Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Rita Ribeiro de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20558
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_50f364eef130eac5f25a3ff7fcee07af
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/20558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveisE-learningFormação profissionalTecnologias DigitaisTeses de mestrado - 2015Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015A presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais, tendo como contexto o Departamento de Formação e Desenvolvimento da Caixa Económica Montepio Geral, organização na qual trabalho desde outubro de 2012. Apresenta como tema a Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial: potencialidades das TIC Móveis. A investigação divide-se por cinco principais capítulos: (1) enquadramento teórico e contextualização da temática abordada; (2) objetivos do trabalho; (3) contextualização da investigação, na qual descrevo o Departamento de Formação e Desenvolvimento e o trabalho que realizam em termos de formação e-learning, e proposta de ação, que consiste em recomendações e sugestões para a organização; (4) metodologia utilizada e, por fim, (5) os resultados obtidos através da aplicação dos questionários. O principal objetivo deste estudo é perceber a utilização que os colaboradores do Montepio fazem dos atuais dispositivos móveis (tablets, smarthphones, computadores portáteis), pelo que, sob o paradigma construtivista e a abordagem de estudo de caso, foram aplicados questionários a uma amostra de colaboradores do Montepio com funções tanto da Área Comercial como de Backoffice.The present dissertation was carried out under the Master of Education, in the area specialization in Education and Digital Technologies, having as context the Department of Training and Development of Caixa Económica Montepio Geral, organization in which I work since October of 2012. It presents as theme Transition from e-learning to m-learning in a business context: potential of mobile ICT. The research is divided into five main chapters: (1) theoretical framework and context of the selected theme; (2) work objectives; (3) contextualization of the research, in which I describe the Department of Training and Development and the work they do in terms of e-learning training, and proposed action, consisting of recommendations and suggestions for the organization; (4) methodology employed and, ultimately, (5) the results obtained from the questionnaires. The aim of this study is to understand the use that Montepio employees make of today's mobile devices (tablets, smartphones, laptops), whereby, under the constructivist paradigm and the case study approach, questionnaires were applied to a sample of Montepio employees with functions of both the commercial area as back-office.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaAbreu, Ana Rita Ribeiro de2015-11-20T18:33:28Z20152015-02-132015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20558TID:201325055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:32.495585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
title Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
spellingShingle Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
Abreu, Ana Rita Ribeiro de
E-learning
Formação profissional
Tecnologias Digitais
Teses de mestrado - 2015
title_short Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
title_full Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
title_fullStr Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
title_full_unstemmed Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
title_sort Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
author Abreu, Ana Rita Ribeiro de
author_facet Abreu, Ana Rita Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Rita Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
Formação profissional
Tecnologias Digitais
Teses de mestrado - 2015
topic E-learning
Formação profissional
Tecnologias Digitais
Teses de mestrado - 2015
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-20T18:33:28Z
2015
2015-02-13
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/20558
TID:201325055
url http://hdl.handle.net/10451/20558
identifier_str_mv TID:201325055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134284755238912