A estratégia de comunicação na construção de uma marca de moda: estudo de caso - projeto para a marca NOBRAND
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29490 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
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A estratégia de comunicação na construção de uma marca de moda: estudo de caso - projeto para a marca NOBRANDMarca de modaComunicaçãoImagemPlano de comunicaçãoNOBRANDFashion brandCommunicationImageCommunication plan687:658.8658.8:687Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaAlguns dos aspetos mais importantes sobre a comunicação de uma marca estão geralmente relacionados com a sua imagem. Tudo o que faz parte de uma marca, todos os seus componentes, podem dizer muito sobre esta em termos de reputação e imagem. Segundo alguns autores, citados neste trabalho, afirmam que, pelo menos desde o início do séc. XIX, as marcas e a publicidade têm evoluído juntas e em consonância com a sociedade de consumo. O presente trabalho refere a importância da comunicação na construção de uma Marca de Moda. Uma marca deve ser comunicativa, atraente para os seus consumidores e deve estar em constante atualização, e tudo isto se inicia através da forma como a estratégia da marca é construída ou planeada. Com intuito de entender melhor como funciona uma marca de moda e quais as normas que regem a comunicação da mesma, desenvolveu-se um estudo sobre a marca de calçado NOBRAND. Para sustentar teoricamente todo este trabalho, debruçamo-nos sobre uma revisão bibliográfica completada com a observação directa à marca. Esta observação, possibilitou colaborar em diversos trabalhos dentro da empresa que resultaram na elaboração de um novo plano de comunicação. Foram também analisadas outras marcas de moda ao nível da comunicação. No final deste trabalho, e depois da análise de um mercado do interesse da marca, desenvolveu-se um manual da marca, como complemento ao plano de comunicação.Some of the most important aspects of communicating a brand are usually related to its image. Everything that is part of a brand, all its components, can tell us a lot about its reputation and its image. According to some authors, quoted on this study, they claim that, at least since the beginning of the XIX century, brands and advertising have evolved together and in consonance with the consumer society. This study refers to the importance of communication in building a fashion brand. A brand should be communicative, attractive to its consumers and must be constantly updated and all this begins when the brand strategy is built or planned. In order to understand better how a fashion brand works and the rules that direct its communication, we developed a study on the footwear brand NOBRAND. In theory, this work was supported by a fully bibliographic revision completed by direct observation on the brand. This observation enabled to collaborate on several jobs within the company, which resulted in the drafting of a new communications plan. Other fashion brands were also analysed on a communication level. At the end of this work, and after analysing a market on the brand’s interest, a brand manual was developed as a complement of its communication plan.Providência, BGuedes, Maria da GraçaUniversidade do MinhoOliveira, Inês Cerqueira Mendes de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29490por201193930info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:56.668900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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