A integração do pessoal não docente de diversas origens nos príncípios e normas da Câmara Municipal de Mafra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5772 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
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A integração do pessoal não docente de diversas origens nos príncípios e normas da Câmara Municipal de MafraEducação localAutarquias - educaçãoIntegração profissionalRelatórios de estágio de mestrado - 2011Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Responder aos novos desafios educativos gerados pelas alterações da sociedade nas décadas mais recentes exige das escolas, enquanto portadoras de uma missão de serviço público, a capacidade de dotar todos os cidadãos em geral e cada um em particular, de competências e conhecimentos que lhes permitam o pleno desenvolvimento das suas capacidades, tornando-os cidadãos activos, responsáveis e cooperativos em todos os sectores da vida do País. A Educação e a Formação, quer se constituam como elemento da formação básica do indivíduo, quer se constituam como elementos de continuidade na actualização de conhecimentos quer em acções de especialização, devem ser encarados como uma aposta de transformação no Local. Quanto às aprendizagens colectivas e individuais, que pela sua singularidade e complexidade devem ser multiplicadas, devem dar particular ênfase à participação do formando durante o seu processo formativo, fornecendo-lhe ferramentas que o ajudem, enquanto adulto, em mantê-lo focado na permanente actualização dos saberes, preparando-o para acções futuras de intervenção na sociedade. O trabalho do Município no que diz respeito à área da Educação e da Formação deve ter em conta os problemas sentidos pelos seus funcionários com a construção de soluções que visem a resolução desses mesmos problemas.Meeting to the new educational challenges due to the changes of society in last decades, demands of schools, while carrying a public service mission, the ability to provide all citizens in general and each in particular, skills and knowledge to enable them to develop their full capabilities, making them active citizens, responsible and cooperative in all areas of the country’s life. Education and Training, whether they constitute a part of individual basic training, or as elements of continuity in the updating of knowledge or expertise actions, they should be viewed an investment in local transformation. As to collective and individual learning, which by their uniqueness and complexity should be multiplied, should be emphasized the participation of the learner in the learning process, providing tools to help him, as an adult, to keep focused on the constant updating of knowledge, in preparation for future actions to intervene in society. The work of Local Council with regard to the area of Education and Training should take into account the problems experienced by its employees with regard to the construction of solutions aimed at solving these same problems.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaManso, Marta Daniela Fernandes, 1985-2012-03-27T16:37:04Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:01.151852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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