A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raul, Rosa Manuel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17417
Resumo: Com esta investigação pretendeu-se compreender os processos pedagógicos que constituem e norteiam os modelos da atividade docente na instituição escolar e que influenciam as práticas e as concepções metodológicas da formação contínua dos professores do segundo ciclo em Luanda- Angola. Em suma, o objecto de estudo centrou-se na construção de saberes profissionais de professores em contexto de trabalho. Para que pudéssemos dar resposta às questões de investigação, optámos por realizar uma investigação de natureza metodológica quantitativa e qualitativa, na qual recorremos aos seguintes instrumentos de recolha de dados: pesquisa bibliográfica, questionário aos professores e uma entrevista ao Diretor da escola. A abordagem exaustiva deste tema permitiu-nos conhecer qual é a relação dos processos de ensino, atividade docente na escola e as possibilidades de uma formação contínua. Os resultados desta investigação apontam para três factores que dificultam o exercício da atividade docente: (i) Existência de um elevado número de estudantes por turma; (ii) Fraco investimento na carreira docente. Para maior êxito profissional é necessário que se façam mais seminários de capacitação, troca de experiências, realização das jornadas científicas/ pedagógicas e principalmente formação contínua. (iii) Falta de condições de trabalho (material didático, meios de ensino, tecnologias); TEACHER´S POSSIBILITIES OF LEARNING IN WORK CONTEXT: THE CASE OF THE SCHOOL N. º 2055, MUNICIPALITY OF MAIANGA ABSTRAT: This investigation was intended to understand the pedagogical processes that constitute and govern the models of teaching at the school and influencing the practices and methodological concepts of continuous training of the second cycle teachers in Luanda Angola. In short, the object of study focused on teacher learning opportunities in the workplace. So we could respond to research questions, we decided to conduct an investigation of quantitative methodological nature, in which we used the following data collection tools: documental research, questionnaire to the teachers and interview to the school Director. The comprehensive approach of this theme allowed us to know the relationship of the teaching process, teaching at the school and possibilities for further training. The results of this research point to three factors that hinder the teaching practice: (i) the existence of a large number of students per class; (Ii) Weak investment in the teaching profession. For greater professional success it is necessary to do more training seminars, exchange of experiences, implementation of the scientific / educational journeys and especially training. (Iii) Lack of working conditions (teaching materials, teaching aids and technology).
id RCAP_5164d12df008015ad57df78cba9cb9f0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da MalangaAprendizagemProfessorFormação contínuaAtividade docenteLearningTeacherContinuing educationTeaching activityCom esta investigação pretendeu-se compreender os processos pedagógicos que constituem e norteiam os modelos da atividade docente na instituição escolar e que influenciam as práticas e as concepções metodológicas da formação contínua dos professores do segundo ciclo em Luanda- Angola. Em suma, o objecto de estudo centrou-se na construção de saberes profissionais de professores em contexto de trabalho. Para que pudéssemos dar resposta às questões de investigação, optámos por realizar uma investigação de natureza metodológica quantitativa e qualitativa, na qual recorremos aos seguintes instrumentos de recolha de dados: pesquisa bibliográfica, questionário aos professores e uma entrevista ao Diretor da escola. A abordagem exaustiva deste tema permitiu-nos conhecer qual é a relação dos processos de ensino, atividade docente na escola e as possibilidades de uma formação contínua. Os resultados desta investigação apontam para três factores que dificultam o exercício da atividade docente: (i) Existência de um elevado número de estudantes por turma; (ii) Fraco investimento na carreira docente. Para maior êxito profissional é necessário que se façam mais seminários de capacitação, troca de experiências, realização das jornadas científicas/ pedagógicas e principalmente formação contínua. (iii) Falta de condições de trabalho (material didático, meios de ensino, tecnologias); TEACHER´S POSSIBILITIES OF LEARNING IN WORK CONTEXT: THE CASE OF THE SCHOOL N. º 2055, MUNICIPALITY OF MAIANGA ABSTRAT: This investigation was intended to understand the pedagogical processes that constitute and govern the models of teaching at the school and influencing the practices and methodological concepts of continuous training of the second cycle teachers in Luanda Angola. In short, the object of study focused on teacher learning opportunities in the workplace. So we could respond to research questions, we decided to conduct an investigation of quantitative methodological nature, in which we used the following data collection tools: documental research, questionnaire to the teachers and interview to the school Director. The comprehensive approach of this theme allowed us to know the relationship of the teaching process, teaching at the school and possibilities for further training. The results of this research point to three factors that hinder the teaching practice: (i) the existence of a large number of students per class; (Ii) Weak investment in the teaching profession. For greater professional success it is necessary to do more training seminars, exchange of experiences, implementation of the scientific / educational journeys and especially training. (Iii) Lack of working conditions (teaching materials, teaching aids and technology).Universidade de Évora2016-02-18T10:01:28Z2016-02-182015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17417http://hdl.handle.net/10174/17417TID:201046202porDepartamento de Pedagogia e Educaçãorosamanuelraul@gmail.com229Raul, Rosa Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:36.262252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga
title A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga
spellingShingle A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga
Raul, Rosa Manuel
Aprendizagem
Professor
Formação contínua
Atividade docente
Learning
Teacher
Continuing education
Teaching activity
title_short A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga
title_full A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga
title_fullStr A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga
title_full_unstemmed A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga
title_sort A construção de saberes profissionais de professores: o caso da escola nº 2055 do município da Malanga
author Raul, Rosa Manuel
author_facet Raul, Rosa Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raul, Rosa Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Professor
Formação contínua
Atividade docente
Learning
Teacher
Continuing education
Teaching activity
topic Aprendizagem
Professor
Formação contínua
Atividade docente
Learning
Teacher
Continuing education
Teaching activity
description Com esta investigação pretendeu-se compreender os processos pedagógicos que constituem e norteiam os modelos da atividade docente na instituição escolar e que influenciam as práticas e as concepções metodológicas da formação contínua dos professores do segundo ciclo em Luanda- Angola. Em suma, o objecto de estudo centrou-se na construção de saberes profissionais de professores em contexto de trabalho. Para que pudéssemos dar resposta às questões de investigação, optámos por realizar uma investigação de natureza metodológica quantitativa e qualitativa, na qual recorremos aos seguintes instrumentos de recolha de dados: pesquisa bibliográfica, questionário aos professores e uma entrevista ao Diretor da escola. A abordagem exaustiva deste tema permitiu-nos conhecer qual é a relação dos processos de ensino, atividade docente na escola e as possibilidades de uma formação contínua. Os resultados desta investigação apontam para três factores que dificultam o exercício da atividade docente: (i) Existência de um elevado número de estudantes por turma; (ii) Fraco investimento na carreira docente. Para maior êxito profissional é necessário que se façam mais seminários de capacitação, troca de experiências, realização das jornadas científicas/ pedagógicas e principalmente formação contínua. (iii) Falta de condições de trabalho (material didático, meios de ensino, tecnologias); TEACHER´S POSSIBILITIES OF LEARNING IN WORK CONTEXT: THE CASE OF THE SCHOOL N. º 2055, MUNICIPALITY OF MAIANGA ABSTRAT: This investigation was intended to understand the pedagogical processes that constitute and govern the models of teaching at the school and influencing the practices and methodological concepts of continuous training of the second cycle teachers in Luanda Angola. In short, the object of study focused on teacher learning opportunities in the workplace. So we could respond to research questions, we decided to conduct an investigation of quantitative methodological nature, in which we used the following data collection tools: documental research, questionnaire to the teachers and interview to the school Director. The comprehensive approach of this theme allowed us to know the relationship of the teaching process, teaching at the school and possibilities for further training. The results of this research point to three factors that hinder the teaching practice: (i) the existence of a large number of students per class; (Ii) Weak investment in the teaching profession. For greater professional success it is necessary to do more training seminars, exchange of experiences, implementation of the scientific / educational journeys and especially training. (Iii) Lack of working conditions (teaching materials, teaching aids and technology).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-18T10:01:28Z
2016-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17417
http://hdl.handle.net/10174/17417
TID:201046202
url http://hdl.handle.net/10174/17417
identifier_str_mv TID:201046202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
rosamanuelraul@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136578728099840