Bullying e burnout: Estudo com enfermeiros gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Gildo Leandro Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43413
Resumo: Ao trabalho têm sido associados riscos físicos e psicológicos (OIT, 2021). Este constitui um dos principais fatores de degradação da saúde, incluindo a saúde mental (Areosa & Queirós, 2020). Salientam-se, neste contexto, os fenómenos do bullying e da síndrome de burnout (Bakhamis et al., 2019). A conjuntura laboral, na área da saúde, é propensa ao seu desenvolvimento (Faria et al., 2019; DGS, 2020). A evidência científica tem revelado que são uma realidade vivenciada pelos enfermeiros, com consequências negativas para a saúde mental destes profissionais e, consequentemente, para qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem (Xian et al., 2019; Karatuna, 2020). Além disso, a pandemia por COVID-19 provocou alterações no universo laboral dos enfermeiros. Integrada no Health Work Project International, da Escola Superior de Enfermagem do Porto/Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, esta pesquisa teve como objetivos identificar a prevalência de bullying nos Enfermeiros gestores e os tipos de comportamentos mais frequentes; identificar os níveis de burnout nos Enfermeiros gestores; analisar a relação entre bullying e burnout em função das variáveis sociodemográficas e profissionais e, analisar a relação entre bullying e burnout. Trata-se de uma investigação quantitativa, do tipo descritivo, correlacional e transversal. Aplicou-se por intermédio do Google Forms e com recurso a uma amostra de conveniência um questionário para caracterização sociodemográfica e profissional; o Negative Acts Questionaire Revised- NAQ-R (Einarsen & Hoel, 2001; Borges & Ferreira, 2015) e o Burnout Assessment Tool- BAT (Schaufeliet al., 2020). Participaram de forma anónima e voluntária 63 Enfermeiros gestores de um Centro Hospitalar, do Norte de Portugal, destes 43% mulheres, 51% casados, 55% com filhos e tendo por média de idades 51,9 anos. Encontrou-se uma prevalência de bullyingde 28,6% no critério 1 do NAQ-R, de 11,1% no Critério 2 e, de 7,9% no Critério 3. Sendo os comportamentos de bullying mais frequentes os da Exclusão. Constatou-se que os Enfermeiros gestores mais novos, com menos tempo de experiência profissional e no cargo atual, com horário de trabalho rotativo e que pertenciam no que se refere, ao local de trabalho (Departamento) à categoria Outros evidenciaram níveis superiores de Subvalorização do trabalho. Observaram-se níveis moderados de burnout nos Enfermeiros gestores, com destaque para a Exaustão; as mulheres apresentaram média mais elevada de Angústia psicológica; os enfermeiros mais velhos e com horário rotativo níveis mais elevados de Exaustão e, os enfermeiros com menos tempo de experiência profissional scores mais altos de Exaustão, Incapacidade controlo cognitivo e Angústia psicológica. A existência de uma correlação significativa e positiva entre todas as subescalas do NAQ-R e do BAT ficou evidenciada. Os resultados confirmam que o bullying e a síndrome de burnout são uma realidade nos enfermeiros gestores. Estratégias que visem a sua prevenção são uma necessidade urgente. Sugere-se assim o investimento em políticas na área da saúde ocupacional, nomeadamente, o investimento na formação e consciencialização dos Enfermeiros gestores relativamente aos riscos psicossociais, nas condições de trabalho, na promoção de ambientes organizacionais positivos e, por último, no apoio às vítimas.
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Integrada no Health Work Project International, da Escola Superior de Enfermagem do Porto/Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, esta pesquisa teve como objetivos identificar a prevalência de bullying nos Enfermeiros gestores e os tipos de comportamentos mais frequentes; identificar os níveis de burnout nos Enfermeiros gestores; analisar a relação entre bullying e burnout em função das variáveis sociodemográficas e profissionais e, analisar a relação entre bullying e burnout. Trata-se de uma investigação quantitativa, do tipo descritivo, correlacional e transversal. Aplicou-se por intermédio do Google Forms e com recurso a uma amostra de conveniência um questionário para caracterização sociodemográfica e profissional; o Negative Acts Questionaire Revised- NAQ-R (Einarsen & Hoel, 2001; Borges & Ferreira, 2015) e o Burnout Assessment Tool- BAT (Schaufeliet al., 2020). Participaram de forma anónima e voluntária 63 Enfermeiros gestores de um Centro Hospitalar, do Norte de Portugal, destes 43% mulheres, 51% casados, 55% com filhos e tendo por média de idades 51,9 anos. Encontrou-se uma prevalência de bullyingde 28,6% no critério 1 do NAQ-R, de 11,1% no Critério 2 e, de 7,9% no Critério 3. Sendo os comportamentos de bullying mais frequentes os da Exclusão. Constatou-se que os Enfermeiros gestores mais novos, com menos tempo de experiência profissional e no cargo atual, com horário de trabalho rotativo e que pertenciam no que se refere, ao local de trabalho (Departamento) à categoria Outros evidenciaram níveis superiores de Subvalorização do trabalho. 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Sugere-se assim o investimento em políticas na área da saúde ocupacional, nomeadamente, o investimento na formação e consciencialização dos Enfermeiros gestores relativamente aos riscos psicossociais, nas condições de trabalho, na promoção de ambientes organizacionais positivos e, por último, no apoio às vítimas.Physical and psychological risks have been associated with work (ILO, 2021). This constitutes one of the main factors of health degradation, including mental health (Areosa & Queirós, 2020). In this context, the phenomena of bullying and burnout syndrome are highlighted (Bakhamis et al., 2019). The working environment, in the health area, is prone to its development (Faria et al., 2019; DGS, 2020). Scientific evidence has revealed that they are a reality experienced by nurses, with negative consequences for the mental health of these professionals and, consequently, for the quality and safety of nursing care (Xian et al., 2019; Karatuna, 2020). In addition, the COVID-19 pandemic caused changes in the work environment of nurses. As part of the Health Work Project International, of the Escola Superior de Enfermagem do Porto/Research Center for Health Technologies and Services, this research aimed to identify the prevalence of bullying in nurse managers and the most frequent types of behavior; to identify burnout levels in nurse managers; to analyze the relationship between bullying and burnout in terms of sociodemographic and professional variables; and to analyze the relationship between bullying and burnout. This is a quantitative, descriptive, correlational and transversal investigation. A questionnaire for sociodemographic and professional characterization was applied through Google Forms and using a convenience sample; the Negative Acts Questionnaire Revised - NAQ-R (Einarsen & Hoel, 2001; Borges & Ferreira, 2015) and the Burnout Assessment Tool - BAT (Schaufeli et al., 2020). Sixty-three nurses who manage a Hospital Center in the North of Portugal participated anonymously and voluntarily. Of these, 43% were women, 51% were married, 55% had children and an average age of 51.9 years. A bullying prevalence of 28.6% was found for criterion 1 of the NAQ-R, 11.1% for Criterion 2 and 7.9% for Criterion 3. The most frequent bullying behaviors were Exclusion. It was found that the younger manager nurses, with less professional experience and in the current position, with rotating work hours and who belonged concerning the workplace (Department) to the category Others showed higher levels of Undervaluation of work. Moderate levels of burnout were observed in the Manager Nurses, with emphasis on Exhaustion; women had a higher mean of psychological distress; older nurses with rotating hours had higher levels of Exhaustion, and nurses with less professional experience had higher scores of Exhaustion, Cognitive Control Inability and Psychological Distress. A significant and positive correlation existed between all the subscales of the NAQ-R and the BAT. The results thus confirm that bullying and burnout syndrome are a reality in nurse managers. Strategies aimed at its prevention are an urgent need. It is therefore suggested to invest in policies in the area of occupational health, namely, investment in the training and awareness of nurse managers regarding psychosocial risks, working conditions, the promotion of positive organizational environments and, finally, support for victimsBorges, ElisabeteRepositório ComumCastro, Gildo Leandro Sousa2024-01-30T01:30:31Z2022-112022-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43413TID:203194969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-01T10:52:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:01.084718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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