Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Ana Lia de Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19644
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
id RCAP_85a29513afda4e1af6809de197559f16
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos371.214372.3372.4Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)O presente trabalho de investigação intitula-se “Articulação Curricular entre a Educação Préescolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos”, e incide na articulação curricular entre estes dois níveis educativos. No decurso da investigação, começamos por deslindar conceitos e dispositivos legais subjacentes a este processo, reservando um olhar atento sobre as práticas e processos, de forma a apurar as possibilidades e as dificuldades implícitas ao desenvolvimento do mesmo. Trata-se de uma temática atual e pertinente, uma vez que tem vindo a ganhar cada vez maior lugar no debate curricular dos últimos anos. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, estruturado e concretizado com base numa abordagem metodológica de tipo misto – quantitativo e qualitativo – e desenvolvido num agrupamento de escolas e num colégio da mesma área geográfica, na cidade do Porto. A amostra representativa da população em estudo foi constituída por 27 educadores/ professores do 1.º ciclo do Ensino Básico que exerceram funções nas referidas escolas, no ano letivo de 2010/2011. Para a recolha dos dados, aplicámos um questionário a todos os elementos da população e realizámos entrevistas, a 7 educadores/professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, representando estes 25% da amostra. Os dados obtidos pela aplicação do questionário foram tratados estatisticamente, através do programa SPSS. Os dados recolhidos pelas entrevistas e nas respostas às questões abertas do questionário foram sujeitos a uma análise de conteúdo. Importa desde já referir que não temos qualquer veleidade de generalizar os resultados obtidos, procurando essencialmente conhecer o contexto onde o estudo foi realizado. De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que os professores consideram a articulação curricular muito importante, uma vez que é fundamental para o sucesso dos alunos, embora a encarem, simultaneamente, como um processo complexo que se coloca pouco em prática, tendo os educadores/professores facilidade em identificar fatores que favorecem ou dificultam esta prática. Face a estes resultados podemos afirmar que a articulação curricular entre estes dois níveis educativos é um processo que se encontra ainda numa fase incipiente, uma vez que as práticas que decorrem nas escolas em estudo são pouco significativas, circunscrevendo-se, quase exclusivamente, à realização de reuniões de troca de informações sobre os alunos e à realização de uma ou outra atividade que envolve os alunos destes dois níveis.The present investigation work entitled “Curricular Articulation between Pre-School Education and Primary School: possibilities and constraints”, focus in the curricular articulation between these two educational levels. On the course of the investigation, we started by unveiling concepts and legal mechanisms inherent to this process, in order to acknowledge the possibilities and difficulties implied to the processes’ development. It’s a relevant issue since it has been gaining, over the years, more importance in the curricular debate. It’s an exploratory study, structured and accomplished on the basis of a methodological approach of the mixed kind – quantitative and qualitative – developed in a group of schools and one college of the same geographical area, in the city of Porto. The representative sample of the population inquired consists on 27 pre-school teachers/primary school teachers that had been working on those schools in 2010/2011 academic year. For the data compilation, we used a survey that was given to all the elements of the population, and we conducted interviews to 7 pre-school teachers/primary school teachers, which represents 25% of the sample. The data obtained from the survey was statistically arranged using the SPSS software. The data provided by the interviews and the answers obtained from the open questions of the survey, were submitted to a content analysis. It’s important to state that we do not intend to simplify the results. Instead, our main concern is to have a better knowledge of the study’s context. According to the results, we may conclude that the teachers consider the Curricular Articulation of extreme importance, for it is essential to the student’s success. Although they regard it, simultaneously, as a complex process that is not often used, as it should be. Also the pre-school teachers/primary school teachers find it easy to identify causes that lead to this difficulty of putting this process into practice. In face of these results, we can assume that the Curricular Articulation between these two educational levels, it’s a process that is still in a preliminary phase, since the methods used in the examined schools are not significant enough. We can resume them, almost exclusively, to spontaneous meetings regarding information exchange about students, and one or another activity that involves students of the two educational levels.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoFigueira, Ana Lia de Sousa20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/19644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:57:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:57:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos
title Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos
spellingShingle Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos
Figueira, Ana Lia de Sousa
371.214
372.3
372.4
title_short Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos
title_full Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos
title_fullStr Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos
title_full_unstemmed Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos
title_sort Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos
author Figueira, Ana Lia de Sousa
author_facet Figueira, Ana Lia de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, José Carlos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Ana Lia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv 371.214
372.3
372.4
topic 371.214
372.3
372.4
description Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19644
url http://hdl.handle.net/1822/19644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544470882680832