O erro mora aqui! - A relação entre a consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Véronique Osorio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4933
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_08a2e5d9d92acca70b5d2de0e3936c08
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4933
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O erro mora aqui! - A relação entre a consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridadeConsciência fonológicaConsciência morfológicaAprendizagem da ortografiaNatureza dos erros ortográficosPhonological awarenessMorphological awarenessLearning spellingNature of spelling errorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O objectivo desta investigação incide na avaliação da relação das habilidades metalinguísticas (consciência fonológica e consciência morfológica) com a natureza dos erros ortográficos cometidos por crianças do 2º e 4º anos de escolaridade, assim como a avaliação do seu desempenho nas tarefas de ditado e selecção ortográfica. Este estudo correlacional foi desenvolvido com uma amostra de 40 crianças, sendo que 20 pertenciam ao 2º ano de escolaridade e 20 ao 4º ano de escolaridade. Para a obtenção dos dados foram utilizados vários instrumentos, nomeadamente a prova de selecção ortográfica, a prova de ditado de palavras, duas sub-provas de consciência fonológica e a prova de pseudopalavras. Para a análise estatística dos dados obtidos utilizaram-se os testes adequados, nomedamente o teste de Wilcoxon Mann-Withney e o teste de coeficiente de correlações de Spearman. Verificou-se que as crianças do 4º ano de escolaridade apresentam um melhor desempenho ortográfico na prova de selecção ortográfica, bem como na prova de ditado de palavras. Também se constatou que existem diferenças significativas entre os vários tipos de erro em função do ano de escolaridade. Por sua vez, confirmou-se que existe uma relação entre o desempenho ortográfico e a prova de supressão do fonema inicial. A relação entre o desempenho ortográfico e a prova de interpretação de pseudopalavras, apresentadas sem contexto, foi igualmente verificada. No que respeita aos tipos de erros ortográficos verificou-se está relacionada com a prova de supressão de fonema inicial. Por fim, também se verificou que os tipos de erro estão relacionados com a prova de interpretação das pseudopalavras, apresentadas sem contexto.The objective of this investigation resides in the evaluation of the relation comprising the metalinguistical abilities (phonological awareness and morphological awareness) and the nature of spelling errors made by 2nd and 4th grade children, as with the evaluation of their performance in the tasks of dictation and spelling selection. This correlational study was developed with a sample of forty children, being that twenty were from de 2nd grade and 20 from the 4th grade. To obtain this data there were used various instruments, namely a spelling selection task, the dictation of words task, two minor tasks of phonological awareness and the pseudo words task. For the statistic analysis of the data obtained there were used the adequate tests, namely de Wilcoxon Mann-Withney test and the Spearman coefficient correlation test. It was observed that the 4th grade children show a better spelling performance in the spelling selection task, as in the dictation of words task. It was also remarked that there are significative differences between the various types of errors according to grade. In so, it was confirmed that there is a relation between spelling performance and the initial phoneme suppression task. The relation between spelling performance and the pseudo words interpretation task, presented without context, was also verified, in what concerns the type of errors, it was shown to be related with phoneme suppression initial task. At last, it was also observed that the types of errors are related with the pseudo words interpretation task, presented without context.Silva, Ana CristinaRepositório do ISPARibeiro, Véronique Osorio2016-09-28T17:40:47Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:45.928748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O erro mora aqui! - A relação entre a consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade
title O erro mora aqui! - A relação entre a consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade
spellingShingle O erro mora aqui! - A relação entre a consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade
Ribeiro, Véronique Osorio
Consciência fonológica
Consciência morfológica
Aprendizagem da ortografia
Natureza dos erros ortográficos
Phonological awareness
Morphological awareness
Learning spelling
Nature of spelling errors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O erro mora aqui! - A relação entre a consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade
title_full O erro mora aqui! - A relação entre a consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade
title_fullStr O erro mora aqui! - A relação entre a consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O erro mora aqui! - A relação entre a consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade
title_sort O erro mora aqui! - A relação entre a consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade
author Ribeiro, Véronique Osorio
author_facet Ribeiro, Véronique Osorio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Cristina
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Véronique Osorio
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
Consciência morfológica
Aprendizagem da ortografia
Natureza dos erros ortográficos
Phonological awareness
Morphological awareness
Learning spelling
Nature of spelling errors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Consciência fonológica
Consciência morfológica
Aprendizagem da ortografia
Natureza dos erros ortográficos
Phonological awareness
Morphological awareness
Learning spelling
Nature of spelling errors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2016-09-28T17:40:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4933
url http://hdl.handle.net/10400.12/4933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130088276492288