Da audição de histórias ao desenvolvimento da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Graziela Borges
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11264
Resumo: A educação pré-escolar, sendo a primeira etapa para o ensino básico, constitui uma fase privilegiada de aprendizagens decisivas para o desenvolvimento futuro da criança. Por conseguinte, o contexto pré-escolar deverá promover experiências ricas que estimulem as capacidades de comunicação/linguagem da criança. Deste modo, compete ao educador conhecer a função que a linguagem tem como instrumento indispensável de aprendizagem e implementar um conjunto de práticas pedagógicas e estratégias diferenciadas que favoreçam as competências linguísticas de todas as crianças, incluindo as crianças com necessidades educativas especiais. (...)
id RCAP_514b78b72d523f346bdbf143c2012aa9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da audição de histórias ao desenvolvimento da linguagemEducação EspecialDesenvolvimento da LinguagemConsciência FonológicaEducação Pré-EscolarA educação pré-escolar, sendo a primeira etapa para o ensino básico, constitui uma fase privilegiada de aprendizagens decisivas para o desenvolvimento futuro da criança. Por conseguinte, o contexto pré-escolar deverá promover experiências ricas que estimulem as capacidades de comunicação/linguagem da criança. Deste modo, compete ao educador conhecer a função que a linguagem tem como instrumento indispensável de aprendizagem e implementar um conjunto de práticas pedagógicas e estratégias diferenciadas que favoreçam as competências linguísticas de todas as crianças, incluindo as crianças com necessidades educativas especiais. (...)Lopes, Isabel Maria Carrilho Calado Antunes, 1960-Repositório ComumAlves, Maria Graziela Borges2016-02-03T15:44:23Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:18.170239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da audição de histórias ao desenvolvimento da linguagem
title Da audição de histórias ao desenvolvimento da linguagem
spellingShingle Da audição de histórias ao desenvolvimento da linguagem
Alves, Maria Graziela Borges
Educação Especial
Desenvolvimento da Linguagem
Consciência Fonológica
Educação Pré-Escolar
title_short Da audição de histórias ao desenvolvimento da linguagem
title_full Da audição de histórias ao desenvolvimento da linguagem
title_fullStr Da audição de histórias ao desenvolvimento da linguagem
title_full_unstemmed Da audição de histórias ao desenvolvimento da linguagem
title_sort Da audição de histórias ao desenvolvimento da linguagem
author Alves, Maria Graziela Borges
author_facet Alves, Maria Graziela Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Isabel Maria Carrilho Calado Antunes, 1960-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Graziela Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Desenvolvimento da Linguagem
Consciência Fonológica
Educação Pré-Escolar
topic Educação Especial
Desenvolvimento da Linguagem
Consciência Fonológica
Educação Pré-Escolar
description A educação pré-escolar, sendo a primeira etapa para o ensino básico, constitui uma fase privilegiada de aprendizagens decisivas para o desenvolvimento futuro da criança. Por conseguinte, o contexto pré-escolar deverá promover experiências ricas que estimulem as capacidades de comunicação/linguagem da criança. Deste modo, compete ao educador conhecer a função que a linguagem tem como instrumento indispensável de aprendizagem e implementar um conjunto de práticas pedagógicas e estratégias diferenciadas que favoreçam as competências linguísticas de todas as crianças, incluindo as crianças com necessidades educativas especiais. (...)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2016-02-03T15:44:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11264
url http://hdl.handle.net/10400.26/11264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130009154093056