A gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras - diagnóstico em uma Instituição Federal de Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Vilson Rafael
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17703
Resumo: A Gestão do Conhecimento (GC) é o conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, o armazenamento, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. O conceito de GC insere-se no espectro de criação e organização de políticas e ferramentas gerenciais com vistas a uma melhor compreensão dos processos organizacionais desde a geração até o compartilhamento e aplicação de conhecimentos estratégicos, tanto para a organização quanto para os stakeholders1. O seu estudo está compreendido no nível estratégico das organizações. É um recurso estratégico relativamente novo que organizações em todo o mundo têm utilizado para gerenciar, por meio do uso da inteligência e da aprendizagem dos colaboradores, os processos de negócio e com isso gerar vantagem competitiva aos negócios. Nos últimos anos, cada vez mais as organizações públicas e privadas têm se voltado para o estudo do tema. Nesse sentido, questiona-se: como as organizações públicas brasileiras têm percebido esse recurso estratégico? como o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), organização pública da Administração Indireta brasileira, o têm utilizado? ou ainda, mais especificamente, como o Departamento de Apoio ao Ensino de uma das unidades do IFRO têm lidado com a questão no sentido de apoiar a criação, registo, transferência e a aplicação do conhecimento produzido pelos seus colaboradores? Esta investigação desenvolve-se no objetivo principal de conhecer o processo de GC no Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE) do Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná, e de modo mais específico compreender como o DAPE realiza a gestão do conhecimento naturalmente criado no desenvolvimento das suas atividades cotidianas. Nesta investigação, inicialmente realiza-se um estudo bibliográfico por meio de Revisão Integrativa da literatura e, num segundo momento, realiza-se um trabalho empírico valendo-se do método indutivo e lançando mão da abordagem qualitativa por meio do estudo de caso como método de estudo e utilizando-se entrevista semiestruturada para a coletas dos dados. Os resultados permitem perceber que o Departamento ora investigado realiza alguns tipos de práticas de gestão conhecimento. Entretanto, essas práticas são aleatórias, alternadas no tempo e não intencionais. No dia a dia, no desenvolvimento de suas funções, os colaboradores terminam por criar algum conhecimento inerentes às atividades do Departamento. Realizam, às vezes por meio de documentos digitais avulsos outras vezes por meio de sistemas da Instituição, alguns registos do conhecimento criado e adquirido por eles. Por meio de planilhas e outras ferramentas online realizam a partilha do conhecimento que produzem. A chefia do Departamento procura dar o suporte necessário para que os colaboradores desenvolvam suas atividades, mas não há ações intencionais por parte desta para gestão do conhecimento criado. O que fica também evidente é que esse recurso estratégico não é conhecido pelos integrantes do Departamento e, talvez por isso, não seja tão aproveitado pelos envolvidos. Nessa linha, alguns entrevistados disseram, por iniciativa própria, estarem interessados em conhecer mais sobre o tema. Finalmente, argumenta-se que em função das contribuições trazidas por este estudo acredita-se que os resultados encontrados possivelmente serão muitíssimos úteis a gestores de organizações, principalmente de organizações públicas no país, em especial para compreender que o desenvolvimento de atividades comuns de trabalho pode gerar matéria prima valiosíssima para implementação de modelos ou práticas de GC com foco nos princípios da eficiência da Administração Pública. Ainda, para finalizar, esclarece-se que restou evidente que a grande maioria das organizações públicas no Brasil ainda não possuem modelos ou práticas de GC instituídas. Estas desenvolvem pequenas ações relacionadas a GC, porém não se têm, na maioria das vezes, consciência do valor competitivo dessas ações.
id RCAP_51c6c7d5d57976353b7a58ee08420348
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras - diagnóstico em uma Instituição Federal de EnsinoGestão do conhecimentoOrganizações públicasPráticas aleatóriasPráticas de GCValor competitivoKnowledge managementPublic organizationsKM practicesRandom practicesCompetitive valueGestãoA Gestão do Conhecimento (GC) é o conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, o armazenamento, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. O conceito de GC insere-se no espectro de criação e organização de políticas e ferramentas gerenciais com vistas a uma melhor compreensão dos processos organizacionais desde a geração até o compartilhamento e aplicação de conhecimentos estratégicos, tanto para a organização quanto para os stakeholders1. O seu estudo está compreendido no nível estratégico das organizações. É um recurso estratégico relativamente novo que organizações em todo o mundo têm utilizado para gerenciar, por meio do uso da inteligência e da aprendizagem dos colaboradores, os processos de negócio e com isso gerar vantagem competitiva aos negócios. Nos últimos anos, cada vez mais as organizações públicas e privadas têm se voltado para o estudo do tema. Nesse sentido, questiona-se: como as organizações públicas brasileiras têm percebido esse recurso estratégico? como o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), organização pública da Administração Indireta brasileira, o têm utilizado? ou ainda, mais especificamente, como o Departamento de Apoio ao Ensino de uma das unidades do IFRO têm lidado com a questão no sentido de apoiar a criação, registo, transferência e a aplicação do conhecimento produzido pelos seus colaboradores? Esta investigação desenvolve-se no objetivo principal de conhecer o processo de GC no Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE) do Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná, e de modo mais específico compreender como o DAPE realiza a gestão do conhecimento naturalmente criado no desenvolvimento das suas atividades cotidianas. Nesta investigação, inicialmente realiza-se um estudo bibliográfico por meio de Revisão Integrativa da literatura e, num segundo momento, realiza-se um trabalho empírico valendo-se do método indutivo e lançando mão da abordagem qualitativa por meio do estudo de caso como método de estudo e utilizando-se entrevista semiestruturada para a coletas dos dados. Os resultados permitem perceber que o Departamento ora investigado realiza alguns tipos de práticas de gestão conhecimento. Entretanto, essas práticas são aleatórias, alternadas no tempo e não intencionais. No dia a dia, no desenvolvimento de suas funções, os colaboradores terminam por criar algum conhecimento inerentes às atividades do Departamento. Realizam, às vezes por meio de documentos digitais avulsos outras vezes por meio de sistemas da Instituição, alguns registos do conhecimento criado e adquirido por eles. Por meio de planilhas e outras ferramentas online realizam a partilha do conhecimento que produzem. A chefia do Departamento procura dar o suporte necessário para que os colaboradores desenvolvam suas atividades, mas não há ações intencionais por parte desta para gestão do conhecimento criado. O que fica também evidente é que esse recurso estratégico não é conhecido pelos integrantes do Departamento e, talvez por isso, não seja tão aproveitado pelos envolvidos. Nessa linha, alguns entrevistados disseram, por iniciativa própria, estarem interessados em conhecer mais sobre o tema. Finalmente, argumenta-se que em função das contribuições trazidas por este estudo acredita-se que os resultados encontrados possivelmente serão muitíssimos úteis a gestores de organizações, principalmente de organizações públicas no país, em especial para compreender que o desenvolvimento de atividades comuns de trabalho pode gerar matéria prima valiosíssima para implementação de modelos ou práticas de GC com foco nos princípios da eficiência da Administração Pública. Ainda, para finalizar, esclarece-se que restou evidente que a grande maioria das organizações públicas no Brasil ainda não possuem modelos ou práticas de GC instituídas. Estas desenvolvem pequenas ações relacionadas a GC, porém não se têm, na maioria das vezes, consciência do valor competitivo dessas ações.The Knowledge Management (KM) is the set of technologies and processes whose objective is to support the creation, storage, transfer, and application of knowledge in organizations. The concept of KM is part of the spectrum of creation and organization of policies and management tools with a view to a better understanding of organizational processes from generation to the sharing and application of strategic knowledge, both for the organization and for the stakeholders. Its study is understood at the strategic level of organizations. It is a relatively new strategic resource that organizations around the world have used to manage, using employee intelligence and learning, business processes and thereby generate competitive advantage for businesses. In recent years, more and more public and private organizations have turned to the study of the theme. In this sense, the question is: how have Brazilian public organizations perceived this strategic resource? How has the Federal Institute of Rondônia (IFRO), a public organization of the Brazilian Indirect Administration, used it? Or more specifically, how has the Education Support Department of one of the IFRO units dealt with the issue in order to support the creation, registration, transfer and application of the knowledge produced by its employees? This investigation develops in the main objective of knowing the KM process in the Department of Support to Teaching (DAPE) of the Federal Institute of Rondônia - Campus Ji-Paraná, and more specifically to understand how DAPE performs the management of knowledge naturally created in the development of their daily activities. In this investigation, initially a bibliographic study is carried out by means of a systematic literature review and, in a second moment, an empirical work is carried out using the deductive method and using the qualitative approach through the case study as methodology and using semi-structured interviews for data collection. The results show that the Department investigated now carries out some types of knowledge management practices. However, these practices are random, alternating in time and unintended. Daily, in the development of their functions, employees end up creating some knowledge inherent to the Department's activities. They perform, sometimes by means of separate digital documents and sometimes by means of the Institution's systems, some records of the knowledge created and acquired by the collaborators. Through spreadsheets and other online tools, they share the knowledge they produce. The head of the Department seeks to provide the necessary support for employees to develop their activities, but there are no intentional actions by the latter to manage the knowledge created. What is also evident is that this strategic resource is not known by the members of the Department and, perhaps because of that, it is not used as much by those involved. Along these lines, some interviewees said, on their own initiative, that they were interested in knowing more about the topic. Finally, it is argued that due to the contributions brought by this study, it is believed that the results found are likely to be very useful to managers of organizations, especially public organizations in the country, especially to understand that the development of common work activities can generate extremely valuable raw material for implementing KM models or practices with a focus on the principles of efficiency in Public Administration. Finally, it was evident that the vast majority of public organizations in Brazil do not yet have established KM models or practices. They develop small actions related to KM, but most of the time, they are not aware of the competitive value of these actions.Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBatista, Vilson Rafael2021-03-29T09:33:17Z2021-01-292021-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17703TID:202670961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:18.898341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras - diagnóstico em uma Instituição Federal de Ensino
title A gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras - diagnóstico em uma Instituição Federal de Ensino
spellingShingle A gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras - diagnóstico em uma Instituição Federal de Ensino
Batista, Vilson Rafael
Gestão do conhecimento
Organizações públicas
Práticas aleatórias
Práticas de GC
Valor competitivo
Knowledge management
Public organizations
KM practices
Random practices
Competitive value
Gestão
title_short A gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras - diagnóstico em uma Instituição Federal de Ensino
title_full A gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras - diagnóstico em uma Instituição Federal de Ensino
title_fullStr A gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras - diagnóstico em uma Instituição Federal de Ensino
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras - diagnóstico em uma Instituição Federal de Ensino
title_sort A gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras - diagnóstico em uma Instituição Federal de Ensino
author Batista, Vilson Rafael
author_facet Batista, Vilson Rafael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Paula de Fátima Peres Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Vilson Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Organizações públicas
Práticas aleatórias
Práticas de GC
Valor competitivo
Knowledge management
Public organizations
KM practices
Random practices
Competitive value
Gestão
topic Gestão do conhecimento
Organizações públicas
Práticas aleatórias
Práticas de GC
Valor competitivo
Knowledge management
Public organizations
KM practices
Random practices
Competitive value
Gestão
description A Gestão do Conhecimento (GC) é o conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, o armazenamento, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. O conceito de GC insere-se no espectro de criação e organização de políticas e ferramentas gerenciais com vistas a uma melhor compreensão dos processos organizacionais desde a geração até o compartilhamento e aplicação de conhecimentos estratégicos, tanto para a organização quanto para os stakeholders1. O seu estudo está compreendido no nível estratégico das organizações. É um recurso estratégico relativamente novo que organizações em todo o mundo têm utilizado para gerenciar, por meio do uso da inteligência e da aprendizagem dos colaboradores, os processos de negócio e com isso gerar vantagem competitiva aos negócios. Nos últimos anos, cada vez mais as organizações públicas e privadas têm se voltado para o estudo do tema. Nesse sentido, questiona-se: como as organizações públicas brasileiras têm percebido esse recurso estratégico? como o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), organização pública da Administração Indireta brasileira, o têm utilizado? ou ainda, mais especificamente, como o Departamento de Apoio ao Ensino de uma das unidades do IFRO têm lidado com a questão no sentido de apoiar a criação, registo, transferência e a aplicação do conhecimento produzido pelos seus colaboradores? Esta investigação desenvolve-se no objetivo principal de conhecer o processo de GC no Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE) do Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná, e de modo mais específico compreender como o DAPE realiza a gestão do conhecimento naturalmente criado no desenvolvimento das suas atividades cotidianas. Nesta investigação, inicialmente realiza-se um estudo bibliográfico por meio de Revisão Integrativa da literatura e, num segundo momento, realiza-se um trabalho empírico valendo-se do método indutivo e lançando mão da abordagem qualitativa por meio do estudo de caso como método de estudo e utilizando-se entrevista semiestruturada para a coletas dos dados. Os resultados permitem perceber que o Departamento ora investigado realiza alguns tipos de práticas de gestão conhecimento. Entretanto, essas práticas são aleatórias, alternadas no tempo e não intencionais. No dia a dia, no desenvolvimento de suas funções, os colaboradores terminam por criar algum conhecimento inerentes às atividades do Departamento. Realizam, às vezes por meio de documentos digitais avulsos outras vezes por meio de sistemas da Instituição, alguns registos do conhecimento criado e adquirido por eles. Por meio de planilhas e outras ferramentas online realizam a partilha do conhecimento que produzem. A chefia do Departamento procura dar o suporte necessário para que os colaboradores desenvolvam suas atividades, mas não há ações intencionais por parte desta para gestão do conhecimento criado. O que fica também evidente é que esse recurso estratégico não é conhecido pelos integrantes do Departamento e, talvez por isso, não seja tão aproveitado pelos envolvidos. Nessa linha, alguns entrevistados disseram, por iniciativa própria, estarem interessados em conhecer mais sobre o tema. Finalmente, argumenta-se que em função das contribuições trazidas por este estudo acredita-se que os resultados encontrados possivelmente serão muitíssimos úteis a gestores de organizações, principalmente de organizações públicas no país, em especial para compreender que o desenvolvimento de atividades comuns de trabalho pode gerar matéria prima valiosíssima para implementação de modelos ou práticas de GC com foco nos princípios da eficiência da Administração Pública. Ainda, para finalizar, esclarece-se que restou evidente que a grande maioria das organizações públicas no Brasil ainda não possuem modelos ou práticas de GC instituídas. Estas desenvolvem pequenas ações relacionadas a GC, porém não se têm, na maioria das vezes, consciência do valor competitivo dessas ações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29T09:33:17Z
2021-01-29
2021-01-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17703
TID:202670961
url http://hdl.handle.net/10400.22/17703
identifier_str_mv TID:202670961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131463458750464