O impacto dos mega-agrupamentos de escolas na gestão local da educação : o caso do Município de Odivelas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tatiana Patrícia Proença dos, 1987-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6100
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_b1de8bd91f373b98527180ac476077fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos mega-agrupamentos de escolas na gestão local da educação : o caso do Município de OdivelasAdministração educacionalEducação localGestão escolarRelatórios de estágio de mestrado - 2011Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O presente relatório descreve e analisa as actividades desenvolvidas durante o estágio curricular realizado para a conclusão do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação na área de especialização de Administração Educacional. O estágio foi realizado na Câmara Municipal de Odivelas, na divisão de Planeamento e Intervenção Socioeducativa, onde desenvolvi actividades no âmbito da Componente de Apoio à Família. No âmbito do estágio, foi efectuado um projecto de investigação que teve como problemática a questão dos agrupamentos de escolas, mais concretamente numa lógica de reorganização da rede escolar, que tem em vista a racionalização e gestão descentralizada da rede de ofertas de ensino, através da consolidação do processo de agregações de agrupamentos de escolas, privilegiando a verticalização pedagógica e organizacional de todos os níveis de ensino. Este processo de verticalização implica constituir agrupamentos com escolas de todos os níveis de ensino, ficando a gestão dos mesmos em estabelecimentos de ensino secundário. Esta nova reorganização da educação satisfaz o princípio de adequação da rede de oferta de ensino às necessidades identificadas em cada comunidade e em cada município. Para que este fim se concretize deve prosseguir-se um processo de descentralização progressiva de competências para os estabelecimentos de ensino. A componente de investigação do presente relatório tem como principal objectivo compreender o impacto desta reorganização no concelho estudado. Do ponto de vista metodológico, a investigação teve uma abordagem de carácter qualitativo, numa perspectiva naturalista de tipo descritivo e interpretativo, desenvolvida predominantemente a partir de informação qualitativa. O instrumento utilizado para recolher a informação foi a entrevista realizada aos actores locais, directores de agrupamento e escolas não agrupadas, enquanto protagonistas da regulação intermédia da Educação. Utilizou-se também o recurso à análise documental e à observação directa complementando a perspectiva da administração educacional com uma análise do enquadramento legislativo relativo às competências dos municípios.The present report describes and analyzes the activities performed during the curriculum stage to complete the second cycle of studies leading to master's degree in Education in the area of specialization in Educational Administration. The stage was held at the City Hall of Odivelas Municipality, Division of Planning and Socio-educational intervention, where I develop activities under Component Family Support. During the stage, a research project was made that had as problematic the issue of school clusters, namely the logic of reorganization of the school network, aimed at streamlining and decentralized network of education facilities by consolidation of aggregates of clusters of schools, focusing on pedagogical and organizational vertical integration of all levels of education. This process involves vertical form groupings with schools at all levels of education, getting their management in secondary schools. This new reorganization of education satisfies the principle of education provision system to the needs identified in each community and each municipality. For this purpose, a gradual process of decentralization of powers to the schools must take place. The research component of this report is aimed mainly at understanding the impact of this reorganization in the county studied. From the methodological point of view, the investigation was an approach of a qualitative nature in a naturalistic perspective of descriptive and interpretative type, predominantly developed from qualitative information. The instrument used to gather information was the interview to local actors, directors of clusters of schools and schools not grouped, as protagonists of intermediate regulation of education. We also used document analysis and direct observation complementing the perspective of educational administration with an analysis of the legislative framework concerning the powers of municipalities.Pinhal, João, 1948-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Tatiana Patrícia Proença dos, 1987-2012-04-23T11:36:21Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:19.146769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos mega-agrupamentos de escolas na gestão local da educação : o caso do Município de Odivelas
title O impacto dos mega-agrupamentos de escolas na gestão local da educação : o caso do Município de Odivelas
spellingShingle O impacto dos mega-agrupamentos de escolas na gestão local da educação : o caso do Município de Odivelas
Santos, Tatiana Patrícia Proença dos, 1987-
Administração educacional
Educação local
Gestão escolar
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
title_short O impacto dos mega-agrupamentos de escolas na gestão local da educação : o caso do Município de Odivelas
title_full O impacto dos mega-agrupamentos de escolas na gestão local da educação : o caso do Município de Odivelas
title_fullStr O impacto dos mega-agrupamentos de escolas na gestão local da educação : o caso do Município de Odivelas
title_full_unstemmed O impacto dos mega-agrupamentos de escolas na gestão local da educação : o caso do Município de Odivelas
title_sort O impacto dos mega-agrupamentos de escolas na gestão local da educação : o caso do Município de Odivelas
author Santos, Tatiana Patrícia Proença dos, 1987-
author_facet Santos, Tatiana Patrícia Proença dos, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinhal, João, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tatiana Patrícia Proença dos, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração educacional
Educação local
Gestão escolar
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
topic Administração educacional
Educação local
Gestão escolar
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-23T11:36:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6100
url http://hdl.handle.net/10451/6100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134202342408192