A relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica, consciência morfossintáctica e o sucesso na aquisição da ortografia em alunos do 2º e 3º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4342 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
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A relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica, consciência morfossintáctica e o sucesso na aquisição da ortografia em alunos do 2º e 3º ano de escolaridadeAprendizagem da ortografiaConsciência fonológicaConsciência morfológicaConsciência sintáctica e natureza dos erros ortográficosLearning the spellingPhonological awarenessMorphological awarenessAwareness and syntactic nature of spelling errorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioA presente investigação tem como principal objectivo avaliar a relação entre a consciência fonológica (a capacidade para apreender e manipular os segmentos orais das palavras), a consciência morfológica (a capacidade para reflectir sobre a estrutura morfológica das palavras) e a consciência sintáctica (a capacidade de reflectir apropriadamente sobre a organização gramatical das frases e de contemplar nesta a reflexão dos aspectos da sintaxe e da semântica) no sucesso na aquisição da ortografia. Constitui-se, para este estudo correlacional, uma amostra de 60 crianças, 30 do 2º ano de escolaridade e 30 do 3º ano de escolaridade. Foram usadas nesta investigação, as Matrizes Progressivas de Raven, uma tarefa Ditado de palavras isoladas, as provas de Supressão do Fonema Inicial, prova de Analogias e a prova de Reflexão Morfo-Sintáctica. Procedeu-se à análise estatística dos dados com a utilização do programa SPSS, realizando-se o teste t-Student e o teste de correlação de Person. Os resultados obtidos permitiram-nos verificar que não existe diferença entre o 2º e 3º ano de escolaridade quer na natureza dos erros cometidos pelas crianças quer no desempenho ortográfico. Constatou-se, também, a relação ainda que negativa e baixa, entre a consciência fonológica, os erros morfológicos e estritamente fonéticos. A relação negativa e baixa entre a consciência morfológica e os erros estritamente fonéticos. E, a relação baixa e negativa entre a consciência sintáctica, os erros morfológicos e estritamente fonéticos. Deste modo, a importância destas habilidades metalinguísticas na aprendizagem da ortografia e nas representações ortográficas é confirmadoABSTRACT: This research has main objective to evaluate the relationship between phonological awareness (the ability to grasp and manipulate the oral segments of words), morphological awareness (the ability to reflect on the morphological stucture of words) and syntactic awareness (the ability to reflect appropriately on the grammatical organization of sentences and to include in this reflection of aspects of the syntax and semantics) in the successful acquisition of spelling. It constitutes, for this correlational study, a sample of 60 children, 30 of the 2º grade and 30 in 3º grade. Were used in this investigation, the Raven's Progressive Matrices, a task Dictated single words, evidence of Suppression of the Initial Phoneme, evidence and proof Analogies Morpho-syntactic reflection. We performed the statistical analysis using the SPSS program, performing the test T-Student test and correlation Person. The results allowed us to verify that there is no difference between the 2nd and 3rd years of schooling both in the nature of the errors committed by children or in spelling performance. It was noted also that the relationship is still negative and low, between the phonological, morphological errors and strictly phonetic. The low and negative relationship between morphological awareness and strictly phonetic errors. And, low and negative relationship between awareness syntactic, morphological errors and strictly phonetic. Thus, the importance of metalinguistic abilities in learning spelling and orthographic representations is confirmed.Silva, Ana CristinaRepositório do ISPAMonteiro, Bruno Miguel Valente2016-02-11T17:45:59Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:05Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:08.729301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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