Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291 |
Resumo: | Desocultar qual tem sido o papel de um Conselho Municipal de Educação (CME) numa política de descentralização de educação foi o objectivo do nosso estudo. Os sujeitos deste estudo foram os elementos de um Conselho Municipal de Educação. Optámos por uma abordagem qualitativa e, mais especificamente, por uma estratégia de investigação de “estudo de caso”. Como técnicas de recolha de dados elegemos a observação, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Chegámos à conclusão de que, neste caso, dado o processo de implementação e a dinâmica de funcionamento, o Conselho Municipal de Educação é um órgão essencialmente formal, cujas potencialidades teóricas não têm correspondência na prática. |
id |
RCAP_c782fb85ef5ced11a91eb5604f2767b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3291 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidadesDesocultar qual tem sido o papel de um Conselho Municipal de Educação (CME) numa política de descentralização de educação foi o objectivo do nosso estudo. Os sujeitos deste estudo foram os elementos de um Conselho Municipal de Educação. Optámos por uma abordagem qualitativa e, mais especificamente, por uma estratégia de investigação de “estudo de caso”. Como técnicas de recolha de dados elegemos a observação, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Chegámos à conclusão de que, neste caso, dado o processo de implementação e a dinâmica de funcionamento, o Conselho Municipal de Educação é um órgão essencialmente formal, cujas potencialidades teóricas não têm correspondência na prática.Universidade Católica Portuguesa2007-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3291Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 6 (2007); 61-842182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2007.n6reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3291https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3291/3192Direitos de Autor (c) 2007 Nuno Gonçalo da Silva Miranda, Joaquim Azevedohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Nuno Gonçalo da SilvaAzevedo, Joaquim2022-05-24T16:54:43Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:49.553221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades |
title |
Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades |
spellingShingle |
Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades Miranda, Nuno Gonçalo da Silva |
title_short |
Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades |
title_full |
Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades |
title_fullStr |
Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades |
title_full_unstemmed |
Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades |
title_sort |
Estado, município e educação. Conselho Municipal de Educação: limites e potencialidades |
author |
Miranda, Nuno Gonçalo da Silva |
author_facet |
Miranda, Nuno Gonçalo da Silva Azevedo, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Nuno Gonçalo da Silva Azevedo, Joaquim |
description |
Desocultar qual tem sido o papel de um Conselho Municipal de Educação (CME) numa política de descentralização de educação foi o objectivo do nosso estudo. Os sujeitos deste estudo foram os elementos de um Conselho Municipal de Educação. Optámos por uma abordagem qualitativa e, mais especificamente, por uma estratégia de investigação de “estudo de caso”. Como técnicas de recolha de dados elegemos a observação, a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Chegámos à conclusão de que, neste caso, dado o processo de implementação e a dinâmica de funcionamento, o Conselho Municipal de Educação é um órgão essencialmente formal, cujas potencialidades teóricas não têm correspondência na prática. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3291 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3291 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3291 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3291/3192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2007 Nuno Gonçalo da Silva Miranda, Joaquim Azevedo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2007 Nuno Gonçalo da Silva Miranda, Joaquim Azevedo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 6 (2007); 61-84 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2007.n6 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129850799194112 |