Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional de docentes do pré-escolar e ensino básico centrado na componente de primeiros socorros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eduarda Maria Martins Ferreira e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28887
Resumo: Esta dissertação tem como finalidade compreender e analisar o modo como é desenvolvida na prática pedagógica a área dos primeiros socorros, seguindo as orientações curriculares do pré-escolar e o currículo do ensino básico (1º ciclo). Pretende-se saber também a justificação das práticas pedagógicas implementadas, identificando problemas, planeando estratégias e identificando potencialidades de melhoria. Com o objetivo de enquadrar o tema e de identificar o estado de arte sobre esta temática, caracterizando as práticas atuais do ensino de socorrismo, realizou-se uma revisão da literatura apresentando-se as respetivas metodologias implementadas em vários Países. Em seguida realizou-se um estudo que foi desenvolvido numa escola do Norte Litoral do País com a participação de sete Professores, ao longo de duas a três semanas, tendo-se efetuado um acompanhamento supervisivo incluindo observação de aulas, seguida de uma reflexão sobre as práticas de cada docente. Em sequência realizaram-se entrevistas individuais no sentido de compreender as razões das práticas pedagógicas, as dificuldades sentidas e sugestões de melhoria. Para este estudo foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, mediante guiões orientadores: - Observação de aulas; - Entrevista aos docentes; Os resultados da análise das grelhas de observação, bem como das transcrições das entrevistas aos docentes foram interpretados com base em análise de conteúdo. Com base nas análises anteriores foi realizada a consequente apresentação de propostas de melhoria que mitiguem os problemas identificados, concluindo-se em especial da necessidade de mais formação na área dos primeiros socorros dirigida aos docentes. No seguimento das recomendações, foi exemplificado o planeamento de uma ação de formação que possa suprir os problemas identificados.
id RCAP_50c69c387fe163f2321990d8ff489999
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional de docentes do pré-escolar e ensino básico centrado na componente de primeiros socorrosEnsino de primeiros socorrosPráticas pedagógicasReflexividadeEstratégias de ensinoFormação em contextoTeaching of first aidPedagogical practicesReflexivityTeaching strategiesTraining in contextDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta dissertação tem como finalidade compreender e analisar o modo como é desenvolvida na prática pedagógica a área dos primeiros socorros, seguindo as orientações curriculares do pré-escolar e o currículo do ensino básico (1º ciclo). Pretende-se saber também a justificação das práticas pedagógicas implementadas, identificando problemas, planeando estratégias e identificando potencialidades de melhoria. Com o objetivo de enquadrar o tema e de identificar o estado de arte sobre esta temática, caracterizando as práticas atuais do ensino de socorrismo, realizou-se uma revisão da literatura apresentando-se as respetivas metodologias implementadas em vários Países. Em seguida realizou-se um estudo que foi desenvolvido numa escola do Norte Litoral do País com a participação de sete Professores, ao longo de duas a três semanas, tendo-se efetuado um acompanhamento supervisivo incluindo observação de aulas, seguida de uma reflexão sobre as práticas de cada docente. Em sequência realizaram-se entrevistas individuais no sentido de compreender as razões das práticas pedagógicas, as dificuldades sentidas e sugestões de melhoria. Para este estudo foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, mediante guiões orientadores: - Observação de aulas; - Entrevista aos docentes; Os resultados da análise das grelhas de observação, bem como das transcrições das entrevistas aos docentes foram interpretados com base em análise de conteúdo. Com base nas análises anteriores foi realizada a consequente apresentação de propostas de melhoria que mitiguem os problemas identificados, concluindo-se em especial da necessidade de mais formação na área dos primeiros socorros dirigida aos docentes. No seguimento das recomendações, foi exemplificado o planeamento de uma ação de formação que possa suprir os problemas identificados.This dissertation aims to understand and analyze the way in which first-aid training is developed in first-cycle pedagogical practice, following the pre-school curriculum guidelines and the basic education (1st cycle) curriculum. It is also intended to know the justification of the pedagogical practices implemented by teachers, identifying problems, planning strategies and identifying potential for improvement. With the objective of framing the theme and identifying the respective state of art, characterizing the current practices of first aid teaching, a review of the literature was made presenting the respective methodologies implemented in several Countries. A study was then carried out, which was developed at a school in the North Coast of Portugal with the participation of seven Teachers, over a period of two to three weeks, followed by a supervised follow-up including class observation followed by a shared reflection on the practices of each teacher. In sequence, individual interviews were conducted in order to understand the reasons for the pedagogical practices, the difficulties experienced and suggestions for improvement. For this study, several data collection techniques were used, using guiding guidelines: - Observation of classes; - Interview with teachers. The results of the analysis of the observation grids as well as the transcripts of the interviews with the teachers were interpreted on the basis of content analysis. Based on the analyzes mentioned above, a set of improvement proposals was developed taking into account the analysis and suggestions of the teachers themselves, to mitigate the identified problems, concluding mainly on the need of more training in various subjects of the area of first aid for teachers. Following the recommendations, it was proposed the planning of a training action that could solve the identified problems.Roldão, Maria do Céu NevesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Eduarda Maria Martins Ferreira e2019-12-02T10:13:52Z2019-06-2520192019-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28887TID:202298582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:08.118416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional de docentes do pré-escolar e ensino básico centrado na componente de primeiros socorros
title Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional de docentes do pré-escolar e ensino básico centrado na componente de primeiros socorros
spellingShingle Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional de docentes do pré-escolar e ensino básico centrado na componente de primeiros socorros
Ferreira, Eduarda Maria Martins Ferreira e
Ensino de primeiros socorros
Práticas pedagógicas
Reflexividade
Estratégias de ensino
Formação em contexto
Teaching of first aid
Pedagogical practices
Reflexivity
Teaching strategies
Training in context
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional de docentes do pré-escolar e ensino básico centrado na componente de primeiros socorros
title_full Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional de docentes do pré-escolar e ensino básico centrado na componente de primeiros socorros
title_fullStr Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional de docentes do pré-escolar e ensino básico centrado na componente de primeiros socorros
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional de docentes do pré-escolar e ensino básico centrado na componente de primeiros socorros
title_sort Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional de docentes do pré-escolar e ensino básico centrado na componente de primeiros socorros
author Ferreira, Eduarda Maria Martins Ferreira e
author_facet Ferreira, Eduarda Maria Martins Ferreira e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roldão, Maria do Céu Neves
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eduarda Maria Martins Ferreira e
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de primeiros socorros
Práticas pedagógicas
Reflexividade
Estratégias de ensino
Formação em contexto
Teaching of first aid
Pedagogical practices
Reflexivity
Teaching strategies
Training in context
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de primeiros socorros
Práticas pedagógicas
Reflexividade
Estratégias de ensino
Formação em contexto
Teaching of first aid
Pedagogical practices
Reflexivity
Teaching strategies
Training in context
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Esta dissertação tem como finalidade compreender e analisar o modo como é desenvolvida na prática pedagógica a área dos primeiros socorros, seguindo as orientações curriculares do pré-escolar e o currículo do ensino básico (1º ciclo). Pretende-se saber também a justificação das práticas pedagógicas implementadas, identificando problemas, planeando estratégias e identificando potencialidades de melhoria. Com o objetivo de enquadrar o tema e de identificar o estado de arte sobre esta temática, caracterizando as práticas atuais do ensino de socorrismo, realizou-se uma revisão da literatura apresentando-se as respetivas metodologias implementadas em vários Países. Em seguida realizou-se um estudo que foi desenvolvido numa escola do Norte Litoral do País com a participação de sete Professores, ao longo de duas a três semanas, tendo-se efetuado um acompanhamento supervisivo incluindo observação de aulas, seguida de uma reflexão sobre as práticas de cada docente. Em sequência realizaram-se entrevistas individuais no sentido de compreender as razões das práticas pedagógicas, as dificuldades sentidas e sugestões de melhoria. Para este estudo foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, mediante guiões orientadores: - Observação de aulas; - Entrevista aos docentes; Os resultados da análise das grelhas de observação, bem como das transcrições das entrevistas aos docentes foram interpretados com base em análise de conteúdo. Com base nas análises anteriores foi realizada a consequente apresentação de propostas de melhoria que mitiguem os problemas identificados, concluindo-se em especial da necessidade de mais formação na área dos primeiros socorros dirigida aos docentes. No seguimento das recomendações, foi exemplificado o planeamento de uma ação de formação que possa suprir os problemas identificados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02T10:13:52Z
2019-06-25
2019
2019-06-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28887
TID:202298582
url http://hdl.handle.net/10400.14/28887
identifier_str_mv TID:202298582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131939009986560