Simulador de Elevador do Tipo Monta-Cargas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Inês Margarida Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/118784
Resumo: O elevador é o meio de transporte mais comum para mover pessoas ou cargas entre pisos. Com o uso diário de elevadores em diversos ambientes, desde hospitais a edifícios residenciais, torna-se necessário otimizar e inovar os modelos existentes, melhorando a qualidade do serviço, desde a minimização do tempo de espera até à poupança de energia. No setor industrial, os sistemas de controlo e automação são cada vez mais requisitados, recorrendo essencialmente a controladores lógicos programáveis (PLC). Deste modo, torna-se necessário testar cenários hipotéticos de processos e sistemas de forma a evitar situações perigosas e perda de produtividade. A única ferramenta que pode permitir melhorar e testar esses sistemas complexos e dinâmicos é a simulação. O objetivo principal deste trabalho consiste em desenvolver um simulador de um elevador do tipo monta-cargas em linguagem Processing. Este simulador é baseado no protótipo de um elevador monta-cargas que se encontra no laboratório 2.3 do departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Para o efeito foi necessário a construção da interface gráfica com o utilizador (GUI) e a implementação dos modos de funcionamento do elevador. O elevador monta-cargas pode ser controlado a partir de dois modos de funcionamento: modo automático e modo manual. No modo automático é escolhida uma sequência de funcionamento, estando esta sequência associada a um código em linguagem lista de instruções (IL). No modo manual, o elevador recebe ordens de um conjunto de botões que permitem selecionar o piso pretendido (Piso 0, Piso 1 ou Piso 2). No futuro, este simulador será utilizado nas unidades curriculares de automação e tecnologia de controlo, como recurso didático no ensino das linguagens de programação lista de instruções (IL), Ladder (LD) e diagrama funcional em sequência (SFC).
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