As conceções de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a avaliação das aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria Ferreira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2923
Resumo: O principal objetivo deste trabalho centrou-se na forma como o processo de ava-liação das aprendizagens é entendido por alunos do ensino básico, de uma escola pública de Vila Real, ou seja, que conceções apresentam sobre o processo de avalia-ção a que são sujeitos. Os dados espelham a conceção da avaliação da aprendizagem, nesta escola do ensino público que pode servir de ponto de referência para o estudo de outras realidades próximas. A investigação, a nível quantitativo, possibilitou a análise dos resultados dos questionários referente a uma amostra que envolveu alunos do 5º ao 9ºano de escola-ridade. Os resultados obtidos apontam no sentido de que os alunos percecionam a avalia-ção das aprendizagens, como resultado da «verificação» dos conteúdos programáti-cos lecionados nas diferentes disciplinas, profundamente, associado à mensuração da aprendizagem que se traduz numa matriz classificatória de cariz quantificador, dessa mesma aprendizagem.
id RCAP_517efb879594ab344f59f881f7d93850
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As conceções de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a avaliação das aprendizagensAvaliação formativaAvaliação sumativaAvaliação das aprendizagensO principal objetivo deste trabalho centrou-se na forma como o processo de ava-liação das aprendizagens é entendido por alunos do ensino básico, de uma escola pública de Vila Real, ou seja, que conceções apresentam sobre o processo de avalia-ção a que são sujeitos. Os dados espelham a conceção da avaliação da aprendizagem, nesta escola do ensino público que pode servir de ponto de referência para o estudo de outras realidades próximas. A investigação, a nível quantitativo, possibilitou a análise dos resultados dos questionários referente a uma amostra que envolveu alunos do 5º ao 9ºano de escola-ridade. Os resultados obtidos apontam no sentido de que os alunos percecionam a avalia-ção das aprendizagens, como resultado da «verificação» dos conteúdos programáti-cos lecionados nas diferentes disciplinas, profundamente, associado à mensuração da aprendizagem que se traduz numa matriz classificatória de cariz quantificador, dessa mesma aprendizagem.The main objective of this work has focused on how the evaluation process of learning is understood by elementary school students two public schools, Vila Real, namely that concepts presented on the evaluation process to which they are subjected. The data reflect the design of the evaluation of learning, these schools of public education that can serve as a reference point for the study of other realities nearby. The research, quantitative terms, allowed the analysis of the results of questionnaires relating to a sample that involved students from 5th to 9th grade. The results point to the effect that students perceive the assessment of learning as a result of 'verification' of the syllabus taught in different disciplines, deeply associated with the measurement of learning which results in a matrix-oriented classification quantifier, that same learning.2014-02-03T11:35:04Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2923pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Maria Ferreira dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:50.477107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As conceções de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a avaliação das aprendizagens
title As conceções de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a avaliação das aprendizagens
spellingShingle As conceções de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a avaliação das aprendizagens
Silva, Ana Maria Ferreira da
Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Avaliação das aprendizagens
title_short As conceções de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a avaliação das aprendizagens
title_full As conceções de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a avaliação das aprendizagens
title_fullStr As conceções de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a avaliação das aprendizagens
title_full_unstemmed As conceções de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a avaliação das aprendizagens
title_sort As conceções de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a avaliação das aprendizagens
author Silva, Ana Maria Ferreira da
author_facet Silva, Ana Maria Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Maria Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Avaliação das aprendizagens
topic Avaliação formativa
Avaliação sumativa
Avaliação das aprendizagens
description O principal objetivo deste trabalho centrou-se na forma como o processo de ava-liação das aprendizagens é entendido por alunos do ensino básico, de uma escola pública de Vila Real, ou seja, que conceções apresentam sobre o processo de avalia-ção a que são sujeitos. Os dados espelham a conceção da avaliação da aprendizagem, nesta escola do ensino público que pode servir de ponto de referência para o estudo de outras realidades próximas. A investigação, a nível quantitativo, possibilitou a análise dos resultados dos questionários referente a uma amostra que envolveu alunos do 5º ao 9ºano de escola-ridade. Os resultados obtidos apontam no sentido de que os alunos percecionam a avalia-ção das aprendizagens, como resultado da «verificação» dos conteúdos programáti-cos lecionados nas diferentes disciplinas, profundamente, associado à mensuração da aprendizagem que se traduz numa matriz classificatória de cariz quantificador, dessa mesma aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2014-02-03T11:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2923
url http://hdl.handle.net/10348/2923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137145864060928