Perspectiva da comunicação da análise da autoavaliação de instituições de ensino superior na cidade de Uberaba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Walter Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10752
Resumo: Este estudo tem como propósito investigar perspectivas que envolvem a autoavaliação na comunicação e divulgação dos resultados apurados no processo para comunidade acadêmica, correlacionando diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Ensino Superior – SINAES/CONAES e as ocorrências práticas do processo de autoavaliação. Primeiramente, iniciou-se um estudo dos principais conteúdos teóricos e sustentação das Comissões Próprias de Autoavaliação – CPA, o seu papel comunicativo e organizado do processo atrelado à identificação de dificuldades, facilidades e eficiência apontadas pelos membros que as compõe. O estudo fundamenta-se em referenciais bibliográficos e pesquisa de campo exploratória desenvolvida em três instituições de ensino superior localizadas em Uberaba-MG. A técnica de coleta de dados foi análise de relatórios documentados de autoavaliação, inquéritos por questionários fechados com membros das CPA e entrevista semiestruturada, com os responsáveis pela coordenação e recepção dos processos de autoavaliação. Com esta abordagem foi possível investigar autoavaliações institucionais realizadas pelas comissões associadas às perspectivas organizacionais e as formas de comunicação de divulgação e trabalho de melhoria dos processos. Os resultados sugerem que o conhecimento da eficácia dos resultados dos trabalhos condicionam as conclusões do relatório e o plano de melhoria das instituições insuficientes. Foram identificadas as principais dificuldades, facilidades e eficiências de articulação no trabalho desenvolvido pelas CPA e contribuição para a comunicação do processo.
id RCAP_5184897cee29f14bd797379e9da24a69
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10752
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspectiva da comunicação da análise da autoavaliação de instituições de ensino superior na cidade de UberabaAutoavaliaçãoComissão própria de autoavaliaçãoComunicaçãoSelf-evaluationOwn Self-assessment committeeCommunicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo tem como propósito investigar perspectivas que envolvem a autoavaliação na comunicação e divulgação dos resultados apurados no processo para comunidade acadêmica, correlacionando diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Ensino Superior – SINAES/CONAES e as ocorrências práticas do processo de autoavaliação. Primeiramente, iniciou-se um estudo dos principais conteúdos teóricos e sustentação das Comissões Próprias de Autoavaliação – CPA, o seu papel comunicativo e organizado do processo atrelado à identificação de dificuldades, facilidades e eficiência apontadas pelos membros que as compõe. O estudo fundamenta-se em referenciais bibliográficos e pesquisa de campo exploratória desenvolvida em três instituições de ensino superior localizadas em Uberaba-MG. A técnica de coleta de dados foi análise de relatórios documentados de autoavaliação, inquéritos por questionários fechados com membros das CPA e entrevista semiestruturada, com os responsáveis pela coordenação e recepção dos processos de autoavaliação. Com esta abordagem foi possível investigar autoavaliações institucionais realizadas pelas comissões associadas às perspectivas organizacionais e as formas de comunicação de divulgação e trabalho de melhoria dos processos. Os resultados sugerem que o conhecimento da eficácia dos resultados dos trabalhos condicionam as conclusões do relatório e o plano de melhoria das instituições insuficientes. Foram identificadas as principais dificuldades, facilidades e eficiências de articulação no trabalho desenvolvido pelas CPA e contribuição para a comunicação do processo.This study aims to investigate perspectives that involve self - assessment in the communication and dissemination of the results obtained in the process for the academic community, correlating the guidelines of the National System of Evaluation of Higher Education Institutions - SINAES / CONAES and the practical occurrences of the self - assessment process. Firstly, a study of the main theoretical contents and support of the Own Committees of Self-Assessment - CPA, its communicative and organized role of the process linked to the identification of difficulties, facilities and efficiency pointed out by the members that co-opted them. The study is based on bibliographic references and exploratory field research developed in three higher education institutions located in Uberaba-MG. The data collection technique was the analysis of documented self-report reports, closed questionnaire surveys with CPA members and semi-structured interviews with those responsible for coordinating and receiving the selfassessment processes. With this approach it was possible to investigate institutional self-assessments carried out by the commissions associated with organizational perspectives and the forms of communication of disclosure and process improvement work. The results suggest that the knowledge of the effectiveness of the results of the work condition the conclusions of the report and the plan to improve the insufficient institutions. The main difficulties, facilities and efficiencies of articulation in the work developed by the CPA and contribution to the communication of the process were identified.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarcelos, Walter Moreira2018-01-10T14:41:02Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10752TID:201835029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:29Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:10.826504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva da comunicação da análise da autoavaliação de instituições de ensino superior na cidade de Uberaba
title Perspectiva da comunicação da análise da autoavaliação de instituições de ensino superior na cidade de Uberaba
spellingShingle Perspectiva da comunicação da análise da autoavaliação de instituições de ensino superior na cidade de Uberaba
Barcelos, Walter Moreira
Autoavaliação
Comissão própria de autoavaliação
Comunicação
Self-evaluation
Own Self-assessment committee
Communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perspectiva da comunicação da análise da autoavaliação de instituições de ensino superior na cidade de Uberaba
title_full Perspectiva da comunicação da análise da autoavaliação de instituições de ensino superior na cidade de Uberaba
title_fullStr Perspectiva da comunicação da análise da autoavaliação de instituições de ensino superior na cidade de Uberaba
title_full_unstemmed Perspectiva da comunicação da análise da autoavaliação de instituições de ensino superior na cidade de Uberaba
title_sort Perspectiva da comunicação da análise da autoavaliação de instituições de ensino superior na cidade de Uberaba
author Barcelos, Walter Moreira
author_facet Barcelos, Walter Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diogo, Fernando Luís Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Walter Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Autoavaliação
Comissão própria de autoavaliação
Comunicação
Self-evaluation
Own Self-assessment committee
Communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Autoavaliação
Comissão própria de autoavaliação
Comunicação
Self-evaluation
Own Self-assessment committee
Communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo tem como propósito investigar perspectivas que envolvem a autoavaliação na comunicação e divulgação dos resultados apurados no processo para comunidade acadêmica, correlacionando diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Ensino Superior – SINAES/CONAES e as ocorrências práticas do processo de autoavaliação. Primeiramente, iniciou-se um estudo dos principais conteúdos teóricos e sustentação das Comissões Próprias de Autoavaliação – CPA, o seu papel comunicativo e organizado do processo atrelado à identificação de dificuldades, facilidades e eficiência apontadas pelos membros que as compõe. O estudo fundamenta-se em referenciais bibliográficos e pesquisa de campo exploratória desenvolvida em três instituições de ensino superior localizadas em Uberaba-MG. A técnica de coleta de dados foi análise de relatórios documentados de autoavaliação, inquéritos por questionários fechados com membros das CPA e entrevista semiestruturada, com os responsáveis pela coordenação e recepção dos processos de autoavaliação. Com esta abordagem foi possível investigar autoavaliações institucionais realizadas pelas comissões associadas às perspectivas organizacionais e as formas de comunicação de divulgação e trabalho de melhoria dos processos. Os resultados sugerem que o conhecimento da eficácia dos resultados dos trabalhos condicionam as conclusões do relatório e o plano de melhoria das instituições insuficientes. Foram identificadas as principais dificuldades, facilidades e eficiências de articulação no trabalho desenvolvido pelas CPA e contribuição para a comunicação do processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-10T14:41:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10752
TID:201835029
url http://hdl.handle.net/10400.22/10752
identifier_str_mv TID:201835029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131407538192384