Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Nuno Gonçalo da Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Azevedo, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291
Resumo: Desocultar qual tem sido o papel de um Conselho Municipal de Educação (CME) numa política de descentralização de educação foi o objectivo do nosso estudo. Os sujeitos deste estudo foram os elementos de um Conselho Municipal de Educação. Optámos por uma abordagem qualitativa e, mais especificamente, por uma estratégia de investigação de “estudo de caso”. Como técnicas de recolha de dados elegemos a observação, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Chegámos à conclusão de que, neste caso, dado o processo de implementação e a dinâmica de funcionamento, o Conselho Municipal de Educação é um órgão essencialmente formal, cujas potencialidades teóricas não têm correspondência na prática.
id RCAP_c782fb85ef5ced11a91eb5604f2767b4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3291
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidadesDesocultar qual tem sido o papel de um Conselho Municipal de Educação (CME) numa política de descentralização de educação foi o objectivo do nosso estudo. Os sujeitos deste estudo foram os elementos de um Conselho Municipal de Educação. Optámos por uma abordagem qualitativa e, mais especificamente, por uma estratégia de investigação de “estudo de caso”. Como técnicas de recolha de dados elegemos a observação, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Chegámos à conclusão de que, neste caso, dado o processo de implementação e a dinâmica de funcionamento, o Conselho Municipal de Educação é um órgão essencialmente formal, cujas potencialidades teóricas não têm correspondência na prática.Universidade Católica Portuguesa2007-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3291Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 6 (2007); 61-842182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2007.n6reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3291https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3291/3192Direitos de Autor (c) 2007 Nuno Gonçalo da Silva Miranda, Joaquim Azevedohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Nuno Gonçalo da SilvaAzevedo, Joaquim2022-05-24T16:54:43Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:49.553221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades
title Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades
spellingShingle Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades
Miranda, Nuno Gonçalo da Silva
title_short Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades
title_full Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades
title_fullStr Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades
title_full_unstemmed Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades
title_sort Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades
author Miranda, Nuno Gonçalo da Silva
author_facet Miranda, Nuno Gonçalo da Silva
Azevedo, Joaquim
author_role author
author2 Azevedo, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Nuno Gonçalo da Silva
Azevedo, Joaquim
description Desocultar qual tem sido o papel de um Conselho Municipal de Educação (CME) numa política de descentralização de educação foi o objectivo do nosso estudo. Os sujeitos deste estudo foram os elementos de um Conselho Municipal de Educação. Optámos por uma abordagem qualitativa e, mais especificamente, por uma estratégia de investigação de “estudo de caso”. Como técnicas de recolha de dados elegemos a observação, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Chegámos à conclusão de que, neste caso, dado o processo de implementação e a dinâmica de funcionamento, o Conselho Municipal de Educação é um órgão essencialmente formal, cujas potencialidades teóricas não têm correspondência na prática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3291
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3291
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3291/3192
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2007 Nuno Gonçalo da Silva Miranda, Joaquim Azevedo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2007 Nuno Gonçalo da Silva Miranda, Joaquim Azevedo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 6 (2007); 61-84
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2007.n6
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129850799194112