Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10912 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira. Respeita ao ano lectivo 2012/2013 na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro. Considerando a nossa pratica lectiva, o processo de ensino - aprendizagem e os diversos intervenientes, o presente relatório assume, sobretudo, um carácter reflexivo, com vista à melhoria das nossas aptidões e desempenhos docentes. Incidiremos sobre as seguintes áreas: Preparação científica, pedagógica e didáctica; Planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; Análise da prática de Ensino; Participação na escola; e Desenvolvimento profissional; ### Abstract: Report on the curricular unit of Supervised Teaching Practice This report was based on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master of Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, with the supervision of Professor António Ricardo Mira. It refers to the academic year 2012/2013, in Pinheiro e Rosa Secondary School, in Faro. Considering our teaching practice, the teaching-learning process and the multiple involving issues, this report aims to be a reflective analysis, in order to provide the framework that allows us to improve our skills and teaching performance. We will focus on the following topics: Scientific, educational and teaching performance; Planning, conducting classes and learning assessment; Analysis of teaching practice; Participation in school; and Professional development. |
id |
RCAP_51a4bc14caa13c6bc505fce8c6a409c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10912 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionadaPrática lectivaEnsinoAprendizagemReflexãoMelhoriaAptidões e desempenhos docentesTeaching practiceTeachingLearningReflectionImprovementSkills and teaching performanceO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira. Respeita ao ano lectivo 2012/2013 na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro. Considerando a nossa pratica lectiva, o processo de ensino - aprendizagem e os diversos intervenientes, o presente relatório assume, sobretudo, um carácter reflexivo, com vista à melhoria das nossas aptidões e desempenhos docentes. Incidiremos sobre as seguintes áreas: Preparação científica, pedagógica e didáctica; Planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; Análise da prática de Ensino; Participação na escola; e Desenvolvimento profissional; ### Abstract: Report on the curricular unit of Supervised Teaching Practice This report was based on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master of Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, with the supervision of Professor António Ricardo Mira. It refers to the academic year 2012/2013, in Pinheiro e Rosa Secondary School, in Faro. Considering our teaching practice, the teaching-learning process and the multiple involving issues, this report aims to be a reflective analysis, in order to provide the framework that allows us to improve our skills and teaching performance. We will focus on the following topics: Scientific, educational and teaching performance; Planning, conducting classes and learning assessment; Analysis of teaching practice; Participation in school; and Professional development.Universidade de Évora2014-05-12T17:15:24Z2014-05-122014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10912http://hdl.handle.net/10174/10912TID:201264838porEscola de Ciências Socais, Departamento de Pedagogia e Educaçãosofia.anes@gmail.com672Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:51.406627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco de Prática lectiva Ensino Aprendizagem Reflexão Melhoria Aptidões e desempenhos docentes Teaching practice Teaching Learning Reflection Improvement Skills and teaching performance |
title_short |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_full |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada |
author |
Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco de |
author_facet |
Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática lectiva Ensino Aprendizagem Reflexão Melhoria Aptidões e desempenhos docentes Teaching practice Teaching Learning Reflection Improvement Skills and teaching performance |
topic |
Prática lectiva Ensino Aprendizagem Reflexão Melhoria Aptidões e desempenhos docentes Teaching practice Teaching Learning Reflection Improvement Skills and teaching performance |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira. Respeita ao ano lectivo 2012/2013 na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro. Considerando a nossa pratica lectiva, o processo de ensino - aprendizagem e os diversos intervenientes, o presente relatório assume, sobretudo, um carácter reflexivo, com vista à melhoria das nossas aptidões e desempenhos docentes. Incidiremos sobre as seguintes áreas: Preparação científica, pedagógica e didáctica; Planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; Análise da prática de Ensino; Participação na escola; e Desenvolvimento profissional; ### Abstract: Report on the curricular unit of Supervised Teaching Practice This report was based on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master of Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, with the supervision of Professor António Ricardo Mira. It refers to the academic year 2012/2013, in Pinheiro e Rosa Secondary School, in Faro. Considering our teaching practice, the teaching-learning process and the multiple involving issues, this report aims to be a reflective analysis, in order to provide the framework that allows us to improve our skills and teaching performance. We will focus on the following topics: Scientific, educational and teaching performance; Planning, conducting classes and learning assessment; Analysis of teaching practice; Participation in school; and Professional development. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-12T17:15:24Z 2014-05-12 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10912 http://hdl.handle.net/10174/10912 TID:201264838 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10912 |
identifier_str_mv |
TID:201264838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Escola de Ciências Socais, Departamento de Pedagogia e Educação sofia.anes@gmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136533741043712 |