Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19644 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
id |
RCAP_85a29513afda4e1af6809de197559f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19644 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos371.214372.3372.4Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)O presente trabalho de investigação intitula-se “Articulação Curricular entre a Educação Préescolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos”, e incide na articulação curricular entre estes dois níveis educativos. No decurso da investigação, começamos por deslindar conceitos e dispositivos legais subjacentes a este processo, reservando um olhar atento sobre as práticas e processos, de forma a apurar as possibilidades e as dificuldades implícitas ao desenvolvimento do mesmo. Trata-se de uma temática atual e pertinente, uma vez que tem vindo a ganhar cada vez maior lugar no debate curricular dos últimos anos. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, estruturado e concretizado com base numa abordagem metodológica de tipo misto – quantitativo e qualitativo – e desenvolvido num agrupamento de escolas e num colégio da mesma área geográfica, na cidade do Porto. A amostra representativa da população em estudo foi constituída por 27 educadores/ professores do 1.º ciclo do Ensino Básico que exerceram funções nas referidas escolas, no ano letivo de 2010/2011. Para a recolha dos dados, aplicámos um questionário a todos os elementos da população e realizámos entrevistas, a 7 educadores/professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, representando estes 25% da amostra. Os dados obtidos pela aplicação do questionário foram tratados estatisticamente, através do programa SPSS. Os dados recolhidos pelas entrevistas e nas respostas às questões abertas do questionário foram sujeitos a uma análise de conteúdo. Importa desde já referir que não temos qualquer veleidade de generalizar os resultados obtidos, procurando essencialmente conhecer o contexto onde o estudo foi realizado. De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que os professores consideram a articulação curricular muito importante, uma vez que é fundamental para o sucesso dos alunos, embora a encarem, simultaneamente, como um processo complexo que se coloca pouco em prática, tendo os educadores/professores facilidade em identificar fatores que favorecem ou dificultam esta prática. Face a estes resultados podemos afirmar que a articulação curricular entre estes dois níveis educativos é um processo que se encontra ainda numa fase incipiente, uma vez que as práticas que decorrem nas escolas em estudo são pouco significativas, circunscrevendo-se, quase exclusivamente, à realização de reuniões de troca de informações sobre os alunos e à realização de uma ou outra atividade que envolve os alunos destes dois níveis.The present investigation work entitled “Curricular Articulation between Pre-School Education and Primary School: possibilities and constraints”, focus in the curricular articulation between these two educational levels. On the course of the investigation, we started by unveiling concepts and legal mechanisms inherent to this process, in order to acknowledge the possibilities and difficulties implied to the processes’ development. It’s a relevant issue since it has been gaining, over the years, more importance in the curricular debate. It’s an exploratory study, structured and accomplished on the basis of a methodological approach of the mixed kind – quantitative and qualitative – developed in a group of schools and one college of the same geographical area, in the city of Porto. The representative sample of the population inquired consists on 27 pre-school teachers/primary school teachers that had been working on those schools in 2010/2011 academic year. For the data compilation, we used a survey that was given to all the elements of the population, and we conducted interviews to 7 pre-school teachers/primary school teachers, which represents 25% of the sample. The data obtained from the survey was statistically arranged using the SPSS software. The data provided by the interviews and the answers obtained from the open questions of the survey, were submitted to a content analysis. It’s important to state that we do not intend to simplify the results. Instead, our main concern is to have a better knowledge of the study’s context. According to the results, we may conclude that the teachers consider the Curricular Articulation of extreme importance, for it is essential to the student’s success. Although they regard it, simultaneously, as a complex process that is not often used, as it should be. Also the pre-school teachers/primary school teachers find it easy to identify causes that lead to this difficulty of putting this process into practice. In face of these results, we can assume that the Curricular Articulation between these two educational levels, it’s a process that is still in a preliminary phase, since the methods used in the examined schools are not significant enough. We can resume them, almost exclusively, to spontaneous meetings regarding information exchange about students, and one or another activity that involves students of the two educational levels.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoFigueira, Ana Lia de Sousa20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/19644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:57:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:57:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos |
title |
Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos |
spellingShingle |
Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos Figueira, Ana Lia de Sousa 371.214 372.3 372.4 |
title_short |
Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos |
title_full |
Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos |
title_fullStr |
Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos |
title_full_unstemmed |
Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos |
title_sort |
Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades e constrangimentos |
author |
Figueira, Ana Lia de Sousa |
author_facet |
Figueira, Ana Lia de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, José Carlos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, Ana Lia de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371.214 372.3 372.4 |
topic |
371.214 372.3 372.4 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19644 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544470882680832 |