A dança indiana como veículo para a espiritualidade e a transcendência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Diana de Melo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11216
Resumo: Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro- especialização em Artes Performativas
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spelling A dança indiana como veículo para a espiritualidade e a transcendênciaDança clássica indianaEspiritualidadeTradição hinduTranscendênciaIndian classical danceSpiritualityHindu traditionTranscendenceTrabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro- especialização em Artes PerformativasO presente Relatório de Trabalho de Projecto foi elaborado com o objectivo de pesquisar os seguintes temas: a história e a evolução da dança desde a sua origem até aos dias de hoje; os tratados pelos quais se regem as artes clássicas da India; o processo detalhado da formação de um actor/bailarino segundo este método; de que modo os princípios da filosofia hindu influenciam e sustentam filosoficamente a arte da dança clássica, a tão peculiar estética da rasa contida no tratado Natya Shastra, que sustem todo o edifício teatral, regendo-o de uma forma extremamente estilizada e amplamente codificada; as possibilidades expressivas inerentes à técnica oriental; a espiritualidade e a possibilidade de desenvolver a inteligência espiritual ; a teoria e prática sobre o modo como esta arte se rege desde o hara ou centro energético do corpo; a possibilidade de despertar o kundalini; a ativação do segundo cérebro segundo o sistema nervoso entérico; o modo como a dança pode levar o artista a experienciar estados de consciência mais refinados e subtis ; a possibilidade desta prática artística e espiritual induzir o artista ao enaltecimento do seu ego ou à transcendência de si próprio. Tentar ampliar o espectro do conhecimento académico português e suprir dúvidas existentes sobre o objeto de estudo, possivelmente cobrir lacunas de investigações passadas e procurar que a indagação que instigou a elaboração deste trabalho seja específica, apontando o que pretende ser investigado, em linguagem clara e objetiva, ainda que o tema possa ser ambíguo na sua resolução.ABSTRACT - This Project Work Report was prepared with the objective of researching the following subjects: the history and evolution of dance from its origin to the present day; the treaties by which the classical arts of India are governed; the detailed process of the formation of an actor / dancer according to this method; how the principles of Hindu philosophy influence and sustain philosophically the art of classical dance, the peculiar aesthetics of rasa contained in the treatise Natya Shastra, which underpin the whole theatrical building, governing it in an extremely stylized and widely codified form; the expressive possibilities inherent in oriental technique; spirituality and the possibility of developing spiritual intelligence; the theory and practice of how this art is governed from the hara or energy center of the body, the possibility of awakening the kundalini; activation of the second brain according to the enteric nervous system; the way dance can lead the artist to a more refined experience and subtle states of consciousness; the possibility of this artistic and spiritual practice to induce the artist to exalt his ego or to transcend himself. Try to broaden the spectrum of Portuguese academic knowledge and answer to existing doubts about the object of study, possibly cover gaps in past investigations and seek that the inquiry will prompt the elaboration of this work as specific as possible, pointing out what it intends to be investigated, in clear and objective language. , although the issue may be ambiguous in its resolution.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaRosa, Armando NascimentoBento, DiogoRCIPLRego, Diana de Melo2020-03-10T11:59:41Z2020-01-282020-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11216TID:202453731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:30.593775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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