O design como veiculador cultural no desenvolvimento de um produto calçado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morim, Maria da Conceição dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1253
Resumo: Esta investigação nasce da necessidade de relacionar a cultura material do Minho com o calçado enquanto cultura semi-industrial enraizada na cultura portuguesa. Neste estudo pretende-se proporcionar a criação um produto mestiço entre estas duas atividades produtivas e culturais. Hoje, o design caminha, cada vez mais, a par com o artesanato, na medida que possui desafios em comum. Através do artesanato, pretende-se conceber um novo produto que seja atual e real, utilizando para isso a reflexão projetual do design. Embora estejamos num período de crise, o comércio do luxo está em franco crescimento, demonstrando a grande capacidade para valorizar quer o trabalho feito à mão, quer a minuciosidade com que estes produtos são obtidos. Este detalhe só poderá ser alcançado através da produção artesanal, cruzando-a e enaltecendo-a, por diferenciação, com a produção industrial. A primeira parte analisa a chinela vianense como elemento representativo da cultura material do Minho. A segunda parte analisa o calçado como cultura semi-industrial portuguesa. O capítulo de aplicação desta investigação desenvolve um projeto experimental de sistema de produto, denominado Maria’s. Com este projeto pretende-se demonstrar que o design tem a competência para transmitir valores qualitativos, promovendo o cruzamento entre dois âmbitos produtivos distintos. Por meio do design espera-se concretizar uma ligação entre uma cultura produtiva artesanal da chinela vianense e a produção industrial do sector do sapato que caracteriza o norte do país. Com esta investigação pretende-se validar o relacionamento entre o design e o artesanato como um percurso contíguo e fundamental na criação de um produto diferenciado e nas mais valias a ele associadas.
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