Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/3083 |
Resumo: | Desocultar qual tem sido o papel de um Conselho Municipal de Educação (CME) numa política de descentralização de educação foi o objectivo do nosso estudo. Os sujeitos deste estudo foram os elementos de um Conselho Municipal de Educação. Optámos por uma abordagem qualitativa e, mais especificamente, por uma estratégia de investigação de “estudo de caso”. Como técnicas de recolha de dados elegemos a observação, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Chegámos à conclusão de que, neste caso, dado o processo de implementação e a dinâmica de funcionamento, o Conselho Municipal de Educação é um órgão essencialmente formal, cujas potencialidades teóricas não têm correspondência na prática. |
id |
RCAP_514ebfe2d589706285d287831b6d4543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3083 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidadesDesocultar qual tem sido o papel de um Conselho Municipal de Educação (CME) numa política de descentralização de educação foi o objectivo do nosso estudo. Os sujeitos deste estudo foram os elementos de um Conselho Municipal de Educação. Optámos por uma abordagem qualitativa e, mais especificamente, por uma estratégia de investigação de “estudo de caso”. Como técnicas de recolha de dados elegemos a observação, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Chegámos à conclusão de que, neste caso, dado o processo de implementação e a dinâmica de funcionamento, o Conselho Municipal de Educação é um órgão essencialmente formal, cujas potencialidades teóricas não têm correspondência na prática.Faculdade de Educação e Psicologia - Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMiranda, Nuno Gonçalo da SilvaAzevedo, Joaquim2010-10-19T14:43:02Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/3083porMIRANDA, Nuno Gonçalo da Silva; AZEVEDO, Joaquim - Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. 6 (2007) 61-84info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:09:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:05:20.982246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades |
title |
Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades |
spellingShingle |
Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades Miranda, Nuno Gonçalo da Silva |
title_short |
Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades |
title_full |
Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades |
title_fullStr |
Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades |
title_full_unstemmed |
Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades |
title_sort |
Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades |
author |
Miranda, Nuno Gonçalo da Silva |
author_facet |
Miranda, Nuno Gonçalo da Silva Azevedo, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Nuno Gonçalo da Silva Azevedo, Joaquim |
description |
Desocultar qual tem sido o papel de um Conselho Municipal de Educação (CME) numa política de descentralização de educação foi o objectivo do nosso estudo. Os sujeitos deste estudo foram os elementos de um Conselho Municipal de Educação. Optámos por uma abordagem qualitativa e, mais especificamente, por uma estratégia de investigação de “estudo de caso”. Como técnicas de recolha de dados elegemos a observação, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Chegámos à conclusão de que, neste caso, dado o processo de implementação e a dinâmica de funcionamento, o Conselho Municipal de Educação é um órgão essencialmente formal, cujas potencialidades teóricas não têm correspondência na prática. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2010-10-19T14:43:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/3083 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/3083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MIRANDA, Nuno Gonçalo da Silva; AZEVEDO, Joaquim - Estado, município e educação. Conselho municipal de educação: limites e potencialidades. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. 6 (2007) 61-84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação e Psicologia - Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação e Psicologia - Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131716609114112 |