Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/20558 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_50f364eef130eac5f25a3ff7fcee07af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/20558 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveisE-learningFormação profissionalTecnologias DigitaisTeses de mestrado - 2015Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015A presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais, tendo como contexto o Departamento de Formação e Desenvolvimento da Caixa Económica Montepio Geral, organização na qual trabalho desde outubro de 2012. Apresenta como tema a Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial: potencialidades das TIC Móveis. A investigação divide-se por cinco principais capítulos: (1) enquadramento teórico e contextualização da temática abordada; (2) objetivos do trabalho; (3) contextualização da investigação, na qual descrevo o Departamento de Formação e Desenvolvimento e o trabalho que realizam em termos de formação e-learning, e proposta de ação, que consiste em recomendações e sugestões para a organização; (4) metodologia utilizada e, por fim, (5) os resultados obtidos através da aplicação dos questionários. O principal objetivo deste estudo é perceber a utilização que os colaboradores do Montepio fazem dos atuais dispositivos móveis (tablets, smarthphones, computadores portáteis), pelo que, sob o paradigma construtivista e a abordagem de estudo de caso, foram aplicados questionários a uma amostra de colaboradores do Montepio com funções tanto da Área Comercial como de Backoffice.The present dissertation was carried out under the Master of Education, in the area specialization in Education and Digital Technologies, having as context the Department of Training and Development of Caixa Económica Montepio Geral, organization in which I work since October of 2012. It presents as theme Transition from e-learning to m-learning in a business context: potential of mobile ICT. The research is divided into five main chapters: (1) theoretical framework and context of the selected theme; (2) work objectives; (3) contextualization of the research, in which I describe the Department of Training and Development and the work they do in terms of e-learning training, and proposed action, consisting of recommendations and suggestions for the organization; (4) methodology employed and, ultimately, (5) the results obtained from the questionnaires. The aim of this study is to understand the use that Montepio employees make of today's mobile devices (tablets, smartphones, laptops), whereby, under the constructivist paradigm and the case study approach, questionnaires were applied to a sample of Montepio employees with functions of both the commercial area as back-office.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaAbreu, Ana Rita Ribeiro de2015-11-20T18:33:28Z20152015-02-132015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20558TID:201325055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:32.495585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis |
title |
Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis |
spellingShingle |
Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis Abreu, Ana Rita Ribeiro de E-learning Formação profissional Tecnologias Digitais Teses de mestrado - 2015 |
title_short |
Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis |
title_full |
Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis |
title_fullStr |
Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis |
title_full_unstemmed |
Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis |
title_sort |
Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis |
author |
Abreu, Ana Rita Ribeiro de |
author_facet |
Abreu, Ana Rita Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Ana Rita Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-learning Formação profissional Tecnologias Digitais Teses de mestrado - 2015 |
topic |
E-learning Formação profissional Tecnologias Digitais Teses de mestrado - 2015 |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-20T18:33:28Z 2015 2015-02-13 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/20558 TID:201325055 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/20558 |
identifier_str_mv |
TID:201325055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134284755238912 |