Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Mónia Carla Mota
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13036
Resumo: Este relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Curso de 2º ciclo em Ensino do Português no 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básicos e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Com este relatório pretendo descrever a experiência de ensino do Espanhol, como língua estrangeira e nível de iniciação, a alunos de um Curso de Educação e Formação “Empregado de Mesa”, no Agrupamento de Escolas João da Rosa, em Olhão durante o ano letivo 2013/2014. Os cursos de Educação e Formação constituem uma modalidade de formação que deve preparar os formandos para a vida ativa e detêm características específicas sobre as quais refletirei ao longo do presente relatório. A lecionação do Espanhol na turma alvo deste relatório teve por base os programas da disciplina, a especificidade do curso e o facto do Agrupamento ter constituído em 2009 um Território Educativo de Intervenção Prioritária. Tendo em conta o processo de ensino-aprendizagem, os diversos intervenientes e a minha prática letiva como docente, este relatório assume um caráter reflexivo e um instrumento de autoavaliação, com vista a uma melhoria do meu desempenho profissional; Abstract: Report on the curricular unit of Supervised Teaching Practice Resumen Report on a curricular unit of practical supervised teaching This report concerns the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the 2nd Cycle Degree on Portuguese and Spanish Teaching, , 3rd cycle of Basic and Secondary Education, with the supervision of Professor Paulo Jaime Lampreia Costa. This report describes a Spanish Teaching experience, as a foreign language for beginners, to pupils of an Education and Formation Course on «Table Waiting», at school João da Rosa, in Olhão, during the school year of 2013/2014. The Education and Formation Courses aim at preparing learners for real life and have special characteristics upon which I shall reflect throughout this report. Teaching Spanish to the Class on which this report focuses, was an experience based on the subject syllabus, the specific characteristics of the course and the fact that my school is, since 2009 a TEIP School ( a school located on an educational site of high-priority intervention). Basing on the teaching-learning process, on the several participants in this process and on my own teaching practice, this report intends to be a reflexive document, as well as a self-evaluation instrument, which aims at an improvement of my professional performance.
id RCAP_5a92a2ba40abd3a9f841e51e62a44b64
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionadaEnsino de uma língua estrangeiraPrática lectivaReflexãoAptidões e desempenhos docentesSecond language teachingTeaching practiceeflectionSkills and teaching performanceEste relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Curso de 2º ciclo em Ensino do Português no 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básicos e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Com este relatório pretendo descrever a experiência de ensino do Espanhol, como língua estrangeira e nível de iniciação, a alunos de um Curso de Educação e Formação “Empregado de Mesa”, no Agrupamento de Escolas João da Rosa, em Olhão durante o ano letivo 2013/2014. Os cursos de Educação e Formação constituem uma modalidade de formação que deve preparar os formandos para a vida ativa e detêm características específicas sobre as quais refletirei ao longo do presente relatório. A lecionação do Espanhol na turma alvo deste relatório teve por base os programas da disciplina, a especificidade do curso e o facto do Agrupamento ter constituído em 2009 um Território Educativo de Intervenção Prioritária. Tendo em conta o processo de ensino-aprendizagem, os diversos intervenientes e a minha prática letiva como docente, este relatório assume um caráter reflexivo e um instrumento de autoavaliação, com vista a uma melhoria do meu desempenho profissional; Abstract: Report on the curricular unit of Supervised Teaching Practice Resumen Report on a curricular unit of practical supervised teaching This report concerns the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the 2nd Cycle Degree on Portuguese and Spanish Teaching, , 3rd cycle of Basic and Secondary Education, with the supervision of Professor Paulo Jaime Lampreia Costa. This report describes a Spanish Teaching experience, as a foreign language for beginners, to pupils of an Education and Formation Course on «Table Waiting», at school João da Rosa, in Olhão, during the school year of 2013/2014. The Education and Formation Courses aim at preparing learners for real life and have special characteristics upon which I shall reflect throughout this report. Teaching Spanish to the Class on which this report focuses, was an experience based on the subject syllabus, the specific characteristics of the course and the fact that my school is, since 2009 a TEIP School ( a school located on an educational site of high-priority intervention). Basing on the teaching-learning process, on the several participants in this process and on my own teaching practice, this report intends to be a reflexive document, as well as a self-evaluation instrument, which aims at an improvement of my professional performance.Universidade de Évora2015-02-26T14:25:24Z2015-02-262014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13036http://hdl.handle.net/10174/13036TID:201233045porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomoniamesquita@gmail.com672Mesquita, Mónia Carla Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:01.633435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
Mesquita, Mónia Carla Mota
Ensino de uma língua estrangeira
Prática lectiva
Reflexão
Aptidões e desempenhos docentes
Second language teaching
Teaching practice
eflection
Skills and teaching performance
title_short Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_full Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
author Mesquita, Mónia Carla Mota
author_facet Mesquita, Mónia Carla Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Mónia Carla Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de uma língua estrangeira
Prática lectiva
Reflexão
Aptidões e desempenhos docentes
Second language teaching
Teaching practice
eflection
Skills and teaching performance
topic Ensino de uma língua estrangeira
Prática lectiva
Reflexão
Aptidões e desempenhos docentes
Second language teaching
Teaching practice
eflection
Skills and teaching performance
description Este relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Curso de 2º ciclo em Ensino do Português no 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básicos e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Jaime Lampreia Costa. Com este relatório pretendo descrever a experiência de ensino do Espanhol, como língua estrangeira e nível de iniciação, a alunos de um Curso de Educação e Formação “Empregado de Mesa”, no Agrupamento de Escolas João da Rosa, em Olhão durante o ano letivo 2013/2014. Os cursos de Educação e Formação constituem uma modalidade de formação que deve preparar os formandos para a vida ativa e detêm características específicas sobre as quais refletirei ao longo do presente relatório. A lecionação do Espanhol na turma alvo deste relatório teve por base os programas da disciplina, a especificidade do curso e o facto do Agrupamento ter constituído em 2009 um Território Educativo de Intervenção Prioritária. Tendo em conta o processo de ensino-aprendizagem, os diversos intervenientes e a minha prática letiva como docente, este relatório assume um caráter reflexivo e um instrumento de autoavaliação, com vista a uma melhoria do meu desempenho profissional; Abstract: Report on the curricular unit of Supervised Teaching Practice Resumen Report on a curricular unit of practical supervised teaching This report concerns the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the 2nd Cycle Degree on Portuguese and Spanish Teaching, , 3rd cycle of Basic and Secondary Education, with the supervision of Professor Paulo Jaime Lampreia Costa. This report describes a Spanish Teaching experience, as a foreign language for beginners, to pupils of an Education and Formation Course on «Table Waiting», at school João da Rosa, in Olhão, during the school year of 2013/2014. The Education and Formation Courses aim at preparing learners for real life and have special characteristics upon which I shall reflect throughout this report. Teaching Spanish to the Class on which this report focuses, was an experience based on the subject syllabus, the specific characteristics of the course and the fact that my school is, since 2009 a TEIP School ( a school located on an educational site of high-priority intervention). Basing on the teaching-learning process, on the several participants in this process and on my own teaching practice, this report intends to be a reflexive document, as well as a self-evaluation instrument, which aims at an improvement of my professional performance.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-26T14:25:24Z
2015-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13036
http://hdl.handle.net/10174/13036
TID:201233045
url http://hdl.handle.net/10174/13036
identifier_str_mv TID:201233045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
moniamesquita@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136545344585728