Programas de desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças do 1ª ciclo do ensino básico
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Publication Date: | 2023 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i1.28840 |
Summary: | A base para uma boa saúde mental é definida nos primeiros anos da infância e da adolescência, defendendo-se assim o investimento na promoção da saúde mental das crianças e jovens como estratégia da obtenção de ganhos em saúde dos adultos. No âmbito da saúde escolar, a capacitação para a saúde mental centra-se, também, na promoção de competências socioemocionais. A promoção da saúde, realizada pelos enfermeiros de cuidados gerais, é um dos enunciados descritos nos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem. Objetivos: Identificar quais as competências socioemocionais mais sensíveis aos programas de intervenção em contexto escolar; Conhecer o impacto de programas de intervenção na promoção das competências socioemocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura partindo da questão de investigação: Qual o impacto de programas de intervenção na promoção de competências socioemocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico? Realizada pesquisa através das plataformas B-ON e EBSCOhost, em diversas bases de dados, de 2012 a 2020. Resultados: Após o processo de seleção, foram eleitos cinco artigos. Estes salientam que a implementação deste tipo de programas tem um impacto positivo nas relações interpessoais, autoestima, cooperação social, rendimento académico, estratégias de coping positivo na resolução de conflitos e bem-estar emocional das crianças. Conclusões: Compreendeu-se a importância da implementação de programas dirigidos às crianças, dotando-as de competências para enfrentar as adversidades ao longo da vida. Assim, o papel do enfermeiro é fundamental para a promoção da saúde mental e prevenção de doenças mentais a longo prazo. |
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