Determinantes da literacia financeira: evidência do programa PISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Fábio Jorge Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/60991
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia
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spelling Determinantes da literacia financeira: evidência do programa PISADeterminants of financial literacy: evidence of PISA programComparação internacionalJovensLiteracia financeiraPISAFinancial literacyInternational comparisonYoungsCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em EconomiaA crise financeira obrigou a uma reformulação das ideias de poupança e investimento, uma vez que os governos e os empregadores têm transferido essas responsabilidades para os próprios indivíduos. Desta forma, a Literacia Financeira é uma ferramenta particularmente importante para os jovens, pois, atualmente, enfrentam decisões financeiras com consequências ao longo da vida. Este trabalho pretende, assim, perceber quais são os principais determinantes da Literacia Financeira dos jovens, fazendo a comparação entre países. Com esse objetivo, é estimado um modelo de regressão linear múltipla, com recurso à base de dados que resulta do Programme of International Student Assessment (PISA), para o ano de 2015, que inclui já um módulo relativo à Literacia Financeira para jovens com 15 anos de idade. Os resultados revelam a existência de diferenças entre países no nível de Literacia Financeira. Nomeadamente, 10 dos 14 países e economias participantes no estudo do PISA 2015 têm no mínimo 19% dos alunos com desempenhos abaixo do nível de referência internacional, sendo que existem países em que essa percentagem está acima dos 40%. No mesmo sentido, 10 dos 14 países e economias participantes têm, no máximo, 10% dos seus alunos no grupo daqueles que têm um desempenho elevado, ou seja, indivíduos que são capazes de compreender o funcionamento de um cenário financeiro em sentido amplo. Os resultados da estimação do modelo de regressão linear múltipla revelam a existência de vários determinantes que influenciam a pontuação de Literacia Financeira. Começando pelos vários domínios avaliados pelo PISA, matemática, ciências e leitura, verifica-se que notas mais elevadas nestes domínios estão associadas a uma maior probabilidade de o aluno obter uma maior pontuação em Literacia Financeira. São também os alunos que alguma vez ficaram retidos e aos de mais baixo estatuto socioeconómico e cultural, aqueles que piores desempenhos apresentam. Por outro lado, as caraterísticas da escola através do tamanho da turma, número de alunos por escola e região onde está localizada não parecem revelar-se determinantes da Literacia Financeira, assim como não parece haver diferenças estatisticamente relevantes entre rapazes e raparigas em termos de Literacia financeira.The financial crisis has forced a reformulation of savings and investment ideas, as governments and employers have transferred these responsibilities to the individuals. Thus, Financial Literacy is a particularly important tool for young people as they currently face financial decisions with lifelong consequences. This paper aims to perceive the main determinants of young people's financial literacy, while making a comparison between countries. To this end, a multiple linear regression model is estimated using the database that results from the Program of International Student Assessment (PISA) for the year 2015, which already includes a module on Financial Literacy for 15 years old. The results reveal the existence of differences between countries at the Financial Literacy level. In particular, 10 of the 14 countries and economies participating in the PISA 2015 study have at least 19% of the students performing below the international reference level, and there are countries where this percentage is above 40%. Similarly, 10 of the 14 participating countries and economies have a maximum of 10% of their students in the highly performing group, or in other words, individuals who are able to understand the functioning of a broader financial scenario. The results of the estimation of the multiple linear regression model reveal the existence of several determinants that influence the Financial Literacy score. Starting from the various domains assessed by PISA, mathematics, science and reading, it is found that higher grades in these domains are associated with a higher probability of the student obtaining a higher score in Financial Literacy. It is also the students who have ever been retained and those with the lowest socioeconomic and cultural status, who perform worse. On the other hand, the characteristics of the school through the size of the class, number of students per school and region where it is located do not seem to be determinants of Financial Literacy, just as there do not seem to be statistically significant differences between boys and girls in terms of financial literacy.Sá, Carla Angélica da Silva Pinto deUniversidade do MinhoCastro, Fábio Jorge Alves20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60991por202261972info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:16.047489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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