A imagem na publicidade: os princípios do design e comunicação visual perante a fotografia analógica no Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48394 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga o uso da fotografia analógica na publicidade do Instagram, em relação aos princípios do design e da comunicação visual. O objetivo é compreender como a imagem analógica se integra no ambiente digital e como o público-alvo, especificamente a Geração Z, reage à sua utilização. O estudo examina as mudanças nas imagens ao longo do tempo, desde a era analógica até ao surgimento das imagens digitais e ao seu uso nas plataformas digitais, além do impacto das imagens na equidade social. Com base na teoria barthesiana na Retórica da Imagem, a pesquisa analisa como a mensagem da imagem é comunicada por meio das media sociais, com foco no Instagram. A coleta de dados é realizada por meio de questionários e entrevistas, seguidos da análise de conteúdo dos seus resultados. A partir desses dados, é elaborado um quadro teórico que possibilita a reavaliação das práticas da publicidade no Instagram, em relação à fotografia analógica, que visa aprimorar a experiência tanto do consumidor como do produtor. Conclui-se que a fotografia de filme tem um destaque relevante no século XXI e, por isso, é tido como um elemento relevante para a inovação do setor publicitário em plena era digital. |
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A imagem na publicidade: os princípios do design e comunicação visual perante a fotografia analógica no InstagramDesign e comunicação visualPublicidadeInstagramFotografia analógicaEsta pesquisa investiga o uso da fotografia analógica na publicidade do Instagram, em relação aos princípios do design e da comunicação visual. O objetivo é compreender como a imagem analógica se integra no ambiente digital e como o público-alvo, especificamente a Geração Z, reage à sua utilização. O estudo examina as mudanças nas imagens ao longo do tempo, desde a era analógica até ao surgimento das imagens digitais e ao seu uso nas plataformas digitais, além do impacto das imagens na equidade social. Com base na teoria barthesiana na Retórica da Imagem, a pesquisa analisa como a mensagem da imagem é comunicada por meio das media sociais, com foco no Instagram. A coleta de dados é realizada por meio de questionários e entrevistas, seguidos da análise de conteúdo dos seus resultados. A partir desses dados, é elaborado um quadro teórico que possibilita a reavaliação das práticas da publicidade no Instagram, em relação à fotografia analógica, que visa aprimorar a experiência tanto do consumidor como do produtor. Conclui-se que a fotografia de filme tem um destaque relevante no século XXI e, por isso, é tido como um elemento relevante para a inovação do setor publicitário em plena era digital.This investigation studies on the use of analog photography in Instagram advertising in relation to design and visual communication principles. The goal is to learn how analog imagery integrates into the digital world, as well as how the target audience, especially Generation Z, reacts to its utilization. The study looks at how images have changed over time, from the analog era to the rise of digital photographs and their use on digital platforms, as well as how images affect social equity. The study analyzes how the message of the image is delivered through social media, with a focus on Instagram, using Roland Barthes' theory of Image Rhetoric. Data collection is carried out through questionnaires and interviews, followed by content analysis. Based on these data, a theoretical framework is developed that allows for a reevaluation of Instagram advertising strategies involving analog photography, with the goal of improving the experience for both users and producers. It is concluded that film photography is important in the twenty-first century and is a relevant component for innovation in the advertising sector in the digital era.Alcântara, OctávioRepositório ComumVarela, Filipa Carvalho Monteiro2023-12-06T13:17:54Z2023-092023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48394TID:203416244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-07T16:07:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:30.839456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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