Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10912
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira. Respeita ao ano lectivo 2012/2013 na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro. Considerando a nossa pratica lectiva, o processo de ensino - aprendizagem e os diversos intervenientes, o presente relatório assume, sobretudo, um carácter reflexivo, com vista à melhoria das nossas aptidões e desempenhos docentes. Incidiremos sobre as seguintes áreas: Preparação científica, pedagógica e didáctica; Planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; Análise da prática de Ensino; Participação na escola; e Desenvolvimento profissional; ### Abstract: Report on the curricular unit of Supervised Teaching Practice This report was based on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master of Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, with the supervision of Professor António Ricardo Mira. It refers to the academic year 2012/2013, in Pinheiro e Rosa Secondary School, in Faro. Considering our teaching practice, the teaching-learning process and the multiple involving issues, this report aims to be a reflective analysis, in order to provide the framework that allows us to improve our skills and teaching performance. We will focus on the following topics: Scientific, educational and teaching performance; Planning, conducting classes and learning assessment; Analysis of teaching practice; Participation in school; and Professional development.
id RCAP_51a4bc14caa13c6bc505fce8c6a409c1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionadaPrática lectivaEnsinoAprendizagemReflexãoMelhoriaAptidões e desempenhos docentesTeaching practiceTeachingLearningReflectionImprovementSkills and teaching performanceO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira. Respeita ao ano lectivo 2012/2013 na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro. Considerando a nossa pratica lectiva, o processo de ensino - aprendizagem e os diversos intervenientes, o presente relatório assume, sobretudo, um carácter reflexivo, com vista à melhoria das nossas aptidões e desempenhos docentes. Incidiremos sobre as seguintes áreas: Preparação científica, pedagógica e didáctica; Planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; Análise da prática de Ensino; Participação na escola; e Desenvolvimento profissional; ### Abstract: Report on the curricular unit of Supervised Teaching Practice This report was based on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master of Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, with the supervision of Professor António Ricardo Mira. It refers to the academic year 2012/2013, in Pinheiro e Rosa Secondary School, in Faro. Considering our teaching practice, the teaching-learning process and the multiple involving issues, this report aims to be a reflective analysis, in order to provide the framework that allows us to improve our skills and teaching performance. We will focus on the following topics: Scientific, educational and teaching performance; Planning, conducting classes and learning assessment; Analysis of teaching practice; Participation in school; and Professional development.Universidade de Évora2014-05-12T17:15:24Z2014-05-122014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10912http://hdl.handle.net/10174/10912TID:201264838porEscola de Ciências Socais, Departamento de Pedagogia e Educaçãosofia.anes@gmail.com672Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:51.406627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco de
Prática lectiva
Ensino
Aprendizagem
Reflexão
Melhoria
Aptidões e desempenhos docentes
Teaching practice
Teaching
Learning
Reflection
Improvement
Skills and teaching performance
title_short Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_full Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
author Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco de
author_facet Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anes, Sofia Alexandra Figueira Branco de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática lectiva
Ensino
Aprendizagem
Reflexão
Melhoria
Aptidões e desempenhos docentes
Teaching practice
Teaching
Learning
Reflection
Improvement
Skills and teaching performance
topic Prática lectiva
Ensino
Aprendizagem
Reflexão
Melhoria
Aptidões e desempenhos docentes
Teaching practice
Teaching
Learning
Reflection
Improvement
Skills and teaching performance
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira. Respeita ao ano lectivo 2012/2013 na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro. Considerando a nossa pratica lectiva, o processo de ensino - aprendizagem e os diversos intervenientes, o presente relatório assume, sobretudo, um carácter reflexivo, com vista à melhoria das nossas aptidões e desempenhos docentes. Incidiremos sobre as seguintes áreas: Preparação científica, pedagógica e didáctica; Planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; Análise da prática de Ensino; Participação na escola; e Desenvolvimento profissional; ### Abstract: Report on the curricular unit of Supervised Teaching Practice This report was based on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master of Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, with the supervision of Professor António Ricardo Mira. It refers to the academic year 2012/2013, in Pinheiro e Rosa Secondary School, in Faro. Considering our teaching practice, the teaching-learning process and the multiple involving issues, this report aims to be a reflective analysis, in order to provide the framework that allows us to improve our skills and teaching performance. We will focus on the following topics: Scientific, educational and teaching performance; Planning, conducting classes and learning assessment; Analysis of teaching practice; Participation in school; and Professional development.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-12T17:15:24Z
2014-05-12
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10912
http://hdl.handle.net/10174/10912
TID:201264838
url http://hdl.handle.net/10174/10912
identifier_str_mv TID:201264838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Escola de Ciências Socais, Departamento de Pedagogia e Educação
sofia.anes@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136533741043712