À procura da pedagogia participativa : um estudo de caso avaliativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24522 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
id |
RCAP_51a9f0e8d2e3cf16373b0a7e9a57912b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24522 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À procura da pedagogia participativa : um estudo de caso avaliativo372.3371.13Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)Este estudo de natureza qualitativa, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação de Infância – Supervisão e Pedagogia da Infância, procurou uma compreensão aprofundada e detalhada acerca da qualidade da interacção adulto-criança, de um pequeno grupo de educadoras, visando o levantamento de directrizes para, através da criação de processos de formação em contexto, ser possível a sua reflexão e conscientização, com vista à sua modificação e, assim, melhorar a educação das crianças. Esta finalidade materializou-se, por um lado, na identificação, análise e apresentação de referenciais teóricos e empíricos e, por outro, no desenvolvimento de um estudo de caso no âmbito de uma investigação-acção. O desígnio para este estudo partiu da preocupação da investigadora, enquanto directora pedagógica, em apoiar a transformação praxiológica das salas de educação de infância à sua responsabilidade, só possível através de processos de formação em contexto, via privilegiada para a procura da pedagogia participativa. Em linhas gerais, esta pesquisa permitiu avaliar a qualidade das interacções adultocriança, do estabelecimento de pré-escolar em estudo, e traçar o perfil de mediação de cada educadora de infância participante, visando compreender os processos inerentes à transformação dessa qualidade, em direcção a níveis que respeitem mais os direitos irredutíveis das crianças e profissionais. Os resultados obtidos demonstram a absoluta necessidade de repensar concepções e acções, rever quadros teóricos e refletir nas práticas quotidianas, enquanto profissionais da educação de infância, constituindo-se as linhas orientadoras para uma jornada de formação. Desta forma, esta investigação situou-se no domínio da Pedagogia da Infância em cruzamento com o domínio da Formação de Professores, especificamente da formação em contexto de educadoras, com vista à reconstrução da qualidade da educação de infância, nomeadamente a transformação da praxis pedagógica ao nível das interacções e, consequentemente, a transformação da qualidade das mesmas.This qualitative study searched for a thorough understanding about the quality of adultchild interactions of a small group of educators, aimed at collective reflection within a context based staff development process, that would contribute to a transformational process. This purpose materialized, on the one hand, by the identification, analysis and presentation of theoretical and empirical referential, and on the other hand, the development of a case study as part of an action research. The intent for this study came from the researcher’s concern, as educational director, to support the praxeological transformation of childhood education activity rooms. In general, this study allowed evaluating the quality of adult-child interactions, the establishment of a mediation profile of each participant teacher. The results demonstrate the absolute necessity to rethink conceptions and actions, reviewing theoretical frameworks and reflect on everyday practices. Thus, this research was situated in the crossroads of childhood pedagogy and staff development and gave evidence the slow but possible and important gains at the level of adults pedagogical mediation.Formosinho, JúliaUniversidade do MinhoCastro, Ana Sofia de Freitas Teixeira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:11.031046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À procura da pedagogia participativa : um estudo de caso avaliativo |
title |
À procura da pedagogia participativa : um estudo de caso avaliativo |
spellingShingle |
À procura da pedagogia participativa : um estudo de caso avaliativo Castro, Ana Sofia de Freitas Teixeira 372.3 371.13 |
title_short |
À procura da pedagogia participativa : um estudo de caso avaliativo |
title_full |
À procura da pedagogia participativa : um estudo de caso avaliativo |
title_fullStr |
À procura da pedagogia participativa : um estudo de caso avaliativo |
title_full_unstemmed |
À procura da pedagogia participativa : um estudo de caso avaliativo |
title_sort |
À procura da pedagogia participativa : um estudo de caso avaliativo |
author |
Castro, Ana Sofia de Freitas Teixeira |
author_facet |
Castro, Ana Sofia de Freitas Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Formosinho, Júlia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Ana Sofia de Freitas Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
372.3 371.13 |
topic |
372.3 371.13 |
description |
Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/24522 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/24522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132790531293184 |