Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17258 |
Resumo: | O tema central é a avaliação das aprendizagens da matemática. Procura-se o aprofundar os aspectos teóricos da avaliação a fim de dirimir dúvidas, esclarecer equívocos, ampliar conceitos, formar pensamento crítico, articulações com o currículo e, principalmente, discutir as práticas avaliativas visando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Discute-se, também, a natureza das avaliações sob o foco das provas externas nacionais e internacionais em larga escala e das avaliações possíveis de serem realizadas no dia a dia. |
id |
RCAP_7a52dcd22f189c0f7034602bbbf3dd69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17258 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticasavaliação das aprendizagensEnsino da MatemáticaPráticas avaliativasAvaliação formativaavaliação sumativaO tema central é a avaliação das aprendizagens da matemática. Procura-se o aprofundar os aspectos teóricos da avaliação a fim de dirimir dúvidas, esclarecer equívocos, ampliar conceitos, formar pensamento crítico, articulações com o currículo e, principalmente, discutir as práticas avaliativas visando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Discute-se, também, a natureza das avaliações sob o foco das provas externas nacionais e internacionais em larga escala e das avaliações possíveis de serem realizadas no dia a dia.Governo Federal do Brasil; UEPA; UFPA; CAPES; Instituto Federal de Iniciação Científica e TecnológicaSBEM-PA2016-02-03T17:15:38Z2016-02-032015-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/17258http://hdl.handle.net/10174/17258porBelém-Pará78-85-98092-24-9SBEM770simnaoDPEamab@uevora.ptilucena19@gmail.comaraposo@ufpa.br229Borralho, AntónioLucena, IsabelRaposo, Augustainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:24.559440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas |
title |
Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas |
spellingShingle |
Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas Borralho, António avaliação das aprendizagens Ensino da Matemática Práticas avaliativas Avaliação formativa avaliação sumativa |
title_short |
Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas |
title_full |
Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas |
title_fullStr |
Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas |
title_full_unstemmed |
Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas |
title_sort |
Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas |
author |
Borralho, António |
author_facet |
Borralho, António Lucena, Isabel Raposo, Augusta |
author_role |
author |
author2 |
Lucena, Isabel Raposo, Augusta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borralho, António Lucena, Isabel Raposo, Augusta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação das aprendizagens Ensino da Matemática Práticas avaliativas Avaliação formativa avaliação sumativa |
topic |
avaliação das aprendizagens Ensino da Matemática Práticas avaliativas Avaliação formativa avaliação sumativa |
description |
O tema central é a avaliação das aprendizagens da matemática. Procura-se o aprofundar os aspectos teóricos da avaliação a fim de dirimir dúvidas, esclarecer equívocos, ampliar conceitos, formar pensamento crítico, articulações com o currículo e, principalmente, discutir as práticas avaliativas visando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Discute-se, também, a natureza das avaliações sob o foco das provas externas nacionais e internacionais em larga escala e das avaliações possíveis de serem realizadas no dia a dia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-01T00:00:00Z 2016-02-03T17:15:38Z 2016-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17258 http://hdl.handle.net/10174/17258 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Belém-Pará 78-85-98092-24-9 SBEM 7 70 sim nao DPE amab@uevora.pt ilucena19@gmail.com araposo@ufpa.br 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SBEM-PA |
publisher.none.fl_str_mv |
SBEM-PA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136576469467136 |