A percepção de humanização em marcas digitais: o contexto de antropomorfização da Netflix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sidney Allan Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35005
Resumo: Os avanços da revolução digital das últimas décadas modificaram a forma como pessoas e marcas se relacionavam entre si. Por mais que os benefícios das transformações tecnológicas fossem incontáveis no campo do comportamento de consumo, as relações com as marcas careciam do elemento humano de outrora. Com isso, as organizações perceberam a necessidade das pessoas em se relacionar com marcas de forma similar à conexão com pessoas ao incorporar atributos humanizados às marcas, denominado antropomorfismo da marca. Este estudo tem o objetivo de entender a percepção dos consumidores quando humanizam uma marca digital, analisar as características antropomórficas, os traços de personalidade humana inferidos à marca e elucidar os registros na memória que tenham da marca. Como método de investigação pela natureza exploratória deste estudo, utilizou-se a metodologia qualitativa através de entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de dados. A metodologia qualitativa propôs uma densa compreensão do contexto e dos fenômenos pessoais da percepção de consumidores aplicada a um caso contextual de estudo de uma marca digital contemporânea: a Netflix. Através da Análise de Conteúdo, os resultados dessa pesquisa indicaram a percepção de personalidade, intenções, voz, idade, gênero dentre outras características antropomórficas da marca, que são discutidas assim como as suas implicações teóricas e práticas.
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