competências a vários níveis, conceptual, procedimental eatitudinal. Além disso, permitiram motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências, centrando-os no desenvolvimento do trabalho prático e ajudando-osa desenvolver uma maior autonomia no trabalho laboratorial. Embora o balanço final seja muito positivo, o reduzido número de alunos envolvidos condicionam quaisquer generalizações que dele se possam fazermas os resultados obtidos forneceminformação válida para um eventual estudo futuro. |
id |
RCAP_50bfe30bd38aff6562bda026d5959ba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/3814 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As enzimas no quotidiano: contextos de aprendizagemEnsino das ciênciasBiotecnologia - Ensino secundárioEnzimasAprendizagem pela acçãoJogos educativosInovação educativaO presente trabalho propõe-se divulgar um conjunto de actividades sobre o tema “Fermentação e Actividade Enzimática”, desenvolvidas na disciplina de Biologia do 12ºano de escolaridade do Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias. Procurou-se demonstrar as vantagens da utilização do Jogo como oportunidade educativa de motivação e aprendizagem, através de actividades de Role-play, especialmente aplicadas ao trabalho prático de cariz experimental, no ensino das Ciências, uma área pouco explorada e pouco utilizada nas escolas portuguesas. As actividades desenvolvidas com os alunos foram alicerçadas em quatro etapas: “Biotecnologia: passado, presente e futuro…” –um trabalho de pesquisa inicial sobre os marcos históricos da Biotecnologia, mostrando acontecimentos importantes da ciência e tecnologia e os progressos biotecnológicos desenvolvidos a partir deles nas áreas de medicina, alimentação, agricultura, ambiente, energia e reciclagem. “Enzimas: processos tradicionais” – uma actividade laboratorial, com recurso a V de Gowin, sobre um processo tradicional de produção de queijo, que permitiu aos alunos desenvolver algumas competências procedimentais de trabalho laboratorial. “Papel das enzimas em alimentos do dia-a-dia” – uma actividade de Role-play sobre a importância das enzimas em alimentos e produtos alimentares que usamos diariamente. Os alunos foram divididos em grupos de trabalho, simulando equipas de investigação empresarial às quais foram colocadas duas questões-problema diferentes. Os alunos conduziram todas as fases da investigação, desde a preparação e desenvolvimento das actividades experimentais até à apresentação das conclusões em debate. Jogo das enzimas -um jogo de tabuleiro onde os jogadores são confrontadoscom vários factores envolvidos na produção comercial de enzimas e suasaplicações. Os resultados obtidos sugerem que esta proposta metodológica inovadora, que pode ser usada em interdisciplinaridade, contribuiu para o desenvolvimento de competências a vários níveis, conceptual, procedimental eatitudinal. Além disso, permitiram motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências, centrando-os no desenvolvimento do trabalho prático e ajudando-osa desenvolver uma maior autonomia no trabalho laboratorial. Embora o balanço final seja muito positivo, o reduzido número de alunos envolvidos condicionam quaisquer generalizações que dele se possam fazermas os resultados obtidos forneceminformação válida para um eventual estudo futuro.The work here described has the purpose to publish some activities about “Fermentation and Enzyme’s activity”, developed for Biology, a subject of the 12th grade on Science and Technology Course, on High School. The study focused on the influence of the game – in the larger meaning – and Role-play as educational opportunities of learning through motivation, especially when applied to practical laboratorial work, an area of little research work in Portuguese schools. The activities developed with students were grounded in four steps: - “Biotechnology: past, present and future…” – an initial research work about the historical landmarks of Biotechnology, showing important discoveries of science and technology and the biotechnological progress developed upon them in several areassuch as medicine, food, agriculture, environment, energy and recycling. - “Enzymes in traditional process” – a laboratorial activity about traditional cheese making, using the Vee Gowin, where students developed some skills on science lab work. - “Role of food enzymes in everyday life” – a Role-Play activity about the importance of enzymes in food and other product we use daily. Students were divided in groups, simulating business investigation working groups and were given two different problems to solve. This activity was an “inquiry-based” practical activity in witch students were involved and led all investigations steps and debate. -“The Enzyme game” – a board game for four players that explores the production and use of commercial enzymes. The results obtained suggest that this new approach, that can be used in interdisciplinary, has contributed to the development of conceptual, procedimental and atitudinal competencies. Moreover have motivated students to practical science work and helped them to be more autonomous during lab work. Although the final balance is very positive, the small number of students involved doesn’t allow generalisations but can provide valid information for future studies.Universidade de Aveiro2011-07-20T10:03:32Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3814porNunes, Ana Margarida Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:46Zoai:ria.ua.pt:10773/3814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:55.391527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As enzimas no quotidiano: contextos de aprendizagem |
title |
As enzimas no quotidiano: contextos de aprendizagem |
spellingShingle |
As enzimas no quotidiano: contextos de aprendizagem Nunes, Ana Margarida Martins Ensino das ciências Biotecnologia - Ensino secundário Enzimas Aprendizagem pela acção Jogos educativos Inovação educativa |
title_short |
As enzimas no quotidiano: contextos de aprendizagem |
title_full |
As enzimas no quotidiano: contextos de aprendizagem |
title_fullStr |
As enzimas no quotidiano: contextos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
As enzimas no quotidiano: contextos de aprendizagem |
title_sort |
As enzimas no quotidiano: contextos de aprendizagem |
author |
Nunes, Ana Margarida Martins |
author_facet |
Nunes, Ana Margarida Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Ana Margarida Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências Biotecnologia - Ensino secundário Enzimas Aprendizagem pela acção Jogos educativos Inovação educativa |
topic |
Ensino das ciências Biotecnologia - Ensino secundário Enzimas Aprendizagem pela acção Jogos educativos Inovação educativa |
description |
O presente trabalho propõe-se divulgar um conjunto de actividades sobre o tema “Fermentação e Actividade Enzimática”, desenvolvidas na disciplina de Biologia do 12ºano de escolaridade do Curso Científico-humanístico de Ciências e Tecnologias. Procurou-se demonstrar as vantagens da utilização do Jogo como oportunidade educativa de motivação e aprendizagem, através de actividades de Role-play, especialmente aplicadas ao trabalho prático de cariz experimental, no ensino das Ciências, uma área pouco explorada e pouco utilizada nas escolas portuguesas. As actividades desenvolvidas com os alunos foram alicerçadas em quatro etapas: “Biotecnologia: passado, presente e futuro…” –um trabalho de pesquisa inicial sobre os marcos históricos da Biotecnologia, mostrando acontecimentos importantes da ciência e tecnologia e os progressos biotecnológicos desenvolvidos a partir deles nas áreas de medicina, alimentação, agricultura, ambiente, energia e reciclagem. “Enzimas: processos tradicionais” – uma actividade laboratorial, com recurso a V de Gowin, sobre um processo tradicional de produção de queijo, que permitiu aos alunos desenvolver algumas competências procedimentais de trabalho laboratorial. “Papel das enzimas em alimentos do dia-a-dia” – uma actividade de Role-play sobre a importância das enzimas em alimentos e produtos alimentares que usamos diariamente. Os alunos foram divididos em grupos de trabalho, simulando equipas de investigação empresarial às quais foram colocadas duas questões-problema diferentes. Os alunos conduziram todas as fases da investigação, desde a preparação e desenvolvimento das actividades experimentais até à apresentação das conclusões em debate. Jogo das enzimas -um jogo de tabuleiro onde os jogadores são confrontadoscom vários factores envolvidos na produção comercial de enzimas e suasaplicações. Os resultados obtidos sugerem que esta proposta metodológica inovadora, que pode ser usada em interdisciplinaridade, contribuiu para o desenvolvimento de competências a vários níveis, conceptual, procedimental eatitudinal. Além disso, permitiram motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências, centrando-os no desenvolvimento do trabalho prático e ajudando-osa desenvolver uma maior autonomia no trabalho laboratorial. Embora o balanço final seja muito positivo, o reduzido número de alunos envolvidos condicionam quaisquer generalizações que dele se possam fazermas os resultados obtidos forneceminformação válida para um eventual estudo futuro. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-07-20T10:03:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/3814 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/3814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137467528380416 |